Estratégias para estudar Ciência de Dados

Lucas Rocha
comunidadeds
Published in
7 min readNov 22, 2023

Como se organizar para não desistir no meio da sua jornada de aprendizado

Neste artigo, primeiro vou apresentar para você três formas de estudar Ciência de Dados que farão você desistir ou no mínimo vão tornar sua jornada de aprendizado maçante e entediante.

Esse vídeo do Meigarom, da Comunidade DS, é um pontapé inicial para você se ambientar no que iremos tratar aqui neste artigo. Recomendo fortemente que você assista, bem como outros vídeos do canal.

3 formas de estudar Ciência de Dados que farão você desistir | Comunidade DS | Meigarom Lopes

Dito isso, nossa conversa será organizada em tópicos essenciais para os estudos . São eles:

  1. Por que estudar Ciência de Dados?
  2. Rotina de estudos de um cientista de dados
  3. Organização nos estudos

1. Por que estudar Ciência de Dados?

Veja, essa pergunta pode ser respondida de diversas formas, visto que sua resposta chega a ser um tanto quanto pessoal.

Existem diversas razões para as pessoas estudarem Ciência de Dados. Diversas são as motivações e diversos os objetivos das pessoas que estudam Ciência de Dados ou qualquer outra área.

Algumas pessoas estudam pela curiosidade de aprender algo novo, mas sem muito compromisso ou sem um objetivo definido.

Outras estudam para mudarem de carreira, tendo assim um objetivo claro, concreto em mente do que querem conquistar através dos estudos.

Outras já são Cientistas de Dados, já trabalham na área e estudam para aprimorarem o conhecimento ou para solucionarem um problema específico que estão enfrentando no trabalho.

Motivos para se estudar Ciência de Dados

Independentemente do que seja, não existe certo ou errado. Cada um tem uma realidade, cada um vive sua vida e tem seus projetos e seus objetivos que querem atingir através do estudo.

A ideia aqui é: qual é o SEU objetivo ao estudar Ciência de Dados? Por que VOCÊ quer estudar Ciência de Dados? Isso precisa estar muito claro em sua mente, pois se você não souber o que você quer conquistar através dos estudos, então porque você estudaria? Se você não tiver estabelecido na sua mente objetivos claros, a chance de desistir é maior.

Tudo bem, eu acredito que estudar sempre é válido e às vezes não precisa ter um objetivo claro e concreto pré-estabelecido. Acredito que estudar por estudar é um fim em si mesmo.

O ponto aqui é (novamente): qual o SEU objetivo? Se o seu objetivo é estudar por estudar, ou seja, você é uma pessoa ávida por conhecimento, curiosa, tem ouvido falar sobre o assunto, se interessou e quer aprender mais, então esse é o seu objetivo: aprender. Não é um objetivo concreto como querer um emprego novo, mas é um objetivo claro.

Você apenas quer aprender algo novo, por curiosidade, por vontade de conhecer etc. E isso é super válido e valioso, e é muito importante que isso fique cristalino em sua mente.

A ideia principal é você ter clareza em sua mente das motivações e dos objetivos que você quer atingir com os estudos de Ciência de Dados, seja habilidade e conhecimento para conseguir uma oportunidade nova de trabalho, seja conhecimento para solucionar um problema no trabalho atual, seja conhecimento por conhecimento, não importa. Mas que você saiba. A chance de dar certo quando você sabe é maior.

Para ter essa clareza mental, de suas motivações pessoais, sugiro escrever, anotar, fazer um mapa mental ou algo que você possa visualmente “enxergar” essas motivações pessoais. Botar no papel ou em algum quadro vai facilitar esse processo e te dar um autoconhecimento melhor.

2. Rotina de estudos de um Cientista de Dados

Isso também é algo pessoal e daria um assunto só sobre rotina de estudos, técnicas de estudos, de produtividade etc.

A verdade é que não existe uma fórmula única. Realidades diferentes pedem rotinas diferentes, mas alguns conceitos são universais e podem te ajudar nessa organização.

O primeiro conceito é o da constância. Uma rotina de estudos bem sucedida não é aquela com maior carga horária, mas aquela em que a pessoa consegue cumprir por mais tempo.

E não necessariamente cumprir rigorosamente a mesma quantidade de horas por dia por vários dias, como algo muito engessado, mecânico.

Eu digo constância no sentido de estilo de vida. Ter um estilo de vida de estudos. Claro que isso passa por HBC (horas de bunda na cadeira), mas não é só isso.

Não adianta passar horas na cadeira estudando se o estudo não é de qualidade.

A constância também é no sentido de sempre estar buscando aprender algo novo. É ter a curiosidade (característica importante para quem quer ser Cientista de Dados) de entender como as coisas funcionam, é ir atrás dos porquês, é fazer perguntas e procurar respostas. É uma vida de estudos mesmo.

Um lema na Comunidade DS que sempre trazemos à memória é 1% melhor todo dia.

Portanto, é uma jornada mesmo, uma construção. De bloco em bloco, quando menos se espera, está a casa completa, pronta para ser usada.

O segundo conceito é o da organização, e eu acho ele tão importante que eu criei um tópico só para ele.

3. Organização nos estudos

É muito difícil manter uma rotina de estudos ou levar uma vida de estudos se não houver organização. Na escola, aprendemos poucas formas de organização dos estudos.

Na escola, a principal forma de organizar os estudos eram as notas de aula nos cadernos. Essas notas estavam prontas, já passadas para nós por nossos mestres.

Na hora de estudar, nós líamos novamente essas notas, fazíamos exercícios, líamos os livros etc. Esses eram os recursos que tínhamos.

No meio digital em que vivemos, a forma de adquirir conhecimento é mais complexa do que tomar notas da lousa, apesar de ainda terem aulas, vídeo-aulas que são úteis para obter conhecimento.

Hoje em dia, ainda mais com cursos que focam bastante na parte prática, mas sem se esquecer da teoria, como organizar os estudos?

Novamente, não existe uma fórmula única e às vezes não é fácil mesmo. Como ser organizado nos estudos então?

Eu vou te contar a maneira como EU faço, mas lembre-se: essa é MINHA maneira, não é a certa nem a errada, apenas uma maneira. Você pode e deve encontrar a sua.

Não se desespere, não se estresse. Se você teve a capacidade de ler o texto até aqui, você tem total capacidade de se organizar e criar um sistema que funcione para você.

Se você achar que meu sistema irá funcionar para você também, fique à vontade para usar, é de graça (rs).

Para mim, o que funciona é tomar notas no Obsidian com minhas palavras (isso é muito importante) das aulas que eu assisto dos cursos que estou fazendo da Comunidade DS.

O que é o Obsidian? É um aplicativo utilizado para tomar notas, basicamente, mas com diversas vantagens.

As vantagens são que suas notas ficam extremamente organizadas através de pastas ou de hashtags que você pode criar para facilitar a pesquisa no futuro.

Então se você fez uma aula sobre como usar o Jupyter Lab com o Streamlit (não se preocupe se você não faz ideia do que é isso), anotou, e daqui a 4 meses precisar lembrar de como fazer isso, basta entrar na nota e reler o que você mesmo anotou.

Isso facilita a consolidação do conhecimento e te economiza tempo, pois você não precisa ficar caçando nas aulas ou materiais do curso quando que o professor falou sobre isso, já que através do Obsidian você rapidamente chega a essa nota (mais rápido do que ficar folhando um caderno também).

Exemplo de uma nota no Obsidian

Além disso, o Obsidian salva suas notas no próprio computador, não usando um sistema de armazenamento em nuvem como outros softwares costumam fazer. Isso tem suas vantagens, pois você não fica refém do aplicativo, além de ser totalmente gratuito.

Esse é um tópico que também poderíamos falar apenas sobre ele, já que é um aplicativo que tem muitos recursos e funcionalidades. Sugiro que você pesquise na internet para saber mais.

Para quem gosta de tomar notas é excelente. Recomendo fortemente que você tome notas nos seus estudos para se organizar melhor.

Sobre as notas, elas não são um resumo da aula. São notas que eu realmente preciso estar relendo de vez em quando no momento em que estou pondo a mão na massa em algum projeto prático.

Isso me ajuda a fixar o conteúdo e caso eu esqueça, a nota está ali para eu reler e lembrar e assim não ficar travado no projeto. São notas que realmente me auxiliam, como se fossem minha consulta na hora da prova.

Depois que eu comecei a fazer isso dessa maneira, minha rotina de estudos ficou mais organizada, mais produtiva e mais agradável.

Bom, espero ter lhe ajudado de alguma forma! Não desista! Vá em frente! Fique à vontade para comentar, ficarei feliz em te responder!

--

--

Lucas Rocha
comunidadeds

Data Scientist | Cientista de Dados | Structural Analyst