INFLUENCIADORES DIGITAIS E MARCAS COMERCIAIS:

Tatiana Felício
Conecte-se
Published in
6 min readNov 8, 2022

A CAPACIDADE DE GERAR CAPITAL MONETÁRIO ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS

Vivemos numa sociedade cada vez mais digital, onde grande parte do nosso tempo é passado no mundo online, sendo que a principal razão que podemos apontar como causa deste facto, é a evolução que se tem vindo a verificar na Internet. Face a esta realidade virtual, as marcas têm-se vindo a defrontar com uma constante necessidade de se adaptarem às novas formas de comunicar, e nesse contexto importa ressaltar a relevância das redes sociais.

Vistas, atualmente, como poderosos instrumentos comunicacionais, as redes sociais, vieram restruturar a sociedade contemporânea e recriar a interação entre pessoas, marcas e organizações (Vieira, 2019). Como sabemos, o número de utilizadores da Internet tem vindo a aumentar, em conjunto com as novas tecnologias de informação. Este avanço significativo, possibilitou uma maior criação e divulgação de conteúdo para diferentes públicos em diferentes lugares ao mesmo tempo (NASCIMENTO, 2018).

Com toda a evolução tecnológica e do próprio consumidor, o marketing também teve se de adaptar, as marcas querem atrair a atenção dos compradores da melhor forma possível e com o aparecimento das redes sociais, o acesso a informações acerca de produtos e tendências tornou-se muito mais acessível. A juntar a tudo isso, as redes sociais permitem uma maior partilha de informação, opiniões e experiências entre os consumidores, que hoje em dia, estão conectados ao mundo digital a toda à hora.

É notório que, nos dias que correm, a sociedade está gradativamente mais ligada às plataformas online através das redes sociais sendo, assim, quase impossível negar o seu poder para criar comunidades mais facilmente influenciáveis, e é exatamente nesse sentido que aparecem os chamados, influenciadores digitais (Vieira, 2019).

Todos nós já ouvimos falar de, influenciadores digitais ou criadores de conteúdo, mas não é demais destacar que estes assumem, um papel fundamental enquanto elementos presentes nas estratégias de comunicação e marketing de muitas empresas e marcas. Os influencers atuam, maioritariamente, principalmente no Instagram, Youtube e TikTok, e apresentam mecanismos que aumentam a notoriedade das marcas, fazendo com que as mesmas sejam reconhecidas e adoradas pelos seus seguidores e fãs. Os influenciadores são capazes, não só de atrair o público de uma determinada marca como também de atingir outros públicos, aos quais a marca em questão não iria chegar sozinha, dando assim a hipótese desta ser dada a conhecer a muitas mais pessoas do que se estaria à espera. Desta forma, os influenciadores digitais tornam-se entidades capazes de transformar as estratégias e planos de investimento publicitário por possuírem força suficiente para influenciar os seus seguidores a adquirir um determinado produto ou a preferir uma determinada marca em detrimento de outra (Vieira, 2019).

Assim, as marcas assumem o alcance que os influenciadores têm nas decisões e opiniões dos consumidores e começam a encará-los como aliados. O digital aparece como um meio que possibilita às marcas reinventar a suas estratégias de comunicação e marketing. As novas plataformas online apresentam benefícios infindáveis para as empresas porque permitem uma contacto direto e imediato com o público consumidor, associando-se aos criadores de conteúdo digital para atingirem possíveis compradores dos seus produtos (Vieira, 2019).

Desta forma, os influenciadores digitais assumem uma importância tão elevada para o sucesso das campanhas publicitárias de marcas e empresas, que hoje em dia, já conseguem gerar a maior parte do seu capital social e monetário através da criação de conteúdo para as suas plataformas online, pois são solicitados e contactados, por diferentes empresas e marcas com o intuito de realizaram parcerias publicitárias, muitas vezes pagas a custos relativamente elevados.

No que toca ao capital social nas plataformas online, podemos distinguir a reputação, a popularidade e a autoridade, na medida em que cada uma delas representa um elo de ligação entre o influenciador e o seu seguidor. A reputação está relacionada com a impressão que os outros têm sobre o criador de conteúdo em questão; a popularidade diz respeito à posição desse indivíduo na sua plataforma digital/rede social, na medida em que, quanto mais seguidores, maior a popularidade e influência; sobre a autoridade é de notar que é este o fator que mede a influência, uma vez que está ligada à reputação e gera conversações no ambiente virtual (NASCIMENTO, 2018).

Um exemplo de influenciadora de conteúdo digital de sucesso, é a portuguesa Helena Coelho que tem, atualmente, 678.000 seguidores no Instagram e 230.000 subscritores no Youtube, sendo uma das influencers de Portugal que apresenta um maior número de parcerias com marcas e empresas de diferentes tipos de produtos, tendo sido inclusive embaixadora de marcas como a Calzedonia, modelo de campanhas e capas de revista da Women’s Health, e tendo, mais recentemente, criado a sua própria marca AURA.

Figura 1 — Publicação de Helena Coelho no Instagram sobre a sua marca “AURA”

Importa referir que conteúdo desta influenciadora portuguesa é mais direcionado para o público feminino, através de publicações relacionadas com moda, hairstyle, maquilhagem lifestyle, hábitos saudáveis como alimentação saudável e prática de exercício físico, e mais recentemente maternidade.

Figura 2 — Publicação Publicitária de Helena Coelho no Instagram sobre os discos de algodão LastRound

Helena Coelho é uma das criadores de conteúdo digital que mais cresceu em Portugal nos últimos anos. Como referido acima foi capa da revista Woman’s Health duas vezes, tendo sido a primeira vez em 2020, onde mostrou nitidamente as transformações corporais e a sua evolução a nível físico. Esta capa de 2020 foi a mais vendida de sempre, com duas edições rapidamente esgotadas o que demonstrou, mais uma vez, a legião de admiradores que Helena Coelho possui.

Figura 3 — Capa de 2020 da Woman’s Health com Helena Coelho

Helena começou o seu percurso no digital com um blogue e hoje é solicitada por inúmeras empresas e marcas como Corine de Farme, One Watches, DROPE, Amazon, DepilConcept, Nivea, Nyx, Sephora, Clinique Portugal, Quem Disse, Berenice? — Europa, e muitas outras.

Após ter sido mãe, Helena começou a surgir acompanhada da sua filha Íris em algumas campanhas publicitárias, nomeadamente da Dodot, Nestle, Bepanthene, entre outras, tendo inclusivamente feito sua segunda capa da Woman’s Health com a pequena menina.

Figura 4 — Publicação Publicitária de Helena Coelho e da filha no Instagram

Para além do claro lucro monetário que a criadora de conteúdo digital consegue adquirir através de parcerias com marcas como as acima referidas, o seu núcleo de fãs e seguidores faz esgotar quase instantaneamente os produtos que a mesma publicita. Toda esta influencia levou a jovem mulher para o mundo da televisão tendo sido apresentadora do programa “VivaVida”.

Helena Coelho é um excelente exemplo da temática abordada neste artigo, visto que é uma das criadores de conteúdo digital mais bem sucedida em Portugal, que apresenta uma das maiores comunidades de fãs que garantem o sucesso de vendas dos produtos que a mesma divulga e que fazem com que as empresas tenham, cada vez mais, o objetivo de se associar a ela. Helena cria uma relação de proximidade e segurança com os consumidores, transmitindo-lhes a confiança necessária para os levar a adquirir determinados produtos. É graças ao seu núcleo de seguidores que consegue ser vista como uma referência por muitas marcas e empresas que aumentam a quantidade de trabalhos em parceria com ela e que lhe permite continuar a gerar mais lucros e vantagens para a sua vida pessoal e profissional. Não é por acaso que os produtos aos quais esta influenciadora está associada esgotam, assim como não é por acaso que mais empresas a trabalhem com ela.

TRABALHO DE : Tatiana Felício (a64369); Tomás Alves (a64221)

--

--