Data Science na Educação

Priscilla Nascimento Santos
conectadados
Published in
3 min readFeb 25, 2020
https://pixabay.com/pt/photos/aprenda-escola-estudante-matem%C3%A1tica-1996845/

Como a ciência de dados pode melhorar a Educação

Você já deve ter ouvido falar em Data Science ou ciência dos dados?

Atualmente, produzimos milhões de informações durante nosso dia a dia. Seja através de uma simples pesquisa no Google ou respondendo emails com Landing pages (páginas utilizadas em Marketing Digital para capturar dados de usuário com o seu consentimento). Estamos conectados o tempo todo, seja através de seu smartphone ou com aquele smartwach armazenando informações sobre seu peso, atividades, pressão e etc.

Essas informações são utilizadas por ferramentas para explorar nossas preferências para sugerir produtos, personalizar ambientes, entre outros. Você já percebeu que após realizar uma pesquisa no Google sobre algum produto, daqui a alguns minutos seu e-mail pode estar recheado de informações sobre aquele produto. Até mesmo, sem realizar nenhuma pesquisa, algumas ferramentas utilizam nossas preferências para oferecer algum produto ou serviço que não sabíamos de sua existência.

Tudo isso, é possível por meio de técnicas de manipulação de dados e todos os setores estão se beneficiando desses recursos para fornecer ao cliente a melhor experiência.

https://pixabay.com/pt/photos/escrit%C3%B3rio-neg%C3%B3cios-contador-620822/

E a Educação, mudou?

A educação é um setor que está em constante evolução! Hoje contamos com diversas tecnologias e metodologias: Aprendizagem invertida, realidade aumentada, educação 4.0, educação Maker, entre outras. Se você é um educador com certeza já ouviu alguns desses termos.

Assim como os demais setores, a educação também se rendeu à ciência de dados. Atualmente, estamos utilizando informações dos alunos para recomendar recursos em um AVA, receber alertas sobre evasão de alunos entre outros. Será que a ciência dos dados em sua essência pode auxiliar o aluno em um contexto multidisciplinar? Sim, em alguns países estão incluindo a estatística e a ciência dos dados na sua grade curricular. Em Los Angeles, os estudantes podem optar por álgebra ou ciência de dados. Essas ações estão disseminando a ciência de dados e proporcionando aos estudantes contato com uma visão crítica e analítica. Estamos lapidando os futuros profissionais de ciência de dados!

Quais os benefícios da Ciência dos Dados na Educação?

Um dos grandes benefícios do Data Science é possibilitar o monitoramento dos alunos. Através de dados educacionais é possível acompanhar a trajetória do aluno com o objetivo de analisar o desenvolvimento dos alunos. Com isso, a plataforma pode oferecer ao aluno conteúdos adequados ao seu perfil, identificando suas lacunas e suas potencialidades, oferecendo uma trilha de aprendizagem para auxiliar o aluno.

Assim surgem os sistemas adaptativos, buscando oferecer ao usuário: recursos, trilhas de aprendizagem de acordo com sua trajetória em uma AVA(ambiente virtual de aprendizagem). Com o crescimento de inúmeras possibilidades em EAD, é notório o crescimento de AVAs que proporcionam ao aluno essa experiência: trazer uma aprendizagem individualizada, respeitando suas características pessoais e de aprendizagem. Além disso, a ciência de dados pode beneficiar a comunidade acadêmica que pode obter estatísticas sobre seus alunos, traçar perfis e projetar melhorias no processo pedagógico.

https://pixabay.com/pt/illustrations/marca-marcador-m%C3%A3o-escrever-516277/

Espero que tenha gostado! :)

Linkedin: Priscilla Nascimento Santos

Medium: Priscilla Santos

Conheça mais projetos de Data Science, no meu Github: https://github.com/prisantos

--

--