Vamos aprender juntos.

Iberê Borges
Dec 4, 2019 · 3 min read

Por que a gente acredita tanto nisso?

A essência da nossa história é aprender.

Nós aprendemos a ser ágeis lá em meados de 2005, quando ninguém ainda estava falando sobre isso aqui no Brasil. Já que o waterfall não era o nosso caminho, decidimos antes de todo mundo adotar somente agilidade no nosso jeito de trabalhar. Assim, passamos a construir os melhores produtos digitais do país, com engenharia robusta, sempre em busca da experiência ideal para os usuários e alinhados aos objetivos de negócio de nossos clientes. Aprendemos a fazer transformação digital, a trazer mais competitividade para o mercado brasileiro e, mais recentemente, aprendemos até a falar espanhol para poder compartilhar tudo que sabemos com nossos amigos latino-americanos. Se essa nossa caminhada de mais de 18 anos em terras brasileiras já nos levou tão longe, ainda somos jovens aventureiros nas casas de nossos vizinhos — e sabe como enxergamos isso? Como novas oportunidades!

Além da chance de uma experiência no exterior (e vem vindo mais delas por aí, geograficamente cada vez mais distantes), o que nos seduz é a oportunidade de novas experiências. Sabemos que aprendemos mais em ambientes complexos, somos resilientes. Mais do que isso, somos antifrágeis. A orelha do livro de Nassim Nicholas Taleb já entrega: nos beneficiamos com o caos. Sabemos assim que, claro, são as maiores empresas, com os maiores desafios, que mais vão precisar da gente. E não há dificuldade que se compare à nossa capacidade de aprender e de transformar, principalmente quando estamos juntos.

Somos um time de times — nossos desafios, aprendizados e vitórias são compartilhados. Aprendemos com cada um que passou por aqui e a cada dia aprendemos mais com aqueles que estão do nosso lado. Entendemos, desde sempre, que a evolução de cada indivíduo acompanha a evolução do conjunto e que assim somos mais fortes.

A multidisciplinaridade de nossos times nos coloca diariamente em contato com coisas que não conhecemos e o nosso DNA de compartilhamento, naturalmente, faz com que a gente conheça um pouco mais sobre esses novos mundos diariamente. Nossos capítulos, como são chamados os diferentes grupos de conhecimento da empresa, são incentivados constantemente a trocar conhecimento e aprendizados. Além disso, nossa autonomia nos permite tomar decisões para responder rápido às mudanças e assim garantir mais valor em nossas entregas continuamente — é o nosso jeito empírico, iterativo e incremental de fazer produtos e também de crescer.

Como bons consultores sabemos que esse ciclo não termina. Para estar à frente, nós temos que continuar buscando novas possibilidades, novos caminhos e, claro, novos erros. Quando a gente erra, a gente aprende. Não acreditamos em uma cultura punitiva, inclusive, tratamos da nossa cultura como um produto, sempre inspecionando, adaptando e também aprendendo — nossa cultura melhora a cada dia, pois se adequa ao que a gente realmente é e nos inspira para aquilo que queremos ser.

E o que queremos ser?
Nossa busca por ambientes mais saudáveis, colaborativos, com a maior diversidade de pessoas, para construir os melhores produtos digitais do Brasil e da América Latina é constante e desafiadora. E precisamos mais pessoas para encarar isso com a gente. A cada uma que chega, é uma nova oportunidade para nos tornarmos ainda melhores.

Você topa esse desafio?
Vamos aprender juntos.

Venha trabalhar com a gente! :)

Estamos sempre crescendo nossos times. Dê uma olhada em nosso site, conheça um pouco mais da Concrete e candidate-se a uma de nossas vagas: https://bit.ly/vamosaprenderjuntos

Concrete

Iberê Borges

Written by

Um designer que, após anos construindo produtos para empresas e usuários, fez da relação empresa e usuários o seu produto.

Concrete

Concrete

Nós desenvolvemos produtos digitais com inovação, agilidade e excelentes práticas, para que o mercado brasileiro e latino-americano acompanhe a velocidade do mercado digital mundial.

More From Medium

More on Artigos from Concrete

More on Artigos from Concrete

Era uma vez… uma Daily!

Apr 2 · 7 min read

20

More on Artigos from Concrete

More on Artigos from Concrete

Prodcast #6 — Entretenimento

Apr 1 · 1 min read

17

More on Artigos from Concrete

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade