Photo by Tom Hermans on Unsplash

As leituras de Junho/18

Lições de Física e História, uma Sci-Fi das melhores e um auto-ajuda bem honesto.

--

Toda semana compartilho nesta publicação uma seleção de links diversos que acho que valem a pena serem espalhados. E faço o mesmo com livros uma vez por mês através da newsletterRecomendações de Leitura

“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro” ~ Henry David Thoreau

Minha meta de leitura pra 2018 são 40 livros. Aqui, neste espaço, compartilho meu progresso e deixo minha lista de leitura mensal com comentários sobre cada livro lido no período.

(Os meses anteriores estão aqui → Janeiro|Fevereiro|Março|Abril|Maio)

Você que gosta de ler ou que busca incorporar esse hábito, pode filtrar quais sugestões mais te interessam, além de ter alguém pra conversar e compartilhar também o seu progresso e suas impressões.

Portanto, pode usar os comentários a vontade pra opinar sobre os livros que listei e já leu, compartilhar suas experiências e claro, me recomendar mais livros.

(Se quiser receber essas sugestões de leitura e trocar mais uma ideia através de e-mail, se cadastre na lista → Recomendações de Leitura)

Já passamos da metade do ano e, se continuar nesse ritmo, pelo menos a meta de leitura conseguirei atingir.

Porém, mais do que quantidade, estipulei no início do ano que gostaria de colocar mais qualidade nas minhas leituras, além de conseguir extrair melhor o conteúdo do que lia.

Isso passava por escolher livros melhores e escrever, discutir e aplicar mais o que lia. Pelo menos a primeira parte, sobre as escolhas, acertei em cheio nesse último mês. Foram quatro leituras realmente muito boas.

No resto, sigo evoluindo, muito graças as interações cada vez mais constantes que surgem através da newsletter e destas publicações.

Abaixo, as leituras de Junho:

Sete Breves Lições de Física ~ Carlo Rovelli

Basicamente, a Física lida com os fenômenos naturais que nos rodeiam. Cada aspecto de nossa vida diária é tocado pelos princípios da física. Como escrevi no último texto, acredito ser primordial começar pelo básico e entender profundamente os princípios fundamentais de qualquer assunto que esteja interessado.

Entender a vida, logo, passa por entender os princípios da Física. Sem falar que sempre gostei de assuntos ligados ao surgimento e funcionamento do Universo, exploração espacial, vida extraterrestre, etc.

Quando vi esse livro citado em um podcast não pude deixar de me interessar. O livro é uma introdução a física moderna, que mostra as principais revoluções científicas que transformaram o século XX e XXI. É considerado um livro para leigos e cumpre muito bem essa função sem deixar de ser muito proveitoso também pra quem já teve contato prévio com o assunto.

O físico italiano Carlo Rovelli explica as principais teorias da física moderna de maneira simples, porém de forma muito didática, poética e até filosófica. Fiquei completamente fascinado pelo livro e só achei ruim o fato dele ser muito curto. Se não gostava das aulas de física na escola, leia esse livro. Se gostava e ainda se interessa pelo assunto, leia esse livro.

O Problema dos Três Corpos ~ Cixin Liu

“China, final dos anos 1960. Enquanto o país inteiro está sendo devastado pela violência da Revolução Cultural, um pequeno grupo de astrofísicos, militares e engenheiros começa um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres.” Esse é o início da sinopse do livro e depois de tudo que escrevi sobre a primeira recomendação acima, fica fácil saber porque me interessei por ele.

Pra atiçar ainda mais minha curiosidade, o livro foi o vencedor do Prêmio Hugo 2015 — o primeiro de um escritor fora do eixo EUA/Inglaterra — que é entregue anualmente para os melhores trabalhos e realizações de fantasia ou ficção científica do ano anterior.

Achei o livro obrigatório pra todo fã de ficção científica. Une temas como física e astronomia, revolução cultural chinesa, mistério alienígena, destino da humanidade, tudo isso fugindo de muitos clichês. Curti muito, muito mesmo, apesar de as vezes, as explicações científicas serem meio complexas e prolixas. Mas nada que deixe o livro menos instigante, profundo e até perturbador.

O Problema dos Três Corpos é o primeiro livro de uma trilogia, e uma versão para o cinema já está em andamento. Além do primeiro, o segundo livro também já tem tradução para o português, “A Floresta Sombria”.

Sobre a Tirania: Vinte lições do século XX para o presente ~ Timothy Snyder

Já comentei em recomendações anteriores sobre meu desejo cada vez maior de ler e aprender mais sobre a História e usá-la como guia , principalmente em momentos de crise. O livro é curto e surgiu com base numa postagem do Facebook do autor logo após a vitória de Donald Trump nas eleições norte americanas. A postagem começava assim: “Não somos mais sábios do que os europeus que viram a democracia dar lugar ao fascismo, ao nazismo ou ao comunismo no século XX. Nossa única vantagem é poder aprender com a experiência deles”

Com o sucesso do post, Timothy Snyder o transformou em livro, onde cada capítulo conta com uma das 20 lições que deveríamos seguir para evitar que tempos sombrios de outras épocas voltem a tona. Sempre fazendo analogias do momento presente a décadas passadas do século XX. Gostei por ser uma leitura rápida, direta ao ponto e com o conteúdo de cada lição bem útil.

A leitura só aumentou minha vontade por ler mais sobre a história, não só antiga como mais recente. E ainda terminou com as seguintes linhas: “Uma coisa é certa: se os jovens não começarem a fazer história, os políticos da eternidade e da inevitabilidade a destruirão. E, para fazer história, os jovens terão de conhecê-la um pouco. Isso não é o fim, mas um começo.”

A Sutil Arte de Ligar o F*da-Se ~ Mark Manson

Mark Manson ficou conhecido por aqui graças a esta carta aberta ao Brasil. Apesar das polêmicas a respeito daquele artigo, passei a acompanhar seus textos mais de perto e sempre gostei da forma como escrevia. De maneira bem humorada, porém sempre direto e reto, apesar do tom um pouco de auto-ajuda.

E a primeira impressão que se tem ao pesquisar um pouco sobre o livro é de que ele não passa disso. Mais uma dessas obras de auto-ajuda barata. Mas não se deixe enganar pelo título e por todo o hype em torno do livro, que virou um best-seller.

O que torna o livro bem original é a franqueza do Mark, que se coloca como um amigo honesto e te mostra sem querer ser pretensioso e sem frescuras, que a vida é uma interminável sequência de problemas e o segredo é escolher os problemas que valem a pena. A sutil arte não é sobre ligar o f*da-se pra tudo, mas saber escolher os problemas que realmente importam, lidar com eles de peito aberto, esquecer os que não vão trazer retorno aos seus objetivos ou que você não pode controlar e assumir responsabilidade por tudo que acontece na sua vida, não importa de quem seja a culpa.

Pra quem já está acostumado com bons livros de desenvolvimento pessoal, não tem tanta coisa nova, vale mais pela forma honesta como o autor escreve. E além disso, como disse George Orwell: “enxergar o que está diante do nariz, exige uma luta constante”. Pode não ser um livro que mude sua vida, mas com certeza ajuda muito nessa luta.

Se gostou, compartilhe

Se você curtiu as recomendações, não esqueça de dar claps no texto e compartilhar com quem pode se interessar.

E assine a newsletter Recomendações de Leitura para mais recomendações como essas.

--

--

Edgar Oliveira

Construindo uma web menos hostil e mais cheio de possibilidades de conhecimento através da Conectando Pontos: https://conectandopontos.substack.com/