Utilizando Design para gerar impacto na saúde

Denilson Silva
conexadesign
Published in
6 min readSep 2, 2021

Um breve relato sobre a importância de usar o Design como ferramenta de inovação e o desenvolvimento de times comprometidos com entregas de qualidade

Em setembro de 2021, completo um ano de Conexa Saúde. Foram 365 dias, aproximadamente 2.288 horas de muita aprendizagem e descoberta à frente dos times de Design e Produto da maior empresa de cuidado digital da América Latina.

Aqui, neste texto, vou descrever um pouco deste cenário desafiador que reflete, não só na qualidade de entrega do produto, como também no impacto que geramos a mais de 3 milhões de pacientes que utilizaram (e vem utilizando) nossa plataforma de telessaúde durante a pandemia de COVID-19.

Nos últimos anos, aprendi que devemos ajudar nosso time a desenvolver o pensamento crítico. Ter, na prática, uma consciência construtiva. Essa habilidade contribui para ampliar perspectivas, ou seja, transcende o indivíduo, o coletivo e o tempo. Conecta-se à questão de criar um propósito positivo e vivo para todo o ecossistema.

Acredito que, quando lideramos um time, é nosso papel criar organismos plurais e diversamente positivos, para evitar organizações complexas.

A palavra organizar, aliás, está relacionada a compor uma estrutura. Neste caso, falo de uma estrutura para dar suporte à ideias e iniciativas que vão permitir que o conhecimento técnico escale facilmente. O objetivo, na prática, é contribuir para que a organização se torne orgânica, com espaço para utilizar metodologias como suporte, e não como regra.

Grupo Conexa e Conexa Saúde

Antes de seguir, quero explicar um pouco da composição do Grupo Conexa. Hoje, nosso grupo é composto por três empresas: Conexa Saúde, iMedicina e Psicologia Viva.

O destaque para este texto, porém, é para a Conexa Saúde, plataforma que conecta profissionais de saúde e pacientes, sejam de empresas que contratam nossos serviços de telessaúde ou de operadoras de saúde (White Label). Temos ainda uma segunda marca, docpass, voltada para o usuário final (B2C).

Na Conexa, somos especialistas em cuidado digital integrado. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde de qualidade e, assim, levar atendimento médico, psicológico e nutricional a todos os cantos do Brasil e do mundo.

Com base na tecnologia e na inteligência de dados, já somos o maior grupo de saúde da América Latina. Gerenciamos mais de 6,5 milhões de pacientes com apoio de 48 mil profissionais de saúde, em 23 especialidades.

Video institucional Conexa Saúde

Saúde e cuidado nunca estiveram tão presentes em nossas vidas como nos dias atuais. Trabalhar em uma empresa desse segmento, para mim, é uma oportunidade única e um desafio imenso. Temos a oportunidade de impactar centenas de pessoas diariamente, por meio da lente do Design. Uma lente humanizada, orientada pelas necessidades das pessoas, questionadora e com olhar sistêmico.

O Desafio

Acredito que o propósito da Conexa é, no mínimo, empolgante.
No primeiro momento, meu desafio foi validar a maturidade e mentalidade de Design e colocá-lo intrinsecamente presente nas tomadas de decisão da empresa.

Inicialmente, éramos 4 designers. Em pouco tempo, o time cresceu, assim como nosso senso de pertencimento como núcleo diretamente ligado ao alcance de sucesso e inovação da companhia.

Após o diagnóstico sobre a maturidade do time de Design X Produto, pontuamos 5 principais desafios para trabalhar no primeiro ano:

1. Estruturação do time de Design;
2. Aumentar a maturidade do Chapter;
3. Criar consistência visual e de conteúdo no produto;
4. Otimizar a experiência das pessoas usuárias;
5. Trazer sinergia para o tripé da plataforma (Design, Engenharia e Produto).

Maturidade do time de Design da Conexa
Maturidade do time de Design da Conexa

1- Estruturação do time de Design

Para criar o Path de carreira do Grupo Conexa, nos inspiramos em estratégias já utilizadas por empresas semelhantes do mercado, além de artigos, livros e o conhecimento do próprio time.

A equipe também participou ativamente desta construção, e contribuiu para tornar a estrutura ampla e alinhada às expectativas da empresa e dos designers.

Path de carreira em Y desenhado para o grupo Conexa
Path de carreira em Y desenhado para o grupo Conexa

2 - Aumentar a maturidade do Chapter

Este é o momento em que os times de Design do Grupo Conexa se encontram. Como escrevi acima, somos em três empresas: Conexa&Docpass, Psicologia Viva e iMed

O Chapter tem encontros semanais para discutir assuntos como:
→ Fomentar cultura Customer Centric do Design;
→ Zelar pelo desenvolvimento de carreiras e subir a barra do time;
→ Fortalecer nosso employer branding para atração de talentos;
→ Abordar o desenvolvimento de Soft Skills;
→ Cuidar da saúde mental do time e criar espaços de respiro e descontração.

Algumas iniciativas do time de Design
Algumas iniciativas do time de Design

3 - Criar consistência visual e de conteúdo no produto

Com o crescimento do Grupo Conexa, sentimos a necessidade de criar um Design System para dar velocidade aos testes e validar hipóteses direto com as pessoas usuárias, além de gerar consistência na plataforma.

Para desenvolver o Hero, o Design System da Conexa, realizamos, em 2020, atividades de imersão com o time de Design. Com este exercício, construímos os princípios do DS e desenvolvemos os primeiros componentes.

O Hero tem, hoje, um repositório que atende todo o grupo e cresce a cada dia com novos elementos.

Imagens do Hero, nosso Design System

E, para cuidar da consistência verbal, estamos desenvolvendo um guia de escrita, que vai ajudar não só o time de Design, mas também todas as áreas da Conexa Saúde.

Wanda, guai de escrita
Wanda, guia de escrita

4 - Otimizar a experiência do usuário

O resultado das ações gerou um time comprometido com a qualidade das entregas e com autonomia para tomar boas decisões em prol da empresa e do grupo. Nos orientamos por dados e por pesquisas realizadas com nossos usuários.

Analisamos, todos os dias, os dashboards com indicadores para mapear como vamos ajudar o time de Produto a priorizar features que vão gerar impactos positivos no negócio e, claro, para os clientes e pessoas usuárias.

5 - Trazer sinergia para o tripé da plataforma: Design, Engenharia e Produto.

A partir dos avanços que tivemos no time de Design, não somente no aumento de maturidade, mas também com profundidade de conhecimento, conseguimos equilibrar o tripé.

Atualmente, temos Designers e Produteiros focados no discovery de novas funcionalidades e melhorias da plataforma, tanto para pacientes quanto profissionais de saúde.

Na parte de Engenharia, nossos Devs, além de entregar um código de qualidade, têm o desafio de inovar com velocidade e gerar impacto.

Reflexões finais

O caminho é longo, empolgante e, às vezes, aterrorizante por conta da sua dimensão e propósito. Mas, como já diza o Grande Mestre Yoda: “Difícil de ver. Sempre em movimento está o Futuro”.

Independente do desafio, tenho certeza que o time e a estrutura que estamos construindo vão impactar centenas de milhares de vidas ao longo do processo.

Quando falamos em transformar o acesso à saúde, são histórias como estas que queremos contar, são provocações e divergências como estas que queremos ter.

E, por fim, convergir os aprendizados e resolver os problemas complexos que temos pela frente.

Continue acompanhando nosso medium para conhecer no detalhe os desafios do dia dia de como estamos gerando impactos relevantes na saúde.

Quer trabalhar conosco? Veja todas as oportunidades
https://conexasaude.gupy.io/

Agradecimento especial para Talita González que me ajudou muito com o texto.

--

--

Denilson Silva
conexadesign

Líder em Design que ama escrever e compartilhar conhecimento, meu propósito é encontrar e ajudar os líderes que trabalharão para gerar impacto no ecossistema.