comunidadeds

A Comunidade DS é uma comunidade de ensino que transforma pessoas comuns em Cientistas de Dados de alto nível, sem fazer uma segunda faculdade.

Follow publication

Pensamento Analítico: uma habilidade do futuro (e do presente)

Entenda o que é e como desenvolver essa habilidade essencial para o trabalhador do futuro.

Imagem de kjpargeter no Freepik

O pensamento analítico é uma habilidade cada vez mais exigida dos profissionais das mais diversas áreas. Não é nenhuma novidade que nesses últimos anos a transformação digital, e do mercado de trabalho como um todo, teve seu ritmo bem mais acelerado do que o habitual, alavancado também pela pandemia recente.

A otimização e automação de processos, a adoção cada vez maior de tecnologias, o crescimento da cultura data-driven (tomar decisões baseadas em dados) nas organizações e as diversas mudanças na forma de trabalho e na gestão de pessoas são bons exemplos dessa transformação.

Como o mercado muda rapidamente, o profissional também precisa mudar.

Nesse novo contexto surgem diversas habilidades, também chamadas de skills, sejam elas técnicas ou comportamentais. No geral, o profissional do futuro precisa ser capaz de demonstrar tanto habilidades técnicas (ou hard skills) como as comportamentais (soft skills).

Habilidades do futuro

Em 2020, o Fórum Econômico Mundial realizou uma pesquisa para mapear, entre outras coisas, as habilidades mais importantes para o profissional do futuro. O relatório completo, chamado de Future of Jobs, está disponível aqui.

As 15 habilidades são as seguintes:

● Pensamento analítico e inovação

● Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado

● Resolução de problemas complexos

● Pensamento crítico

● Criatividade, originalidade e iniciativa

● Liderança e influência social

● Uso, monitoramento e controle de tecnologia

● Programação

● Criatividade e inovação em engenharia

● Pensamento sistêmico

● Adaptabilidade e resiliência

● Inteligência emocional

● Tolerância ao estresse

Pensamento analítico: o que é?

A primeira delas faz referência ao pensamento analítico. Mas o que é esse pensamento analítico? E como eu, enquanto profissional, posso desenvolvê-lo?

Essa definição de pensamento analítico tornou-se mais conhecida a partir dos estudos do psicólogo e educador americano Jerome Bruner. Ele dividia o pensamento humano em duas formas principais: o intuitivo e o analítico.

O pensamento intuitivo é baseado no foco global do problema em questão, levando em conta as experiências e a compreensão humana, com atenção aos padrões e semelhanças, sem aplicação de regras formais. Geralmente é associado às tarefas que exigem criatividade.

Já o pensamento analítico baseia-se na lógica e na razão, com ênfase nos procedimentos e regras para chegar à resolução do problema. Geralmente é associado às tarefas que envolvem precisão e atenção aos detalhes.

Dessa forma, podemos definir o pensamento analítico como sendo uma habilidade cognitiva referente à capacidade de decompor um problema em partes menores a fim de possibilitar uma análise mais detalhada de sua estrutura e, através de regras e procedimentos lógicos, encontrar uma solução adequada ao problema.

São exemplos de tarefas que utilizam o pensamento analítico em sua resolução: resolver equações matemáticas, montar um quebra-cabeça, aprender um novo idioma ou analisar dados.

A montagem de um quebra-cabeça é um modelo que utiliza bastante esse tipo de pensamento. Você não vai montá-lo instantaneamente por completo, mas geralmente vai dividir a figura em partes menores, seguir a lógica de encontrar as peças adjacentes e, no fim, juntá-las para completar o quebra-cabeça inteiro.

Características do pensamento analítico

Esse tipo de pensamento é muito utilizado no dia-a-dia de muitos profissionais, ainda que de forma não intencional. Você sabe que está resolvendo um problema utilizando o pensamento analítico quando:

- divide um problema maior em partes menores;

- baseia-se em evidências;

- faz questionamentos;

- atua de forma metódica;

- segue procedimentos previamente estabelecidos.

Com o aumento da cultura data-driven nas empresas, na qual a tomada de decisões é guiada pela utilização cada vez maior de dados, é fundamental que o profissional do futuro tenha capacidade de resolver os mais diversos tipos de problemas utilizando o pensamento analítico.

Um exemplo simples e prático da resolução de um problema do dia-a-dia utilizando esse pensamento está nesse outro texto aqui, onde um analista precisava descobrir a causa da queda nas vendas de uma empresa e fez a divisão do problema em partes menores, analisando o desempenho de cada produto e chegando às suas conclusões.

E sobre o futuro?

O mais recente relatório Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, publicado em 2023, ainda coloca o pensamento analítico como a habilidade mais importante para os profissionais, junto com o pensamento criativo.

O mesmo relatório, que recomendo fortemente a sua leitura aqui, ainda espera que elas continuem liderando essa lista pelos próximos cinco anos.

Então, não temos muita escolha: desenvolver o pensamento analítico será fundamental para o profissional do futuro se manter em evidência, seja qual for sua área de atuação.

Agora, que tal escolher algum problema simples do seu dia-a-dia e esquematizar a resolução dele através do pensamento analítico?

Sign up to discover human stories that deepen your understanding of the world.

Free

Distraction-free reading. No ads.

Organize your knowledge with lists and highlights.

Tell your story. Find your audience.

Membership

Read member-only stories

Support writers you read most

Earn money for your writing

Listen to audio narrations

Read offline with the Medium app

comunidadeds
comunidadeds

Published in comunidadeds

A Comunidade DS é uma comunidade de ensino que transforma pessoas comuns em Cientistas de Dados de alto nível, sem fazer uma segunda faculdade.

Diego dos Anjos
Diego dos Anjos

Written by Diego dos Anjos

Bancário, analista de dados e professor. Cristão, marido e pai.

No responses yet

Write a response