Eu sou a lua e a lua está em mim ❤ | Arte: autora desconhecida

Mulher de fases: conheça seu ciclo menstrual

Entenda a influência da lua e as quatro mulheres que você é durante o mês!

Ada
Conceito Ada
Published in
5 min readJun 18, 2019

--

Hoje vamos nos (re)conhecer 4 em 1 e nos descobrirmos cíclicas. A ideia aqui é fortalecer o crescimento da sementinha do autoconhecimento, passando por nossa maior conexão com a natureza: o ciclo menstrual! Vem com a gente?

“Lua e Mulher são iguais. Ambas são femininas, cíclicas e doadoras de vida.” — Miranda Gray

Sabemos que muitas mulheres, inclusive algumas de nós aqui na Ada, ainda não se relacionam harmoniosamente com seus ciclos menstruais. Mas, se esse for o seu caso, você já parou para pensar que dentro dessa relação podem estar as respostas para uma vida melhor?

“Como assim, Bruna??”

É simples: a partir do momento que você se reconhece cíclica, você adquire informações sobre si que nada, nem ninguém poderão lhe dizer. Por exemplo, sabe aqueles dias que você se sente super bem, criativa e disposta? Eles não ocorrem por acaso, assim como os dias que você só quer ficar quietinha também. Por isso é tão importante conhecer o seu ciclo e acolher cada fase com amor, pois elas irão ocorrer independente de você querer ou não :)
É o clássico “atura ou surta”, né meninas!

Bom, como nós não queremos ninguém surtando, hoje vamos iniciar um papo que pode te ajudar a reconhecer as 4 mulheres que habitam em você durante o ciclo. Começamos explicando que: assim como a lua, nós somos de fases. Sim, bem brega, igual aquela música antiga, porém verdadeiro! Então preparem-se para conhecer as quatro fases, estações e arquétipos dentro de você:

1 — Menstruação

Sim, o seu ciclo começa no primeiro dia de menstruação. Foi só um pouquinho de sangue? Começou. Foi só uma corzinha escura? Começou! Ou seja, não importa se é muito ou pouco, claro ou escuro, é nesse dia que iniciará a contagem do seu ciclo.

O que acontece?
Representando o Inverno, a energia aqui é relacionada à Lua Nova e ao arquétipo da Bruxa. É o momento perfeito para transmutar, dar lugar ao novo e principalmente: recolher-se. Respeite esse momento de introspecção e aproveite para podar o que não lhe serve mais, meditar e se expressar da maneira que você sentir. Nessa fase você irá adubar a terra e plantar novas sementes para o ciclo que se inicia. ❤

Silencie, observe e permita-se sentir!

2 — Pré ovulação

Uma semana após a sua menstruação, você começa a transição entre o inverno e o verão — o fim e o início.

O que acontece?
Aqui somos representadas pelo arquétipo da Jovem e a estação da primavera! Imagine-se florescendo e, assim como a fase da Lua representada aqui, crescendo. Nesse momento, você vai iniciar os projetos que foram mentalizados na fase anterior e serão materializados na próxima fase. Você estará mais concentrada, com as emoções estáveis e mais disposta! Esse é um ótimo momento para lidar com planilhas e iniciar o que for preciso, honrando suas vontades.

Crie, planeje e inicie!

3 — Ovulação

Na terceira semana do ciclo, é hora de transbordar amor e irradiar boas energias!

O que acontece?
Chegamos ao ápice da energia vital no verão! Enquanto ovulamos o mundo fica mais bonito, nós nos sentimos plenas e o pulsar de amor que gera vida, se expande por todo o nosso ser. Nos sentimos mais sociáveis, dispostas a compartilhar toda essa nova energia, não só com as pessoas, mas em nossos projetos também. Assim como a Lua Cheia, estamos férteis interna e externamente, somos o pulsar da vida em ação representadas no arquétipo da Mãe.

Vida que pulsa, cresce e irradia amor!

4 — Pré-Menstruação

Os últimos dias do ciclo iniciam com a baixa dos hormônios e, consequentemente, da nossa energia.

O que acontece?
Representada pelo o Outono, nessa fase começamos a liberar, limpar e ‘deixar cair’ o que já não serve mais. Aqui é importante respeitar o seu sentir, acolher a baixa da energia e ouvir seu corpo. Os processos da Tensão Pré Menstrual, podem e devem ser analisados com amor. Pois cada sintoma representa algo que precisa ser olhado e curado. Nesse momento é normal sentir-se dispersa e sensações como raiva e irritabilidade aparecem para prestarmos atenção às nossas sombras. O arquétipo da Anciã representa a sabedoria para olhar para seu lado obscuro e curá-lo, liberando e ressignificando antigos padrões.

Reconhecer e acolher para limpar e purificar!

Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu? A gente não vai buscar pra dar pra ninguém, sabe por que?! Porque ela já está dentro de nós :) Ou seja, todas essas fases acima ocorrem de acordo com o nosso ciclo pessoal, além das fases da lua externa.

Se você estiver sincronizada com a natureza, provavelmente, a sua lua interna estará harmonizada com a lua externa. Isso nós chamamos de Lua Branca, quando você ovula na lua cheia e menstrua na lua nova. Mas calma, tá tudo certo se, quando você menstruar, a lua estiver cheia, por exemplo. Essa é a chamada Lua Vermelha, quando o nosso interior não está seguindo o exterior. E adivinha... TÁ TUDO BEM:

“Ambos os ciclos são expressões da energia feminina, nenhum deles sendo melhor ou mais correto que o outro. Ao longo de sua vida, a mulher vai oscilar entre os ciclos Branco e Vermelho, em função de seus objetivos, de suas emoções e ambições ou das circunstâncias ambientais e existenciais” — Mirella Faur (FAUR, 2015, p. 499)

Então relaxa! O importante é conhecer o seu próprio ciclo para entender a influência da lua externa na sua lua interna. Como fazer isso? Bom, você pode começar anotando em um caderno mesmo, ou fazer o acompanhamento através de uma mandala lunar, que já vem esquematizada para facilitar o preenchimento. Aqui embaixo deixamos os links da agenda Mandala Lunar e a Mandala da Lua, que pode ser impressa gratuitamente! ❤

Por fim, temos dicas de livros e e-book, além de um vídeo que aborda esse tema de uma forma linda e encantadora, para quem quiser aprofundar!

Clique aqui para assistir ❤

Inspirada pelo TedX acima, finalizo com o poema abaixo. Feito por mim, com carinho, para todas!

Sou morte-vida, cíclica e cronológica
Trago em mim a força da terra e a leveza da flor
Meu sangue é potência da natureza
e entre irmãs sou fortaleza
Meu sentir é sagrado, que permite gerar
vida mesmo que despedaçado
Sou a brisa suave e a cura
através da tempestade.

Esperamos que tenha gostado e que esse seja o inicio do re-conhecimento para a reconexão com a natureza e toda a sua magia! ❤

— — Atenção: esse post é válido somente para mulheres que não utilizam contracepção hormonal. Se você faz uso de pílulas, adesivo, anel ou DIU Mirena, seu ciclo não será natural, portanto as dicas aqui não se aplicam ao seu caso, ok?! — —

Um beijo e até a próxima,
Bru

--

--