MVP não é só sobre produtos do zero

Como desenvolver um “novo produto” de um produto que já existe?

São muitos os cases de startups que tinham uma ideia, desenvolveram uma versão mínima, ofereceram para clientes iniciais e começaram a validar hipóteses rapidamente até criar um novo produto. Eu sempre li muitos artigos que falam sobre isso, sobre como o MVP ajudou a validar uma ideia nova.

No entanto, às vezes o nosso desafio é desenvolver um “novo produto” de um produto que já existe, ou outras vezes temos uma versão legado que precisa de melhorias, ou ainda o desenvolvimento inicial foi tão rápido no passado que a estrutura precisa ser organizada. Nesses casos, o desafio é um pouco diferente e eu queria contar alguns aprendizados que tive juntamente com uma squad que trabalhei.

O cenário em que estávamos era de uma grande empresa que possuía um produto maduro que estava passando por uma transformação no negócio. Em um curto espaço de tempo, as vendas, que antes eram feitas por canais físicos, haviam crescido pelo aplicativo.

As vendas cresceram a ponto de tornar o canal digital muito relevante para o negócio, e nós precisávamos escalar esse canal. No entanto, tínhamos alguns desafios técnicos. Por exemplo, a estrutura não era escalável, não conseguiríamos colocar novos produtos nesse app. Além disso, uma funcionalidade que foi crucial para o crescimento do produto já estava defasada. E nosso desafio estava lançado: ajudar o negócio a crescer lidando com todo um sistema legado. O que aprendemos com isso?

  1. MVP talvez não seja a resposta

A primeira solução que pensamos foi desenvolver um MVP em que apenas as funcionalidades mais importantes estariam incluídas. Nós sabíamos quais funcionalidades eram mais utilizadas e traziam mais retorno financeiro, então pensamos em priorizar por esse racional.

Neste momento, encontramos o primeiro obstáculo: a empresa não está disposta a criar um MVP sem perder negócios. Tomar a decisão de só poder substituir uma versão antiga pela nova quando esta estiver 100% é uma grande perda de oportunidade de lançar antes e começar a validar hipóteses. Um grande aprendizado que tivemos é que nesse momento é muito importante que exista transparência de todas as partes. Qual é o real problema do negócio? Muitas vezes o MVP não é a resposta para seu problema, e o real problema do negócio é que o código se tornou absoleto.

2. Tenha certeza que todos estão alinhados

O segundo aprendizado que tivemos está relacionado aos alinhamentos. Como era um produto que já existia, eram muitos os interessados envolvidos.
É muito importante dar a devida atenção aos alinhamentos com todos os stakeholders, porque muito provavelmente todos eles têm grande interesse no resultado dessa entrega. Vamos ter pessoas com mais interesse na tecnologia, outras na experiência do usuário e obviamente cada um possui expectativas diferentes. Muitas vezes a gente pensa em fazer alinhamentos somente no momento de delivery para informar sobre o andamento da evolução, mas nós percebemos que se tivéssemos alinhado inicialmente para ter certeza que todos estavam na mesma página, muitas discusões que apareceram posteriormente seriam evitadas.

Para isso, você pode lançar mão de uma série de atividades. Avalie aplicar lean inception ou montar um canvas com todos os stakeholders, só não deixe de colocar todos em uma sala e alinhar quais desafios você vai focar para resolver, que hipóteses vai validar e até mesmo se vai ser um MVP.

3. Vale a pena pensar em arquitetura

O terceiro aprendizado que tivemos foi que vale a pena gastar um tempo pensando em arquitetura. O produto em que trabalhávamos era maduro, então não estávamos lidando com um cenário cheio de incertezas. Neste caso, valia muito a pena dedicar um tempo pensando em uma arquitetura mais robusta, por mais que no ponto de vista da experiência do usuário não tivesse muito valor. Você pode mostrar que esse investimento se paga mostrando que a médio prazo existe um ganho de tempo com eficiência de processos e que o time não precisaria perder muito tempo no futuro com problema de manutenção de código legado.

Isso realmente se provou quando tivemos que fazer evoluções contínuas e a arquitetura e código estavam preparados. Tivemos muito mais facilidade para promover esses incrementos.

Desenvolver um MVP de um produto que já exista é diferente de desenvolver a partir do zero, tem suas particularidades. Cada produto está em um momento diferente e por isso a avaliação desse momento é muito importante para tomar a decisão de qual estratégia seguir, pensando no tempo, custo e esforço que o time pode economizar.

Avaliar se MVP é a resposta, qual hipótese temos que validar, fazer alinhamentos iniciais com todos os interessados e ter uma preocupação maior com arquitetura foram grandes aprendizados que levamos do desafio que vivemos. Você também já passou por isso? Tem algum aprendizado para compartilhar com a gente? Deixe aqui nos comentários!

E se você quiser aprender junto com o nosso time aqui na Concrete, é só dar uma olhada aqui e se candidatar a uma de nossas vagas. Vamos aprender juntos.

Concrete

Nós desenvolvemos produtos digitais com inovação, agilidade…

Concrete

Nós desenvolvemos produtos digitais com inovação, agilidade e excelentes práticas, para que o mercado brasileiro e latino-americano acompanhe a velocidade do mercado digital mundial.

Jessica Panhoca Baptista

Written by

Concrete

Nós desenvolvemos produtos digitais com inovação, agilidade e excelentes práticas, para que o mercado brasileiro e latino-americano acompanhe a velocidade do mercado digital mundial.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store