Como tiramos a Certificação Cloud Pratictioner da AWS

Algumas dicas e informações

Gabriella Xavier
Mar 30 · 5 min read
Photo by Billy Huynh on Unsplash

Você que acompanha o nosso Blog já deve saber que aqui na Concrete o aprendizado é constante. Atualmente, uma das nossas prioridades como empresa é evoluir o time no contexto de cloud first, porque a gente sabe que esse tema vai ser cada vez mais essencial no processo de transformação digital dos nossos clientes. Você já deve saber disso por aí também, certo? Sem adoção e implantação de cloud, basicamente não tem transformação.

É por isso que aqui na Concrete temos cada vez mais falado sobre as certificações da AWS (Amazon Web Services), uma das principais líderes nesse setor. A Concrete foi a primeira empresa parceira da AWS no Brasil, lá em 2009, e agora, como parte do grupo Accenture, essa conexão só se intenificou. O AWS Accenture Business Group e a iniciativa Accenture Cloud First têm cada vez mais mostrado a importância de estarmos por dentro do tema cloud e das possíveis aplicações para os nossos clientes.

Essa parceria permite que ofereçamos uma gama de soluções AWS e serviços gerenciados: transformação de nuvem em velocidade e escala, serviços gerenciados em nuvem, dados e análises na AWS e até engajamento avançado do cliente na AWS, com conversas conversas alimentadas por IA via plataforma Advanced Customer Engagement (ACE+) da Accenture na AWS, por exemplo.

E agora temos o Accenture Cloud First, um novo grupo que reúne todo o poder e a amplitude da indústria, os recursos de tecnologia da Accenture, as parcerias de ecossistema e o profundo compromisso com a aprendizagem e qualificação dos funcionários dos clientes e com negócios responsáveis para permitir que as organizações migrem para a nuvem com maior velocidade e obtenham maior valor para todas as partes interessadas.

Ok, e onde é que a gente entra nisso tudo? Bom, a partir dessa prioridade e entendendo toda a importância do tema, decidimos começar a entender o básico de cloud computing e dos serviços AWS para tirar a certificação Cloud Pratictioner. O legal é que, além de ajudar nas prioridades da empresa, nós conseguimos também aumentar o nosso crescimento pessoal e profissional com os conhecimentos que adquirimos ao tirar a certificação.

Certificações AWS (AWS Certification)

A Cloud Practitioner aborda os fundamentos da nuvem AWS: quais são os serviços disponíveis, o que cada um deles proporciona e o quanto e como você paga por eles. Para mim, Gabriela, a melhor forma de estudar é escrevendo. Eu faço resumos e detalhamentos em tópicos, e post its coloridos, canetas e marca textos são fundamentais. Eu já havia feito o curso na plataforma da AWS training em meados de 2020 e tinha algumas coisas anotadas, porém decidi também pelo curso do Stephane Mareek na Udemy + curso com 6 simulados e recomendo bastante! O curso é bastante abrangente, e explica no detalhe serviços AWS que a gente nem imagina. Segui a mesma linha de anotar tudo e, especialmente, destacar palavras chaves associadas aos serviços, principalmente os menos conhecidos ou menos explorados, para assimilar mais rápido.

Algumas informações importantes para a prova:

- Quais são as cinco características da cloud?

- Quais são as vantagens de utilizar cloud?

- Quais são as diferentes formas de precificação

Depois de entender esses três pontos, você consegue classificar todos os serviços AWS com a caracteristica que eles contêm, quais as vantagens que eles proporcionam e qual o tipo de precificação para cada um deles.

Os serviços abordados na certificação Cloud Pratictioner são: IAM, EC2, S3, Database, ECS, Lambda e os relacionados a Deploy/Manage, Global Application, Cloud Integration, Monitoring, VPC, Security e Machine Learning. O curso da Udemy te dá em detalhes todas as informações sobre cada um dos serviços. Sabendo quais são, as características, vantagens e precificação de cada um, você deve estar preparado o suficiente para a prova.

Outra dica, que vem da Deysiane, que estudou no mesmo período que eu, é estudar em grupo. No total, foram três pessoas fazendo o curso juntas, o que fez com que levasse um pouco mais de tempo para conclusão… Mas as discussões, possibilidade de tirar dúvidas e compartilhamento das visões de cada um fez com que não ficasse um conteúdo superficial. O grupo conseguiu aprofundar e fixar bastante o conhecimento e fizeram vários simulados, aproveitando para discutir e revisar todas as questões.

Aproveitando para falar de simulados, eles são de extrema importância. Inclusive, eu não consegui passar em três deles e bateu aquela preocupação, mas consegui filtrar os tópicos que mais havia deslizado, voltei às anotações e escrevi novamente sobre eles. Depois refiz, obtive uma pontuação até maior que minha meta (50 de 65 questões) e fiz os outros três simulados com sucesso. Eles foram determinantes para sentir o tempo de prova, o domínio do inglês, o estilo de questões (algumas mais objetivas, outras mais contextualizadas) e chegar pronta para a prova.

Uma boa forma de associação que encontramos para ajudar a memória foi atribuindo “apelidos”, trazendo aspectos do dia a dia para alguns serviços, como os níveis de armazenamento do S3, por exemplo, e ajudou bastante na velocidade de pensamento.

Aqui em Recife consegui fazer em uma sede de provas da Person VUE, e ao chegar lá consegui perceber que toda essa preparação não tinha sido em vão ou exagerada. Consegui fazer com tempo de sobra e percebi o quanto tinha valido a pena… Agora, a certificação Cloud Practicioner é só a primeira, porque estou super curiosa para me aprofundar mais no mundo da cloud.

Você também tem a opção de fazer a prova em casa, e neste caso a organização pede que você envie fotos do ambiente e mostre que você não tem nenhuma anotação, monitor, relógio ou nada que possa ser usado para trapacear.

E é isso! Esperamos ter te animado a entender mais sobre cloud e tirar essa primeira certificação. Se você tem alguma dúvida específica ou quer compartilhar a sua experiência, deixe abaixo o seu comentário. E se você quiser ser parte de um time todo entendido do assunto, é só dar uma olhada aqui e se candidatar. Vamos aprender juntos! Até a próxima.

Concrete

Nós desenvolvemos produtos digitais com inovação, agilidade e excelentes práticas, para que o mercado brasileiro e latino-americano acompanhe a velocidade do mercado digital mundial.

Gabriella Xavier

Written by

Concrete

Nós desenvolvemos produtos digitais com inovação, agilidade e excelentes práticas, para que o mercado brasileiro e latino-americano acompanhe a velocidade do mercado digital mundial.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store