Como suavizar a migração para carreira de Ciência de Dados

Os quatro principais aspectos envolvidos neste processo

Wilmara Alves
comunidadeds
10 min readNov 11, 2023

--

Neste artigo exploraremos os aspectos-chave para tornar a sua transição de carreira mais suave e bem-sucedida. Mas, antes de falarmos sobre a transição de carreira de fato, precisamos entender o nosso contexto do trabalho vigente, estou falando de ambientes, habilidades, carreiras, recursos materiais, etc. Pois, o mundo vem passando por muitas mudanças dos meios produtivos. A tecnologia é hoje a maior responsável pelas mudanças não só dos meios de produção, mas também dos produtos criados. Isso afeta diretamente as habilidades e competências necessárias para a cadeia de produção envolvida neste processo.

Nesta cadeia, está um profissional que utilizou de meios e recursos disponíveis, que o pudessem conferir habilidades capazes de desempenhar determinadas tarefas pertinentes à profissão em formação. Foi assim que você conseguiu concluir qualquer curso, seja superior, técnico, profissionalizante, dentre outros tipos, que te prepararam para o mercado de trabalho.

Mas, num dado dia, você olhou para sua carreira e se viu insatisfeito e decidiu que quer migrar para área da tecnologia, mas especificamente para área de dados. Sim, você foi capturado por alguma notícia que esta área é basicamente o novo ouro. Cá pra nós, é mesmo, mas aí é outra história. E aí? O que fazer?

No mesmo instante você lembra do tempo que levou para desenvolver-se na atual carreira e começa aquele chamado looping, ou seja, pensamentos sobre o investimento de tempo, dinheiro e mentalidade. Logo, posso te afirmar, baseado somente na minha opinião, você já entrou no processo de transição de carreira. Só que estes pensamentos aleatórios não vão te ajudar em nada. Na verdade te farão perder tempo, uma vez que, as chances de você sair lendo muita coisa, assistir muitas vídeo aulas, participar de eventos ou comprar cursos aleatórios será enorme. Isso vai tornar seu processo lento e doloroso. Meu objetivo aqui é reunir aspectos que te façam encontrar uma forma de levar a sua transição de carreira na área de dados o mais suave possível, desta vez baseado no meu processo.

Aspectos envolvidos na transição de carreira suave na área de dados

O seu momento

Em que momento você está? Há quanto tempo sem estudar? Leitura, há quanto tempo sequer leu algo mais técnico? Como está sua rotina em casa? Todas estas perguntas precisam ser respondidas para que se tenha uma real noção do seu momento. Assim, muitas vezes elas se tornaram a força motivadora. Exemplo disso, é a pergunta mais geral, sobre em qual momento você está. Se a resposta for infeliz, frustrado e cansado, estes já seriam bons motivos para reorganizar sua vida e enxergar a origem desta infelicidade.

Outro ponto é seu ritmo de estudo, pois sabemos que algumas pessoas são tão sugadas no trabalho que não sobra tempo para se melhorar. Inclusive, como anda sua capacidade de assimilar informações através da leitura?

Além destes, entender se suas rotinas de casa são pontos contributivos ou não neste processo de mudança da carreira. Quando temos um lar calmo, onde as pessoas com quem moramos nos apoiam, facilita bastante a jornada.

Considerando todos estes pontos relacionados ao momento, um ponto fundamental no meu processo foi que a insatisfação me fez enxergar a necessidade de aprender algo novo, mesmo que no meu ritmo. Quanto à desenvoltura nos estudos, é preciso começar com o pouco tempo que tiver e manter uma constância semanal. Apenas comece!

Por fim, em relação ao seu ambiente em casa, se este for calmo, ótimo. Se não, converse com as pessoas sobre sua situação e o quanto você precisa de apoio, seja na divisão de tarefas ou mesmo mantendo o ambiente em paz. Se não for o caso, avalie estudar em outros lugares.

O Financeiro

É indiscutível que estudar em plena era tecnológica é muito mais fácil do que há 20, 30 anos atrás. Contudo, com esta infinidade de informações teremos três situações que podem nos atrapalhar. Uma é a quantidade absurda de conteúdo, na grande maioria das vezes espalhados e sem ordem alguma. A segunda situação é a credibilidade destas. Nem tudo que tá na internet vai ser um conteúdo bom para estudar.

A última situação que exponho é o quanto os assuntos na área de TI podem ser extensos, pois a cada dia se fazem novas ferramentas e versões dessas, isso pode ser um tormento para quem está iniciando. Se não direcionado, seu estudo sobre uma linguagem de programação pode se aprofundar demais, tornando-se cansativo e desnecessário. Pois talvez, e isso é quase certo, que se use muito pouco no dia a dia da carreira de dados.

Dito isto, investir em cursos se faz necessário. Mas, quanto você efetivamente pode investir? Cursos mais baratos irão existir, nem sempre tão bons. Digo isso pensando que por vezes a nossa insatisfação com o trabalho atual pode ser também a falta de dinheiro já existente. Uma ótima forma de contornar isso é analisando os itens abaixo relacionados.

  • Busque quais conteúdos são pertinentes a formação de um cientista de dados. Onde encontrar? Ementas dos cursos, apesar de generalista, vai dar um norte dos conteúdos. Descrição de vagas de emprego para Junior, não é a principal forma, mas te ajuda a conhecer as tarefas e com base nisso restringir o mais o conteúdo necessário. Por último, busque um relato profissional, por meio de blog ou vídeos no Youtube, onde o profissional defina quais conteúdos e materiais ele utilizaria se fosse iniciar hoje na ciência de dados.
  • Experimentação. Atualmente, os cursos fazem uma espécie de imersão, geralmente com desafios ou mesmo uma apresentação de como pretende te ajudar na sua jornada. Inclusive, utilizei deste método, pois inicialmente fiz um curso básico de “Introdução à ciência de dados”, nele foi possível analisar se me adaptaria aquele modelo de ensino, a qualidade da plataforma, o suporte ao aluno, entre outros aspectos. Tudo isso permitiu que eu fizesse uma excelente escolha baseada em valor e qualidade do curso.
  • Reputação. Avalie na internet o que as pessoas falam do curso que você escolheu por meio de depoimentos. Não pare por aí, busque alguém que esteja fazendo o curso. Uma boa tentativa é buscar no Linkedin. Por vezes, busquei informações com estudantes do curso que estava analisando buscando.

Na minha experiência este processo durou um ano. Foram 365 dias me organizando financeiramente para ter o valor de ingressar no curso que queria. Isso me proporcionou o ensino com a metodologia que, com certeza, irá me trazer resultados, pois me ensina a resolver problemas, independente das ferramentas. Para além da metodologia de ensino, me proporciona eventos em que posso medir meu conhecimento, assim como suporte a nível de conhecimento — as monitorias e uma comunidade para discussão dos conteúdos. Utilizo todos os recursos disponíveis todas as vezes que preciso.

Entendo que o tema finanças é muito sensível e particular devido às diversas realidades enfrentadas por todos nós. Logo, vou deixar aqui algumas das coisas que fiz ou exemplos que presenciei que poderão ajudar, porém não esqueça que isso poderá não caber na sua realidade e portanto necessitará analisar sua situação.

Antes mesmo de definir quanto seria reservado mensalmente, eu já tinha decidido qual o curso e sendo assim já sabia o valor total a ser investido. Uma das táticas que foi possível fazer à época foi guardar 5% dos meus ganhos mensalmente. Obviamente aconteceram imprevistos ao longo do caminho e teve falhas em alguns meses. A segunda foi economizar nas despesas. Neste caso em específico, consegui mudar o transporte para o trabalho e isso rendeu uma boa economia. Uma terceira alternativa que utilizei foi fazer renda extra, realizei alguns trabalhos extras para conseguir um pouco mais de dinheiro. Por fim, me recordo ainda, que realizei horas extras e trabalhei alguns feriados.

Os motivos da transição

Ter ao certo quais os reais motivos da sua transição é de extrema importância para suavizar este processo. Dentre os motivos que mais impulsionam estão as questões salariais, o tempo de deslocamento, o ambiente de trabalho e a estagnação da carreira.

Encontrar o seu motivo ou os motivos se faz imprescindível neste processo. Por vezes ao longo da jornada haverá cansaço, desmotivação, dificuldades no aprendizado e várias outras condições que vão nos desanimar e , apesar de tudo isso ser normal, lembrar do motivo desta transição vai te fazer se retroalimentar de que isso se faz necessário.

Sempre que tenho momentos de desmotivação, rapidamente me vem os motivos que me levaram a este processo: salário e a possibilidade de trabalho home-office. Isso me dá um combustível para continuar os estudos. Inclusive, liste os seus em algum lugar de fácil acesso, pode ser um papel na parede ou quadro, um lembrete diário no seu celular ou uma imagem mental do seu ideal de carreira.

O ambiente

Identificados todos os outros aspectos que serão necessários para uma transição de carreira suave na ciência de dados é preciso, também, avaliar o seu ambiente de estudos. Somos seres diversos e portanto, possuímos hábitos de estudos diferentes. Há quem goste de estudar ouvindo música, há quem goste do silêncio total, há os que melhor rendem nas manhã, bem como os que rendem a tarde ou à noite, há os que estudam anotando tudo, os que não anotam nada e aqueles que desenham ou pontuam os temas mais importantes. Este pacote de gostos vai definir o nosso ritmo ao longo do processo.

Agenda Google
Agenda Google

Para te auxiliar quanto à organização do seu ambiente ideal de estudos é imprescindível que já tenha percebido seu horário de melhor rendimento. Feito isso, reserve um horário em sua agenda em que diariamente você vá parar o que está fazendo e vá estudar. Isso mesmo! Se for esperar a vontade, a falha vai acontecer, como aconteceu comigo em alguns meses. Quando estava trabalhando e estudando, reservava 2 horas antes de dormir para os estudos. Por outro lado, se seu rendimento for melhor pela manhã, coincidindo com seu trabalho, avalie quantas horas pode destinar ao estudo antes do trabalho. Se nesta condição só conseguir estudar 1 hora, então estude esta quantidade. Com o tempo, seu ritmo vai te permitir aprender muito mais nesta mesma quantidade de tempo.

Google Docs

Após a determinação do horário, vamos aos métodos. Sempre fui uma pessoa preguiçosa para anotar, no entanto, descobri que não sabia fazer as anotações de forma correta. Portanto, ao longo da jornada fui descobrindo que para eu reter informações eu preciso deixar anotado para futuras revisões estas três perguntas: O que é? Como funciona? Quando usar? Faço isso em todos os meus resumos recentes ao final de cada aula. Logo, na hora de revisar sei exatamente o que é importante e que jamais deve esquecer.

RemNote

A revisão era inclusive uma das coisas que sempre negligenciei, inclusive, na vida acadêmica. Daí me deparei com esta dificuldade quando enfrentei aprender algo totalmente novo, a ciência de dados. Para resolver a situação faço uma revisão do ciclo que estou estudando até iniciar uma nova aula. Esta repetição tem me ajudado consideravelmente. Percebo que consigo realizar conexões entre os conteúdos de forma mais rápida. Se seu horário de estudo for muito limitado, faça as revisões em horários distintos, como no caminho para o trabalho, na hora do almoço, etc.

Google Keep

Quanto aos aspectos que envolvem os sons do seu ambiente, hoje em dia coloco um fone de ouvido em qualquer música com instrumental e consigo me concentrar, isso me ajuda a abafar os sons externos. Nada de músicas que fazem você querer cantar ou dançar, pois podem levar seu foco, literalmente, na dança. Lembre-se dos sons da sua mente, sim aquela tarefa que tá poluindo sua mente, tipo “tenho que pagar o boleto hoje”. Para anotar os pensamentos aleatórios na hora do estudo eu anoto eles no mesmo lugar com nome de tarefas mesmo e isso permite retornar aos estudos, uma vez que sei que não irei esquecer o que tenho a fazer, pois está anotado.

Deixo aqui as ferramentas que me ajudam com relação ao meu ambiente de estudo, assim como apresentei imagens de suas logo ao longo deste assunto. Quanto a definição de horários deixo tudo anotado na velha e famosa agenda do Google, assim consigo acessar também pelo celular. Não pense que anoto apenas a hora de estudar, indico exatamente o que vou estudar e ao final, descrevo o que realmente consegui estudar. Por vezes você precisa repetir aquele mesmo conteúdo para praticar exercícios ou mesmo reler o conteúdo.

Para as anotações eu uso um documento do Google, igualmente acessível pelo celular e que fica armazenado no drive, portanto acesso sempre que possível para revisões. Ultimamente descobri um aplicativo chamado RemNote, ele permite a criação de documentos (bom para os resumos) e dentre as funções mais legais, tem os flashcards, que funcionam como se fosse cartão de papel, onde de um lado tem um conceito ou pergunta e do outro a resposta. Com isso ao longo dos resumos que faço neles eu indico meus flashcards para as revisões.

Dentre os métodos para abafar os sons ambientes, utilizo um fone e ouço músicas lo-fi ou “low-fidelity” ou “chillhop”, que se caracterizam por sons suaves e relaxantes, encontrados aos montes no youtube. Já para os ruídos de tarefas, tenho utilizado outro aplicativo do google, o Google Keep, ele permite várias funções dentre elas as listas e fixação no início da página. Com isso, sempre que algo vem à mente, jogo para lá e em outro momento vou executando essas tarefas e dando o check nas realizadas.

Considerações

Após tudo que foi exposto ficou claro na minha jornada que a transição de carreira para área de dados só se tornará suave se você souber identificar os quatro pontos a seguir: seu momento, seus motivos, seu financeiro e seu ambiente. Sabendo o meu momento, consigo dizer se posso iniciar hoje ou estimar uma data futura. Tendo certeza dos motivos consigo analisar se estes superam o esforço que terei pela frente. Tendo conhecimento da minha situação financeira sei exatamente como distribuir os investimentos em cursos, livros, etc. Por fim, e não menos importante, conhecendo seu ambiente você irá definir seu local e horário de estudos para a total dedicação a esta transição o mais suave possível.

Aproveito para deixar dois relatos de transição de carreira de colegas da comunidade DS para te inspirar e te encorajar no seu processo. Te convido, ainda, a compartilhar nos comentários os seu motivos, seu momento e qual seu melhor ambiente de estudo.

Como foi A MINHA transição de carreira para analista de dados

Transição de Carreira para Área de Dados: Minha História

--

--