10 Pontos que merecem ser compartilhados #12

Se for para reclamar, que o façamos com critérios e informação.

--

Toda semana compartilho nesta publicação uma seleção de links diversos que acho que valem a pena serem espalhados. E faço o mesmo com livros uma vez por mês através da newsletterRecomendações de Leitura

Olá. De volta com os links nesse final de feriado prolongado. Se você se jogou na folia como se não houvesse amanhã ou se ficou em casa aproveitando o sossego e o descanso, só espero que tenha aproveitado bem à sua maneira.

Fiquei com o pessoal do segundo bloco. Passei esses 4 dias em casa, entre outros motivos, porque nem curto mais o carnaval tanto assim. Mas um feriadão prolongado é sempre bom.

Não curto mais o carnaval como um dia já curti por uma série de motivos, mas definitivamente não é por achar que ele atrasa a economia como muitos reclamam.

Aliás, tem muita gente que só reclama — não só do carnaval mas de qualquer coisa — por reclamar, sem o mínimo de informação e critério.

Por favor, não seja um desses. Vamos aos links.

Links

1. Um lema pra viver. Nunca reclame; Nunca se explique.

2. De forma muito sagaz e bem humorada, o Startup da Real começou como um perfil no Twitter — pelos menos foi assim que conheci — com o objetivo de revelar os bastidores do teatro do empreendedorismo e criticando todo esse discurso startupeiro que tenta vender esse empreendedorismo de palco como um produto. Além do Twitter, possui também um perfil aqui no Medium com diversos ótimos textos. Hoje, destaco esse sobre os entusiastas do sucesso que sempre arrumam um jeito de criticar o Carnaval pelo impacto que este causaria na produtividade e economia do Brasil.

3. Pra você que não via a hora do carnaval chegar pra dar um tempo no trabalho e já terminou esse feriado sonhando com o próximo, segue esse texto bem honesto do Alberto Brandão sobre aqueles que estão cansados de trabalhar, pra mostrar que não existe nada demais em querer um descanso.

4. A virtude não está apenas no trabalho mas também no ócio. É o que aprendemos nessa aula sobre o Bertrand Russel, pensador com ideias que mais se aproximam das minhas, segundo o valioso e preciso teste de Facebook “De qual grande pensador se aproximam suas ideias?” (Sim, eu faço alguns desses testes de Facebook, pode me julgar).

5. Aprender pela experiência tem muito valor. Mas a vida é muito curta pra aprender tudo somente através dela. “Por mais experiências que uma vida bem vivida possa dar, esse saber particular torna-se minúsculo, comparado com meia dúzia de prateleiras de uma boa biblioteca”. Excelente texto do Marcos Vinícius Almeida sobre o valor da leitura, da imaginação e da reflexão no aprendizado.

6. James Altucher costuma dizer que é difícil se lembrar de mais de 1% de um livro na primeira leitura. Pra que ler muito se no fim das contas nos lembraremos de muito pouco? Pra desenvolver nossos modelos mentais que nos ajudam a entender melhor o mundo e tomar melhores decisões.

7..Muito aprendizado e identificação com a experiência relatada pelo Nivaldo Gomes no ótimo texto “2017 em crise e o que eu aprendi com ele”.

8. Ter uma direção é essencial mas é perfeitamente normal não saber exatamente o que quer fazer da vida. E se realmente não sabe, aprenda e aprimore essas 7 habilidades universais.

9. O fascinante Jordan B. Peterson — que se ainda não conhece, recomendo fortemente uma pesquisa — responde quais são as coisas mais valiosas que todos deveriam saber.

10. Feriadão foi de muito filme por aqui. Assisti e recomendo alguns dos concorrentes ao Oscar 2018: O Destino de uma Nação e Dunkirk — se possível assista os dois em sequência — e Três Anúncios para um Crime. Também assisti e recomendo Brooklyn (indicado ao Oscar 2016) e Estrelas Além do Tempo (indicado ao Oscar 2017).

Se gostou, compartilhe.

Se você conhece alguém que curtiria esses links, compartilhe com eles.

E não esqueça de deixar aquelas Palmas pra me apoiar e ajudar outras pessoas acharem esse tipo de conteúdo.

--

--

Edgar Oliveira

Construindo uma web menos hostil e mais cheio de possibilidades de conhecimento através da Conectando Pontos: https://conectandopontos.substack.com/