Excelência | Day to Day #Princípios do Reino
Jamais sejam preguiçosos, mas trabalhem com dedicação e sirvam ao Senhor com entusiasmo.
A excelência é o resultado do zelo que temos pelas coisas, pelas vidas, pelas atividades que desenvolvemos no nosso dia a dia!
Vivemos em um mundo que anseia pela excelência, queremos uma qualidade de vida excelente, queremos que os nossos filhos estudem em escolas excelentes. Temos a cada semana que passa uma nova tecnologia mais eficiente do que a precedente e que se aproxima sempre mais da excelência. O que é então a excelência no Reino de Deus?
Excelência é fruto de entrega e de sacrifício. Em Filipenses 3:8 vemos como Paulo para obter o excelente conhecimento de Cristo perdeu tudo o que o constituía. Nos versículos anteriores (Filipenses 3:4–8), Paulo nos mostra que a excelência em Deus está acima de qualquer conceito humano, porque humanamente Paulo tinha todas as características de um homem que se sobressaia pela excelência de suas origens, de sua formação e de seu comportamento; mas nada de tudo isso era de proveito para Paulo ter o pleno conhecimento de Cristo. Por isso excelência envolve entrega e sacrifício.
Nos oferecemos, oferecemos nosso tempo, nossas forças, nossas capacidades e habilidades em prol de algo muito maior do que doamos. E mesmo desta maneira estamos vendo um tipo de excelência que está presente na vida de muitos homens que não conhecem a Deus, porque muitos fatigam grandemente para obter algo.
Como o Reino de Deus é orgânico, no sentido que tudo colabora para o mesmo fim, o princípio da excelência se constrói com perseverança, compromisso, paciência, obediência, identidade (porque na excelência das nossas ações está permeado o fruto da filiação -a nossa identidade-).
Como nada no Reino de Deus existe sem amor, a excelência é pura consequência de amor. Tanto que Romanos 12:11 é a consequência de Romanos 12:9–10, desta maneira vemos que o amor faz com que tenhamos fervor nas coisas e percebemos também que a excelência no Reino não respeita os padrões deste mundo, porque não diz respeito a ser o maior e sim a ser o menor, servir, preferir em honra o nosso irmão, vencer o mal com o bem (Romanos 12:21), ser honestos e humildes (Romanos 12:16–17). Precisamos então não fazer o que o mundo nos ensina: fazer de tudo (até deslealdades) para a →excelência.
O amor na excelência faz a diferença, porque podemos fazer coisas grandes e excelentes sem amor (I Coríntios 13:1–3) como o mundo mesmo faz, mas a dedicação que o amor traz consigo não enaltece o coração do homem (corrompendo-o) para as obras das próprias mãos.
Vemos afinal, na vida de Jesus a excelência que o fez obedecer até a morte e tudo foi fruto do amor que ele tinha pela vontade do Pai e pelas nossas vidas, ele fez tudo o que ele fez com excelência (e isto envolveu sacrifício e disposição), porque o amor o movia a cumprir a vontade de Deus.
O amor está gerando compromisso, perseverança, disposição, excelência em você? Romanos 12:9
Se quiser receber diariamente no seu celular no Telegram clique aqui.
Salvo algumas citações isoladas, os textos bíblicos seguem a NVT — Nova Versão Transformadora.