Atenção tripulação! “Portas em automático”

O que um Program Manager tem a ver com um piloto de avião?

Salamaro
Salamaro
Oct 9, 2019 · 4 min read

Caso você não tenha ouvido essa frase ainda, posso ajudar a contextualizar: essa é a fala de um piloto que está em sua poltrona de comando, dentro da aeronave, na pista do aeroporto. O piloto do avião avisa pelo sistema de som que vai travar as portas, e isso indica que falta pouco para a viagem começar.

Ele só fala isso depois de: checar que o abastecimento de combustível já foi completado, todos os passageiros estarem acomodados na aeronave, a limpeza e o reabastecimento de comida e bebidas já terem sidos realizado, garantir que a carga está distribuída de forma adequada e que a tripulação revisou as poltronas e cintos… E o que isso tem a ver com o Blog da Concrete? Na realidade, eu quero traçar um paralelo entre a atuação de um Program Manager com a de um capitão/piloto de avião e, assim, facilitar o entendimento e a importância do papel do PM aqui na Concrete.

O Program Manager tem a responsabilidade de conseguir entregar, junto com os membros dos squads, um produto que atenda às necessidades dos nossos clientes. É ele que, assim como um piloto de avião, tem que levantar o avião daqui e ir, com segurança e da melhor forma possível, até o outro ponto, o que na nossa analogia é a entrega de um produto de qualidade.

Voltando ao paralelo… Lá na pista do aeroporto, o piloto é autorizado a levantar vôo por meio de um comando da Torre de Controle. Entretanto, se ele não tiver feito o check de vários itens não há garantias de que o avião consiga sair do lugar e, muito menos, de que ele chegue ao seu destino ou propósito.

E é aí que começa a aventura do piloto e do PM: eles têm que saber dos detalhes do trajeto/projeto para fazer o cálculo correto de combustível e que, no caso do PM, é o número de pessoas, os perfis, as horas de trabalho, o dinheiro para as ferramentas mais adequadas para o time trabalhar melhor, a definição e o acompanhamento das métricas do squad e dos produtos, etc. Com certeza, nem o piloto e nem o PM seguirá viagem se sua tripulação/squad não estiver completa e ciente de tudo que está por vir.

Tudo checado, o vôo está autorizado. Vamos seguir viagem… e a aeronave faz sua decolagem suavemente.

Mas o trabalho não acaba aí. Piloto e PM devem olhar os seus instrumentos o tempo todo para garantir que não sairão da rota, que o combustível é suficiente e que o horário/prazo pode ser cumprido. Eles devem estar muito próximos da tripulação/time para poder dar a orientação correta e receber deles o estado geral da parte da cabine que o piloto não pode ver durante o vôo. E, claro, a comunicação é vital.

“Atenção passageiros, vamos enfrentar uma área de turbulência, por favor apertem os cintos.” O PM, com essa visão à longa distância, tem que trazer também esse tipo de informação para o time de desenvolvimento. Só assim o comprometimento com a entrega pode estar alinhada.

“Estamos com céu limpo e em velocidade de cruzeiro.” Momento que o nosso piloto e o PM devem aproveitar para rever detalhes do trajeto que ainda faltam ser cumpridos. E também se comunicar com a tripulação e os passageiros para se certificar que está realmente tudo bem, como planejado.

É claro que nem sempre a viagem segue perfeita: imprevistos existem (como chuva na pista ou aeroporto fechado, por exemplo) e um piloto treinado e com comunicação aberta entre torre de comando e tripulação normalmente consegue enfrentar estes desafios de forma mais adequada. A decisão relacionada a esses imprevistos impacta a vida dos passageiros e é sempre uma decisão delicada.

Entretanto, assim como o PM o piloto nunca está sozinho. Aqui na Concrete, por exemplo, ele tem o apoio do Delivery Manager, dos Scrum Masters e dos Product Owners, além da orientação geral da liderança.

“Sras e Srs. Estamos dentro do horário previsto. A temperatura local está agradável e espero vê-los em breve”. Para um piloto, a sensação de dever cumprido ao pousar sua aeronave em solo deve ser gratificante. Posso afirmar que para o PM ouvir um feedback positivo do cliente também.

Quer saber mais sobre como funciona a nossa estrutura aqui na Concrete? Clique aqui. Tem dúvidas ou alguma observação a respeito? Só deixar um comentário. Até a próxima!

Concrete

Nós desenvolvemos produtos digitais com inovação, agilidade…

Salamaro

Written by

Salamaro

Concrete

Concrete

Nós desenvolvemos produtos digitais com inovação, agilidade e excelentes práticas, para que o mercado brasileiro e latino-americano acompanhe a velocidade do mercado digital mundial.

More From Medium

More on Artigos from Concrete

More on Artigos from Concrete

Era uma vez… uma Daily!

Apr 2 · 7 min read

20

More on Artigos from Concrete

More on Artigos from Concrete

Prodcast #6 — Entretenimento

Apr 1 · 1 min read

17

More on Artigos from Concrete

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade