Ame a seus inimigos | Day to Day #Princípios do Reino
“Portanto, amem os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles sem esperar nada de volta. Então a recompensa que receberão do céu será grande e estarão agindo, de fato, como filhos do Altíssimo, pois ele é bondoso até mesmo com os ingratos e perversos.
A primeira coisa que queremos deixar bem claro hoje é que não existem inimigos. Sim, você não tem inimigos. Seu inimigo é o diabo que quer te roubar, matar e destruir — Ele é o seu opositor (João 10:10).
As pessoas não são suas inimigas, porque Jesus os chama de “irmão” ou de “próximo” e ordena que o amemos (Marcos 12:28–31). Antes de falarmos sobre o amar ao próximo como mandamento queremos que você entenda porque você enxerga seu irmão como um inimigo.
A cultura deste mundo quer nos fazer enxergar o nosso próximo como nosso inimigo, quando, na verdade, nossa luta não é nesta terra (nossa oposição não está nas pessoas): nossa oposição está no mundo espiritual (é o diabo), como está escrito em Efésios 6:12.
O que acontece é que todas as atitudes ruins, que querem prejudicar alguém são influências do diabo sobre a vida das pessoas (enfim, é a cultura deste mundo), por isso precisamos ser revestidos da cultura do Reino dos Céus. Então pense: se eu estou nesta cultura, estou sobre esta influência?
O pensamento de que temos inimigos ou adversários é uma influência do Reino desta terra, é uma cultura que traz desamor, esfria nossos corações (Mateus 24:12). A falta de amor é o grande sinal do reino desta terra, exatamente por ser o maior (e único) mandamento do Reino dos Céus: o amor é a lei do reino de Deus (I João 4:21).
Se eu não amo, eu não ando conforme os princípios do Reino (Romanos 13:8). Se os princípios de Deus me levam a amar a todos sem distinção e com todo coração, alma, força e entendimento, não amar me descaracteriza como participante deste Reino (automaticamente eu pertenço ao Reino desta terra).
Realmente o amor é o termômetro pra que eu entenda e veja a quem eu pertenço (I João 3:10), porque eu não posso amar a Deus sem amar meu irmão, pois ele é a expressão do próprio Deus, deus assim o criou (Gênesis 1:26). Se eu não amo, não faço parte do Reino, não adoto minha identidade de Filho de Deus — sem amor eu sequer o conheço (I João 4:8).
Todo tipo de separação, exclusão ou desavença é influencia do domínio do Reino das trevas sobre seu coração (Romanos 16:16–18). Se você não consegue amar e perdoar seu irmão, mas, ao contrário alimenta ódio, magoa ou rancor, então você precisa conhecer e ser preenchido pelo amor de Deus.
Quando se sentir traído ou ofendido, lembre-se que o amor de Deus está sobre todos e é sempre pronto em perdoar. Não existe acusação ou culpa quando somos alcançados pelo amor de Deus — O amor cobre uma multidão de pecados (I Pedro 4:8).
O mesmo amor que Deus usou pra te perdoar e te transformar (somos transformados?) é o amor com qual Deus quer também perdoar, libertar e transformar aqueles que continuam debaixo do julgo do Reino desta terra (Colossenses 3:13).
Você é o canal pra que Deus revele seu amor: Perdoe, ame… Intensamente ame (I João 4:20–21).
Se posso ser perdoado por Deus, porque não consigo perdoar quem errou comigo? Quando olho para meus erros e falhas, não consigo ver que meu irmão precisa de amor (com eu também preciso)?
Se quiser receber diariamente no seu celular no Telegram clique aqui.
Salvo algumas citações isoladas, os textos bíblicos seguem a NVT — Nova Versão Transformadora.