Nossos primeiros passos em Android

Nossa experiência como recém-contratadas pela Concrete

Renata Kelly
Accenture Digital Product Dev
4 min readNov 10, 2020

--

Nossa caminhada junto à Concrete começou no final de outubro, quando fomos contratadas e começamos a participar dos primeiros onboardings da empresa. Neste post, a gente quer contar um pouco sobre como está sendo iniciar a carreira em uma empresa tão grande em uma época de pandemia. A primeira coisa a dizer é que foi bastante surpreendente, pois a Concrete prezou bastante pelo nosso acolhimento, e isso ficou perceptível logo nos primeiros dias.

Antes, porém, de entrar nesse tema, vamos nos apresentar. Nós somos a Camila, a Renata e a Stephanie. Eu, Camila, sou formada em comércio exterior, mas estou estudando desenvolvimento nas linguagens de Java e Phyton desde o final de 2019, quando me apaixonei pela área. Eu, Renata, estou no meu primeiro emprego =) Estudo Sistemas de Informação na UFRN, participo do laboratório de inteligência computacional aplicada aos negócios (LABICAN) e do laboratório de Hidrografia, climatologia e cartografia (LAHICC), e sou communit leader do Potiguaras Valley, além de uma das organizadoras do TI<for>Girls. Eu, Stephanie, sou formada em engenharia de produção, mas há um ano decidi migrar para área de desenvolvimento web e agora, de novo, estou migrando para o desenvolvimento Android. Nas horas vagas sou professora particular de matemática do ensino fundamental.

Devemos dizer que fomos muito bem recebidas no capítulo de Android, tanto pelo gerente quanto pela dupla sertaneja… ops pelos líderes, Leandro e Leonardo (hahaha). Logo nos primeiros dias, nos desafiamos a dar alguns passos juntas rumo a nossa nova empreitada, porém a todo momento fomos acompanhadas por eles, que não mediram esforços para sanar nossas dúvidas ou encontrar alguém que pudesse nos ajudar.

Primeiro Desafio

Nosso primeiro desafio na área foi desenvolver um app no estilo “gift card” utilizando a linguagem Kotlin. A ideia é que o app mostrasse um cartão de feliz aniversário. Tivemos bastante ajuda do Bootcamp Kotlin da Google e dos nossos líderes, mas mesmo assim confessamos que não foi uma tarefa simples, pois não tínhamos nenhum conhecimento sobre a linguagem e nem sobre o Android Studio.

Mas conseguimos! E não satisfeitas apenas com o gift card, resolvemos sair um pouco da caixa e decidimos implementar algo que não estava nos exemplos que tivemos acesso até então. Para isso, utilizamos uma biblioteca externa. Mas como utilizar uma biblioteca sem conhecimento prévio?

Nós procuramos a documentação da linguagem, fomos a vários fóruns e assistimos muitos vídeos. A vantagem de estarmos em três (aquele time que todo mundo merece ter!) foi que cada uma pôde trazer materiais ricos em conteúdos, o que agregou mais ainda ao aprendizado de todas e fez com que conseguíssemos desenvolver o app.

Uma biblioteca é composta por subprogramas utilizados no desenvolvimento do software, podendo ser desde uma função de soma até layouts sofisticados. No nosso app utilizamos a lib Konfetti, que fazia confetes caírem quando o app era aberto. Foi assustador quando encontramos os desafios no meio da implementação, pórem como estivemos juntas e tivemos pessoas dispostas a nos ajudar, ficou bem menos complicado e mais divertido.

E agora? Próximos passos

Há alguns dias começou o nosso maior desafio até agora. Durante uma reunião com o líder, tivemos a ideia de criar um app que conecte as pessoas antes que elas iniciem suas jornadas dentro da Concrete. Nele, a pessoa vai poder efetuar o cadastro e especificar o capítulo do qual vai fazer parte, além de escrever uma breve descrição sobre si. Depois, na tela seguinte vai ser possível visualizar a apresentação/bio dos futuros colegas de trabalho.

Para desenvolver esse novo app, vamos precisar estudar e aplicar conceitos de layout, navegação entre telas (Navigation), persistência e listagem de dados, validação de campos e formulários, RecyclerView (lista) e tratamento de erros (porque eles já ocorreram e ainda vão ocorrer), entre vários outros que com certeza devem aparecer no caminho. Além disso, vamos começar a usar o GIT, que é uma ferramenta super importante para versionamento de códigos e permite que várias pessoas trabalhem no mesmo ambiente simultaneamente.

E isso é o que vivemos até agora. Sabemos que a caminhada será longa, mas temos certeza que estamos no melhor lugar para aprender e nos desenvolvermos dentro da área de Android. E se você também quer aprender junto com a gente, é só dar uma olhada aqui para saber mais sobre a Concrete e se candidatar a uma de nossas vagas. Vamos aprender juntas!

--

--