10 dicas para programadores e programadoras

Alguns aprendizados que levo comigo e que talvez te ajudem na caminhada de dev

Image for post
Image for post
Composição com foto por hesam jr em Unsplash

Durante a minha carreira como desenvolvedor, recebi algumas dicas que têm me ajudado muito na melhoria contínua no meu desenvolvimento profissional e pessoal. Vou reproduzir algumas delas neste post para programadores iniciantes e nem tão iniciantes assim, com o objetivo de que elas se espalhem por aí. Para segui-las, em sua maioria, não é necessário nenhum esforço técnico. Apenas força de vontade. Vamos lá?

Quando não souber fazer algo, diga a verdade. Isso porque se você estiver conversando com um programador mais experiente ele vai perceber que você não está seguro e pode fazer perguntas mais complexas ainda, fazendo você passar vergonha. Ou, se você tiver contato com alguém menos técnico no trabalho, essa pessoa pode te indicar para fazer um trabalho em uma tecnologia que você não domina e você receberá a cobrança como se dominasse. Então, sempre assuma quando não sabe algo. Assim, você talvez seja desafiado a aprender, e todos sabem que existe um tempo necessário para aprender sobre qualquer coisa.

Essa dica pode parecer clichê, mas dar o seu melhor não quer dizer que você vai produzir freneticamente durante 8h. Quero dizer, se você for uma pessoa humana, cientificamente falando, não conseguimos nos concentrar 8h ininterruptas. Neste contexto, dar o seu melhor é, dentro de um espaço de tempo, se propor a fazer algo com a maior dedicação possível, se desligar das distrações, redes sociais, smartphone, youtube, vídeo de pets, enfim. Mas lembre-se que seu melhor pode não ser o melhor do mundo e tudo bem, faça o melhor até que possa fazer melhor ainda.

Todo mundo já achou que poderia por mais uma história na sprint, todo mundo já achou que poderia fazer mais alguma coisa dentro de um compromisso e no fim não deu, escorregou, ficou para a próxima. Isso acaba desgastando sua imagem e reputação, as pessoas começam a confiar menos em você e consequentemente a te darem menos oportunidades. Importante saber dizer não nos momentos certos, conhecer nossos limites e capacidades.

De todas as dicas, talvez essa exija um pouco mais de capacidade técnica. Você pode fazer tudo certinho, implementar tudo direito, usar Docker, fazer os testes locais, fazer testes em dev, passar por QA… Mas, ainda sim, pode acontecer de sua aplicação ter erros e você vai ter que ser capaz de resolvê-los. Antes de mais nada, saiba onde colocar logs na sua aplicação, tenha esses logs coesos e saiba ler os logs e os erros. Acompanhe pessoas em resoluções de problemas.

Ser sábio é muito mais do que ser inteligente. Você pode ter conhecimento e ser inteligente, mas se não souber aproveitar e aplicar seu conhecimento passa a ser um tolo inteligente. E essa aplicação só se adquire com experiência e ao lado de pessoas sábias. Então, ande com pessoas mais experientes, escute, não seja arrogante por ter mais conhecimento que alguém, compartilhe o que você sabe, pesquise a história daqueles que deram certo e “copie” para você aquilo que faz sentido para a sua vida e lembre-se que “tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada domine”.

Não importa se você é noturno ou diurno, dormir de 6 a 8 horas por dia, ter uma alimentação saudável, praticar uma atividade física, beber ao menos 2 litros de água por dia e ter momentos de lazer e diversão é essencial para qualquer pessoa. Como programadores, nós ficamos muito tempo sentados, muitas vezes esquecemos de beber água e, digo por mim, damos enormes desculpas para não fazer atividade física. Porém é necessário, pois nós só temos um corpo e se não cuidarmos dele é game over e não tem como reiniciar.

Muitas vezes estamos atolados de coisas para fazer e não damos atenção para o colega que está ao nosso lado precisando de ajuda. Sempre, sempre, sempre e sempre que puder ofereça ajuda. Pode ter certeza que, quando você ajuda alguém, você ganha muito mais do que a pessoa que foi ajudada.

Nós, seres humanos, já somos orgulhosos e parece que nós programadores nascemos com uma pitata a mais de orgulho. Somos constantemente desafiados, todos os dias novas tecnologias surgem e achamos que temos que aprender, mas nem sempre conseguimos. Muitas vezes nos deparamos com situações nas quais já tentamos de tudo e nada dá certo. Nesses momentos, temos que levantar a mão e pedir ajuda e não há demérito nenhum em fazer algo com o auxílio de alguém. Há, sim, demérito em não fazer algo que foi acordado.

Isso serve para muitas profissões e também para benefício pessoal, mas para a área de TI como um todo é quase que uma obrigação aprender inglês. Apesar dessa “obrigação”, somente 5% da população do Brasil fala inglês e apenas 1% é fluente. Eu demorei muito para entender a importância do idioma, e hoje estou correndo atrás do tempo perdido, mas a boa notícia é que você está vivo e, assim como eu, podemos reverter esse quadro. Comece hoje!

Não importa se você é dev Java, JS, Python, .NET, PHP, se você é DevOps, Dev front, arquiteto ou engenheiro, faça o que você gosta de fazer. Em algum momento, sua carreira vai chegar a um ponto em que você vai se questionar, problemas vão chegar e você vai estar no seu limite. O que vai te permitir continuar nesses momentos será a sua convicção de que o que você faz é o que você ama e não há cliente (interno ou externo), não há problema, não há salário, não há ninguém que possa comprar seu amor pelo que você faz.

E é isso! Espero que essas dicas te ajudem não só na vida profissional como na pessoal também. Se você tem algo a dizer ou uma dica a mais a dar, aproveite os comentários! Se você quiser fazer parte de um time que está aprendendo o tempo todo, clique aqui, saiba mais sobre a Concrete e vamos aprender jutos. Até a próxima!

Concrete

Nós desenvolvemos produtos digitais com inovação, agilidade…

Diogenes Victor Medeiros Rabelo

Written by

Desenvolvedor web — Cristão — Casado — Aprendendo sempre.

Concrete

Concrete

Nós desenvolvemos produtos digitais com inovação, agilidade e excelentes práticas, para que o mercado brasileiro e latino-americano acompanhe a velocidade do mercado digital mundial.

Diogenes Victor Medeiros Rabelo

Written by

Desenvolvedor web — Cristão — Casado — Aprendendo sempre.

Concrete

Concrete

Nós desenvolvemos produtos digitais com inovação, agilidade e excelentes práticas, para que o mercado brasileiro e latino-americano acompanhe a velocidade do mercado digital mundial.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store