Livro da pastoral é utilizado como guia para acompanhamento da vida dos idosos — Foto Leandro Ferreira

A missão de Margarida no auxílio aos idosos

Comunidade &Artes
Aug 8, 2017 · 3 min read

Aposentada, que fundou a Pastoral da Pessoa Idosa em Joinvlle, atua no grupo de voluntários que atende mais de 200 idosos no bairro Aventureiro

Por onde anda, Maria Margarida Kutianski, 73, carrega o livro da Pastoral da Pessoa Idosa. A paranaense que nasceu em Fluvianópolis-PR, mudou-se para Joinville em 1979 e atua no trabalho comunitário junto a mais de 200 idosos no bairro Aventureiro. Número que gostaria de aumentar, mas para isso precisa de voluntários dispostos a ajudar.

No Bairro, todos a conhecem pelo seu segundo nome, Margarida. Com cabelos curtos e jeito sério, que herdou da família com descendência ucraniana, cresceu no ambiente rural no interior do Paraná. “Éramos em sete irmãos e todos ajudavam no trabalho da roça, com plantio de trigo, arroz, milho feijão, etc. Vivíamos em comunidade”, relembra.

Aos 17 anos, na cidade de Ivaiporã-PR, Margarida deu início a uma nova carreira: professora de séries iniciais — do 1º ao 4º ano. “Trabalhei por 17 anos como professora. Foi um período gratificante da vida, porque ensinar uma criança a ler é uma experiência muito linda”, relembra.

Aos 34 anos, feliz como professora e com quatro filhos, ela precisou realizar uma grande mudança na vida. Sair do Paraná em direção a Joinville por conta da grande seca que atingiu o interior do Paraná em 1979. Por aqui, não encontrou emprego como professora e, novamente, precisou aprender um novo ofício.

No supermercado Odivan, se tornou confeiteira e mais tarde seria a responsável pela confecção dos bolos da Panificadora Princesa, do Bairro Iririú. “Foram mais 12 anos fazendo bolos com muito amor e carinho”. Esse, talvez, seja o segredo de Margarida que, até hoje, recebe encomendas em casa.

Depois de se aposentar, pôde se dedicar ainda mais para o trabalho na igreja. A escolha pelos idosos tem a ver com uma dificuldade que viveu quando tinha 38 anos. “Estive entre a vida e a morte por conta de uma grave doença e, no leito do hospital, fiz uma promessa: a de dedicar minha vida no auxílio a pessoas com necessidades de saúde”, relembra.

Em 2007, então, atendeu a um convite para o curso de formação da Pastoral da Pessoa Idosa. Preparada, buscou auxílio de lideranças e fundou uma extensão da pastoral em Joinville. Hoje, ao lado da coordenadora Maria Schimidt, ela atua na secretaria da pastoral do Aventureiro, que conta com 54 voluntários e atende 204 idosos.

O trabalho da pastoral consiste na visita dos idosos mensalmente. Cada voluntário pode visitar até 10 idosos por mês. Durante as visitas, os voluntários preenchem um formulário de acompanhamento da saúde e condições de vida dos idosos, além de também fornecer orientações. “Logo que a gente chega no portão, eles já nos convidam para entrar, rezar, e conversar sobre a vida”, revela Margarida, que visita a idosa Maria de Melo todos os meses, desde 2007.

O trabalho de Margarida e da equipe da pastoral é grande, mas carece de mais voluntários. Em 2016, a pastoral não conseguiu ampliar o alcance, porque não encontrou pessoas com disposição para o trabalho voluntário.

“Infelizmente, percebemos que nossa sociedade está desprezando os idosos. Na área da saúde temos o exemplo disso, onde o estatuto do idoso é desrespeitado. Eles precisam aguardar um mês para se consultar, outro para realizar um exame e mais um para entregar o resultado. Ou seja, muitas vezes eles precisam escolher entre pagar ou morrer”, lamenta.

Por Comunidade & Artes

comunidadeeartes

Site do jornal Comunidade & Artes

    Comunidade &Artes

    Written by

    comunidadeeartes

    Site do jornal Comunidade & Artes

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade