Convite ao Leitor

Liberdade, ainda que tardia: na literatura, na imprensa, na vida. Liberdade para dar voz às múltiplas vozes. Esse é o mote do “Conexão Biblioteca” dos meses de maio e junho de 2016, que traz, na data em que se celebra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (05 de maio), reflexões sobre a atuação dos veículos de comunicação no Brasil.

Na página 03, um trecho do livro “As meninas”, de Lygia Fagundes Telles, deixa um convite à leitura de uma obra que, felizmente, passou despercebida pela censura no período da Ditadura Militar e traz importantes temas como a tortura e a repressão.

As mudanças na educação decorrentes dos anos de chumbo marcam também o início das histórias das bibliotecas da Física, Química e do Instituto de Ciências Exatas, contada na matéria “Equacionando diferentes trajetórias”. E, para encerrar as reflexões desta edição, uma matéria questiona a igualdade de gênero na escrita, com relatos de preconceitos vivenciados por escritoras e experiências de um grupo que convida todos a lerem mais obras escritas por mulheres. Afinal, “no último ano, quantas escritoras você leu?”.

Em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa, o “Conexão” também faz um convite à leitura de obras de escritoras e escritores de todos os países que falam o idioma: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

O informativo traz, ainda, dicas de filmes baseados em uma obra clássica da literatura brasileira, informações sobre exposições e eventos da UFMG e destaca a importância de se preservar a memória do Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais, cuja 48ª edição já se aproxima! Boa leitura!

Carla Pedrosa, coordenadora da Divisão de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFMG

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.