Respeito | Day to Day #Princípios do Reino

Comunidade Raphá
Day to Day | Devocionais
3 min readJun 29, 2022

--

Photo by Alliance Football Club on Unsplash

Tratem todos com respeito e amem seus irmãos em Cristo. Temam a Deus e respeitem o rei.

1 Pedro 2:17

A cultura desta terra deformou o caráter do homem, preste atenção e veja como são as relações entre as pessoas: você já notou, por exemplo, como as pessoas não conseguem agir de forma cordial, agem com falta de educação nem cedem seus lugares a idosos ou gestantes. Como estão sempre apressadas e por isso tomam a frente umas das outras, “atropelam”. Ou como não conseguem respeitar leis de trânsito, leis acerca do meio ambiente e até mesmo questões morais, éticas e de cidadania (II Timóteo 3:1–4).

Quando falamos de respeito, a ideia é a de um sentimento onde tratamos com grande atenção, consideração e apreço (Malaquias 1:6).

A grande raiz, deste mal que é a falta de respeito, está na nossa falta de amor a Deus e aos homens: Eu só posso respeitar e ter apreço por alguém, por um compromisso ou por algum bem se eu amar esse algo. Zelo, cuidado, submissão e reverência e comprometimento são frutos de amor (Mateus 24:12).

Pense bem: porque não sou capaz de me submeter (Neemias 9:17)? A nossa rebeldia vem da nossa falta de submissão e de entendermos que toda autoridade é constituída por Deus e seus direcionamentos estão para nos enquadrar de acordo com as regras (Romanos 13:1).

Isto acontece porque meu coração está nos meus próprios desejos, minhas vontades e meus propósitos. Não consigo honrar porque em meu coração está cheio das minhas próprias obsessões. Mas nosso coração é extremamente enganoso e corrupto (Jeremias 17:9).

Nossa desonra é porque somos invejosos, ciumentos e egoístas. Queremos nós mesmos ditar as regras, não aceitamos a ideia de fazer a vontade de outra pessoa (que na realidade é apenas o cumprimento da missão na qual estou com ela) — Filipenses 3:18–19. Por esta razão, não fazemos, fazemos pela metade ou desleixadamente (com má vontade e de qualquer forma). É quebra do princípio de excelência (Jeremias 48:10).

A palavra nos ensina que devemos preferir aos outros em honra: priorizar o seu irmão, dar a preferência, servi-lo. Sim, servir; como o Senhor Jesus nos ensinou. Só posso “dar o lugar” ao meu próximo quando o amar profundamente (Romanos 12:10).

Só posso me submeter e andar de acordo com qualquer conjunto de regas (estatutos/leis) quando entendo e amo os propósitos dessa lei. Respeito por que não quero ferir essa lei ou esta pessoa (isto é um cuidado: princípio de amor).

Fato: só posso honrar, cumprir e respeitar quando amar acima das minhas vontades (que ficam em segundo plano, pois minha missão/meu próximo está acima de mim). Filipenses 2:3–4.

Os meus interesses e minhas vontades são contra o respeito que deve existem entre as pessoas, contra a palavra e contras a educação e a cidadania? Isso se reflete em minhas atitudes?

Amo o suficiente pra colocar minhas vontades de lado? Posso respeitar e honrar em amor?

Se quiser receber diariamente no seu celular no Telegram clique aqui.

Salvo algumas citações isoladas, os textos bíblicos seguem a NVT — Nova Versão Transformadora.

Clique aqui para nos seguir no Instagram!

--

--

Comunidade Raphá
Day to Day | Devocionais

Somos uma família! Siga o os Devocionais #daytoday!Todas as quartas às 20h e domingos às 9h da manhã temos nossas lives no Instagram — Devocionais no Telegram