Como tiramos a Certificação Cloud Pratictioner da AWS

Algumas dicas e informações

Gabriella Xavier
Mar 30 · 5 min read
Photo by Billy Huynh on Unsplash

Você que acompanha o nosso Blog já deve saber que aqui na Concrete o aprendizado é constante. Atualmente, uma das nossas prioridades como empresa é evoluir o time no contexto de cloud first, porque a gente sabe que esse tema vai ser cada vez mais essencial no processo de transformação digital dos nossos clientes. Você já deve saber disso por aí também, certo? Sem adoção e implantação de cloud, basicamente não tem transformação.

É por isso que aqui na Concrete temos cada vez mais falado sobre as certificações da AWS (Amazon Web Services), uma das principais líderes nesse setor. A Concrete foi a primeira empresa parceira da AWS no Brasil, lá em 2009, e agora, como parte do grupo Accenture, essa conexão só se intenificou. O AWS Accenture Business Group e a iniciativa Accenture Cloud First têm cada vez mais mostrado a importância de estarmos por dentro do tema cloud e das possíveis aplicações para os nossos clientes.

Essa parceria permite que ofereçamos uma gama de soluções AWS e serviços gerenciados: transformação de nuvem em velocidade e escala, serviços gerenciados em nuvem, dados e análises na AWS e até engajamento avançado do cliente na AWS, com conversas conversas alimentadas por IA via plataforma Advanced Customer Engagement (ACE+) da Accenture na AWS, por exemplo.

E agora temos o Accenture Cloud First, um novo grupo que reúne todo o poder e a amplitude da indústria, os recursos de tecnologia da Accenture, as parcerias de ecossistema e o profundo compromisso com a aprendizagem e qualificação dos funcionários dos clientes e com negócios responsáveis para permitir que as organizações migrem para a nuvem com maior velocidade e obtenham maior valor para todas as partes interessadas.

Ok, e onde é que a gente entra nisso tudo? Bom, a partir dessa prioridade e entendendo toda a importância do tema, decidimos começar a entender o básico de cloud computing e dos serviços AWS para tirar a certificação Cloud Pratictioner. O legal é que, além de ajudar nas prioridades da empresa, nós conseguimos também aumentar o nosso crescimento pessoal e profissional com os conhecimentos que adquirimos ao tirar a certificação.

Certificações AWS (AWS Certification)

A Cloud Practitioner aborda os fundamentos da nuvem AWS: quais são os serviços disponíveis, o que cada um deles proporciona e o quanto e como você paga por eles. Para mim, Gabriela, a melhor forma de estudar é escrevendo. Eu faço resumos e detalhamentos em tópicos, e post its coloridos, canetas e marca textos são fundamentais. Eu já havia feito o curso na plataforma da AWS training em meados de 2020 e tinha algumas coisas anotadas, porém decidi também pelo curso do Stephane Mareek na Udemy + curso com 6 simulados e recomendo bastante! O curso é bastante abrangente, e explica no detalhe serviços AWS que a gente nem imagina. Segui a mesma linha de anotar tudo e, especialmente, destacar palavras chaves associadas aos serviços, principalmente os menos conhecidos ou menos explorados, para assimilar mais rápido.

Algumas informações importantes para a prova:

- Quais são as cinco características da cloud?

- Quais são as vantagens de utilizar cloud?

- Quais são as diferentes formas de precificação

Depois de entender esses três pontos, você consegue classificar todos os serviços AWS com a caracteristica que eles contêm, quais as vantagens que eles proporcionam e qual o tipo de precificação para cada um deles.

Os serviços abordados na certificação Cloud Pratictioner são: IAM, EC2, S3, Database, ECS, Lambda e os relacionados a Deploy/Manage, Global Application, Cloud Integration, Monitoring, VPC, Security e Machine Learning. O curso da Udemy te dá em detalhes todas as informações sobre cada um dos serviços. Sabendo quais são, as características, vantagens e precificação de cada um, você deve estar preparado o suficiente para a prova.

Outra dica, que vem da Deysiane, que estudou no mesmo período que eu, é estudar em grupo. No total, foram três pessoas fazendo o curso juntas, o que fez com que levasse um pouco mais de tempo para conclusão… Mas as discussões, possibilidade de tirar dúvidas e compartilhamento das visões de cada um fez com que não ficasse um conteúdo superficial. O grupo conseguiu aprofundar e fixar bastante o conhecimento e fizeram vários simulados, aproveitando para discutir e revisar todas as questões.

Aproveitando para falar de simulados, eles são de extrema importância. Inclusive, eu não consegui passar em três deles e bateu aquela preocupação, mas consegui filtrar os tópicos que mais havia deslizado, voltei às anotações e escrevi novamente sobre eles. Depois refiz, obtive uma pontuação até maior que minha meta (50 de 65 questões) e fiz os outros três simulados com sucesso. Eles foram determinantes para sentir o tempo de prova, o domínio do inglês, o estilo de questões (algumas mais objetivas, outras mais contextualizadas) e chegar pronta para a prova.

Uma boa forma de associação que encontramos para ajudar a memória foi atribuindo “apelidos”, trazendo aspectos do dia a dia para alguns serviços, como os níveis de armazenamento do S3, por exemplo, e ajudou bastante na velocidade de pensamento.

Aqui em Recife consegui fazer em uma sede de provas da Person VUE, e ao chegar lá consegui perceber que toda essa preparação não tinha sido em vão ou exagerada. Consegui fazer com tempo de sobra e percebi o quanto tinha valido a pena… Agora, a certificação Cloud Practicioner é só a primeira, porque estou super curiosa para me aprofundar mais no mundo da cloud.

Você também tem a opção de fazer a prova em casa, e neste caso a organização pede que você envie fotos do ambiente e mostre que você não tem nenhuma anotação, monitor, relógio ou nada que possa ser usado para trapacear.

E é isso! Esperamos ter te animado a entender mais sobre cloud e tirar essa primeira certificação. Se você tem alguma dúvida específica ou quer compartilhar a sua experiência, deixe abaixo o seu comentário. E se você quiser ser parte de um time todo entendido do assunto, é só dar uma olhada aqui e se candidatar. Vamos aprender juntos! Até a próxima.