A Cultura da Concrete

Nossa cultura nos move. Nós movemos o mundo.

Carol Almeida
Nov 26, 2019 · 6 min read

Desde que iniciamos o trabalho de comunicação interna aqui na Concrete, todas as vezes que perguntamos a uma pessoa o que ela mais gosta por aqui a resposta é sempre a mesma: “a cultura”. Muitas vezes não conseguimos ser objetivos e dizer especificamente o que significa ou o que é a cultura da Concrete, mas desde sempre ficou muito claro que está nela o nosso principal diferencial (e provavelmente o da maioria das empresas de tecnologia).

Aqui, nós acreditamos que a cultura é um produto, que nunca está pronto de verdade. Nós medimos constantemente, criamos planos de ação para melhorar e fazemos tudo de forma empírica, iterativa e incremental, compartilhando os resultados com todos para que, com a máxima colaboração possível, consigamos manter o melhor ambiente.

Afinal, a cultura de uma empresa é o que é, e não o que queremos que ela seja. Acreditamos que não podemos colocar os valores na parede e acreditar que todos vão seguir o passo a passo e trabalhar exatamente do jeito que pensamos. O caminho, na verdade, é o contrário: temos que observar como trabalhamos e, a partir daí, identificar quais são os valores e as características da nossa cultura e fortalecê-los a cada dia. Só assim conseguimos garantir que todos estejam engajados, em sintonia com o propósito da empresa e do time.

Quais são os nossos valores?

Nossos pilares estão centrados em seis valores, que permeiam toda a Concrete e foram escritos com base na forma de trabalhar dos nossos fundadores e dos nossos primeiros times, que começaram a surgir lá em 2001. O legal é que quase vinte anos se passaram e a gente até mudou a forma de escrever ou o jeito de apresentar, mas a base e os princípios que observamos nos times de hoje são os mesmos.

Uma das frases que nos acompanha o tempo todo (temos até em camiseta!) é a “empírico, iterativo e incremental”. Para nós, agilidade é um adjetivo, e não um substantivo. Não é algo que fazemos, é como somos. Por isso, um dos nossos valores é o “mude sem medo”. Tentamos sempre começar pequeno, testar e trocar de hipótese sempre que necessário, aprendendo com cada passo e fazendo ainda melhor da próxima vez. Mais do que se adaptar, a gente fica melhor a cada situação adversa, ou seja, aprendemos com cada erro e com cada coisa nova que testamos.

Para isso, porém, é necessário que todos nós saibamos seguir outro valor, o “busque fatos”. Não tem como testar uma hipótese sem saber o que estamos testando ou o que de fato valida ou não a ideia, certo? Nós procuramos um caminho a partir do que encontramos, não temos fórmulas prontas, e é por isso que precisamos basear nosso trabalho sempre em fatos e dados, para podermos lidar com a incerteza e com o caos e criar experiências reais, não as que funcionam somente no laboratório. Aqui, a gente não trabalha com achismos, estamos sempre atrás de respostas.

Mas não adianta nada termos dados e fatos e não formos transparentes em relação a eles, certo? Outro de nossos valores é “não erga muros”. Aqui a gente trabalha jogando limpo e as nossas relações são abertas, verdadeiras e objetivas. Procuramos sempre dizer o que achamos, sem medo de retaliação, tentamos passar o máximo de feedbacks possível, de forma clara e concisa, sempre respeitando as outras pessoas. A ideia aqui é sempre dizer o que pensa e colaborar para a melhoria contínua de todo mundo, juntos.

Isso porque somos um time, e a conexão entre as pessoas nos define. Nosso quarto valor é “seja parte”, porque desenvolvimento de produto é um esporte coletivo, e não individual. Para que tudo saia como o esperado, é preciso que todos trabalhem juntos, com respeito, colaboração e cooperação. Conseguir ser parte de um time é condição básica para o trabalho na Concrete, assim como o respeito às diferenças.

O que representa muito este valor por aqui é a troca de conhecimento. Estamos sempre ensinando e aprendendo juntos, seja em par ou em grupo. Entendemos desde sempre que a evolução do meu time acompanha a minha evolução, e não precisamos diminuir o outro para crescer. Aqui, todo mundo aprende, testa, erra e acerta junto.

Além disso, buscamos o máximo de diversidade, porque entendemos que diferentes pontos de vista fazem um produto melhor. E só damos o nosso melhor ponto de vista quando nos sentimos à vontade para ser exatamente quem somos, do jeito que somos. Por isso, respeito e empatia são essenciais por aqui. Todo mundo é parte do que somos, e cada parte é essencial exatamente como ela é, sem discriminação ou preconceito.

Também somos consultores, e o nosso objetivo é criar os melhores produtos digitais para dar mais competitividade às empresas brasileiras e latino-americanas. Por isso, buscamos seguir mais um valor, que é o “seja dono(a)”. E quando falamos de ser dono não é pensar como o dono da empresa, mas agir como o dono do que nós criamos. É ter compromisso e tomar decisões porque nos importamos com o que estamos e para quem estamos fazendo. Uma frase bastante falada por aqui é “peça desculpas, não peça permissão”. Vai lá e faz. Se der errado, tudo bem, você deve ter aprendido algo com isso e na próxima vai ser melhor.

Para garantir esse compromisso, porém, precisamos de autonomia, com responsabilidade e propósito. Os times da Concrete têm autonomia para definir as melhores práticas e trabalhar do jeito que consideram o melhor, mas todos devem entender que essa autonomia traz responsabilidade sobre o resultado. É preciso conquistar essa autonomia gerando o impacto que queremos causar, que é o nosso propósito. Nosso resultado depende da proatividade e da dedicação de cada um que é parte do nosso time, e por isso contamos com o máximo deles.

Por fim, mas não menos importante, “mantenha o ritmo”. A ideia aqui é tentar manter o equilíbrio o máximo possível. Sabemos que não é possível ser equilibrado o tempo todo, porque o caos acontece e precisamos focar em coisas diferentes para passar pelos momentos mais difíceis. A decisão que buscamos é: quando o caos acontecer, comprar a briga para voltar à normalidade o mais rápido possível. Vestir a camisa, correr a milha extra, para que tudo se ajeite e possamos voltar ao equilíbrio desejado.

E são esses valores que ditam o nosso comportamento e a nossa forma de trabalhar por aqui: mude sem medo, busque fatos, não erga muros, seja parte, seja dono(a) e mantenha o ritmo. Se você acredita nisso também, já é meio caminho andado para se dar bem aqui com a gente. Dê uma olhada em nosso site, conheça um pouco mais da Concrete e candidate-se a uma de nossas vagas: https://bit.ly/vamosaprenderjuntos.

E se você não acredita, chama a gente para bater um papo! Estamos sempre dispostos a aprender mais. Fique à vontade para deixar um comentário. Até a próxima!

Concrete

Nós desenvolvemos produtos digitais com inovação, agilidade…

Carol Almeida

Written by

Gerente de Cultura e Comunicação na Concrete

Concrete

Concrete

Nós desenvolvemos produtos digitais com inovação, agilidade e excelentes práticas, para que o mercado brasileiro e latino-americano acompanhe a velocidade do mercado digital mundial.

More From Medium

More on Artigos from Concrete

More on Artigos from Concrete

Era uma vez… uma Daily!

Apr 2 · 7 min read

20

More on Artigos from Concrete

More on Artigos from Concrete

Prodcast #6 — Entretenimento

Apr 1 · 1 min read

17

More on Artigos from Concrete

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade