Servir | Day to Day #Princípios do Reino

Comunidade Raphá
Day to Day | Devocionais
4 min readJun 29, 2022

--

Photo by Sasha • Stories on Unsplash

Assim, levantou-se da mesa, tirou a capa e enrolou uma toalha na cintura.
Depois, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés de seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.
Quando Jesus chegou a Simão Pedro, este lhe disse: “O Senhor vai lavar os meus pés?”.
Jesus respondeu: “Você não entende agora o que estou fazendo, mas algum dia entenderá”.
“Lavar os meus pés? De jeito nenhum!”, protestou Pedro. Jesus respondeu: “Se eu não os lavar, você não terá comunhão comigo”.
Simão Pedro exclamou: “Senhor, então lave também minhas mãos e minha cabeça, e não somente os pés!”.
Jesus respondeu: “A pessoa que tomou banho completo só precisa lavar os pés para ficar totalmente limpa. E vocês estão limpos, mas nem todos”.
Pois Jesus sabia quem o trairia. Foi a isso que se referiu quando disse: “Nem todos vocês estão limpos”.
Depois de lavar os pés deles, Jesus vestiu a capa novamente, retornou a seu lugar e perguntou: “Vocês entendem o que fiz?
Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e têm razão, porque eu sou.
E uma vez que eu, seu Senhor e Mestre, lavei seus pés, vocês devem lavar os pés uns dos outros.
Eu lhes dei um exemplo a ser seguido. Façam como eu fiz a vocês.

João 13:4–15

A cultura deste mundo gerou em nós um coração cheio de nós mesmos. Nossas buscas, nossas realizações estão em que a nossa vontade seja realizada. O nosso Ego torna-se o centro de todas as coisas.

É notório o quanto a cultura desta terra esfriou nosso coração (Mateus 24:12). Uma cultura que escravizou o homem a viver e colocar seus interesses acima de quaisquer outras coisas. Porém o Reino dos Céus é liberdade: e o Pai, pela graça nos chama para uma liberdade santa aonde posso servir meus irmãos em Amor (Gálatas 5:13).

Servir é abrir a porta para que o Reino dos Céus seja estabelecido. Quando eu sirvo e deixo a cultura desta terra e recebo a cultura dos céus (assumo minha identidade de filho de Deus). Torno-me mais parecido com Jesus e sigo os seus ensinamentos: depois de lavar os pés dos discípulos, ele disse ”Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” João 13:15.

Lavar os pés era uma prática que tinha lugar de destaque entre regras de hospitalidade: pelas condições de viagem e natureza dos calçados. Quando um hospede se apresentava, lhe ofereciam água para lavar os pés e se o hospedeiro desejava mostrar um respeito especial ao seu hospede (querendo exprimir sua própria humildade), ele próprio executava o ato — Jesus, em João 13, se mostrou um homem cheio de princípios (Humildade, Respeito, Compaixão, Compromisso, Honra) e serviu aqueles homens de forma sobrenatural (lavando os pés nas águas de um Amor Incondicional).

Jesus, mesmo com sua condição de Filho, era chamado de servo pelo Pai (Mateus 12:18). Em tudo obedeceu e cumpriu a vontade do Pai (acima de qualquer condição). Através da vida de Jesus, o Reino do Amor se estabelecia e tocava as vidas: vidas que foram transformadas.

Servir é ter o comprometimento de obedecer a missão estabelecida pelo Senhor. Nosso papel é servir, sermos servos com uma identidade (participantes do Reino) que entendem qual é a vontade de Deus.

Porque servir é a expressão do mandamento de AMAR. Então, quando praticamos o Jesus nos ensinou, doamos nossas vidas em amor pelos nossos irmãos. E quando servimos, tornamos estas pessoas participantes deste Reino (João 15:12–15). Sem amor, todas as coisas perdem o valor (I Coríntios 13:3).

O livro Juntos Somos Melhores (em seu capítulo de número 29) no ensina que devemos estar prontos para servir, então abra as portas para que o Reino de Deus se estabeleça nesta terra.

Sirva de forma Sobrenatural, porque, sem amor, é impossível servir.

Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará. João 12:26.

Tenho servido todas as pessoas e em todas as oportunidades que tenho em minha frente?

Até que ponto coloco minhas vontades e orgulho em segundo plano para servir meu irmão?

Se quiser receber diariamente no seu celular no Telegram clique aqui.

Salvo algumas citações isoladas, os textos bíblicos seguem a NVT — Nova Versão Transformadora.

Clique aqui para nos seguir no Instagram!

--

--

Comunidade Raphá
Day to Day | Devocionais

Somos uma família! Siga o os Devocionais #daytoday!Todas as quartas às 20h e domingos às 9h da manhã temos nossas lives no Instagram — Devocionais no Telegram