A estrutura da Concrete

Como tudo por aqui: adaptativa.

Carol Almeida
Oct 4, 2019 · 5 min read

Nós somos agilistas de berço, então levamos a sério esse papo de empírico, iterativo e incremental. E não só nos produtos que desenvolvemos, mas também na nossa estrutura. Como crescemos muito nos últimos anos e continuamos em expansão, estamos sempre testando algum cargo novo ou uma organização de times um pouco diferente.

Atualmente, nossa área de delivery no Brasil é organizada a partir de três áreas (web, mobile e devops) e duas estruturas (programas e capítulos) distribuídos entre quatro sites: Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Como estamos começando nossa estrutura na América Latina agora, os nossos escritórios em Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia) estão um passo atrás nessa estrutura. Lá, nossas pessoas são organizadas em duas estruturas principais: produto e engenharia.

As áreas

Uma área na Concrete é responsável por garantir os resultados de negócios dos nossos clientes em sua especialidade e que a execução das entregas mapeadas estejam de acordo com o nosso padrão de qualidade e forma de trabalho.

Cada uma das três áreas (mobile, web e devops) tem um head responsável por sua gerência e compreende parte ou a totalidade de alguns capítulos.

As estruturas (capítulos e programas)

Um capítulo compreende uma área de conhecimento ou especialidade. Nele, um tema ou capacidade é desenvolvido por gerentes (gestores e reports diretos das pessoas pertencentes àquele capítulo), líderes de capítulo (referências e pessoas-chave) e pessoas que compõem a equipe.

Atualmente são nove os capítulos na Concrete:

Além da relação horizontal com os membros do seu capítulo, nossas pessoas fazem parte de times multidisciplinares, responsáveis pela construção dos produtos que desenvolvemos.

Esses times são formados por uma ou mais pessoas de cada especialidade, com um número de papéis suficiente para entregar um produto digital de ponta a ponta. O nosso time clássico conta com um PO, um SM, um analista de QA, um DevOps, um Designer e alguns desenvolvedores, que podem ser web ou mobile ou ambos.

Já o programa é constituído de um ou mais produtos e equipes relacionados a um cliente, território e/ou área de negócios, dependendo do número de pessoas e times envolvidos.

O programa é gerido por um Program Manager, que articula todos os aspectos de gestão de stakeholders, alinhamento de objetivos de negócio, facilitação, acompanhamento das equipes e produtos, e por um Delivery Manager, responsável por garantir a qualidade da engenharia.

Lembrando que a nossa estrutura é bastante flexível, então são muitas as mudanças de cargo, capítulos, programas e até mesmo áreas. Todos os nossos comerciais, por exemplo, têm background de desenvolvimento e temos muitos casos de desenvolvedores que viraram agilistas ou POs. A sua carreira por aqui quem faz é você! :)

A Diretoria

Atualmente, o nível máximo de decisão dentro da Concrete é dos diretores, que são cinco. Três deles são os heads das áreas de DevOps, Mobile e Web; temos um diretor responsável pela área comercial e o quinto diretor é o nosso CEO, Fernando de la Riva, a última instância de decisão, seja relacionada a time, entrega, comercial ou institucional da Concrete.

Legal dizer que, com exceção do Fernando de la Riva e do Victor Oliveira, que foram nossos sócios-fundadores, todos os nossos diretores (e heads) começaram como estagiários aqui na Concrete, foram desenvolvedores e chegaram à diretoria. Legal, né? ;)

Como chegamos até aqui? Um pouco de história

Por nos inspirarmos no Vale do Silício e estarmos atentos às mais modernas teorias da administração, sempre buscamos dar autonomia às pessoas e prezar por uma estrutura que fosse a mais horizontal possível. Quando a Concrete nasceu, os únicos cargos existentes eram os desenvolvedores e os sócios (fundadores ou associados). Nessa época a gente já trabalhava com Scrum, e os desenvolvedores se alternavam nos papéis de SMs e POs.

Conforme fomos crescendo, surgiu a necessidade de montar grupos de pessoas para trocar conhecimento. Daí, surgiram nossas áreas: mobile e web (um pouco depois a de devops), estruturas responsáveis por garantir os resultados de negócios dos nossos clientes e a qualidade das entregas. Neste contexto, surgiram os heads de área, os caras que gerenciam cada uma delas.

Para facilitar ainda mais a comunicação e a troca de conhecimento, surgiram os nossos capítulos, estruturas de conhecimento/habilidade, e os times multidisciplinares, com uma ou mais pessoas de cada especialidade, em número suficiente para entregar um produto digital. Um conjunto de times multidisciplinares formam um programa.

Conforme nossos capítulos foram crescendo, as pessoas começaram a sentir necessidade de acompanhamento mais próximo e, por isso, nomeamos nossos gerentes de capítulo. São eles, hoje, os responsáveis pela carreira de nossas pessoas. Com a necessidade de gerir melhor o relacionamento com os clientes e termos uma visão mais macro de números e novos negócios, surgiram os nossos Program Managers (PMs) e, por fim, os nossos Delivery Managers ou DMs, que são os responsáveis por garantir a qualidade de entrega de cada programa.

Ou seja… assim como os produtos que desenvolvemos, a nossa estrutura também nunca está pronta e evolui a partir de experimentos, dados e sob demanda, de forma verdadeiramente ágil.

Como as mudanças acontecem?

Tudo (tudo mesmo) o que fazemos é baseado em fatos e dados. Temos pesquisas constantes, sobre tudo o que acontece por aqui, e estamos sempre perguntando às nossas pessoas como elas se sentem e o que podemos melhorar, trabalhando a nossa melhoria contínua todos os dias. Se você quiser fazer parte deste time, entenda que você vai realmente ser parte, inclusive das evoluções que precisamos.

Vamos aprender juntos! Acesse nossas vagas abertas e se candidate no nosso LinkedIn.

Concrete

Nós desenvolvemos produtos digitais com inovação, agilidade…

Carol Almeida

Written by

Gerente de Cultura e Comunicação na Concrete

Concrete

Concrete

Nós desenvolvemos produtos digitais com inovação, agilidade e excelentes práticas, para que o mercado brasileiro e latino-americano acompanhe a velocidade do mercado digital mundial.

More From Medium

More on Artigos from Concrete

More on Artigos from Concrete

Era uma vez… uma Daily!

Apr 2 · 7 min read

20

More on Artigos from Concrete

More on Artigos from Concrete

Prodcast #6 — Entretenimento

Apr 1 · 1 min read

17

More on Artigos from Concrete

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade