Guilherme Boulos (PSOL)
O principal líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) nasceu em São Paulo em junho de 1982. É formado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, além de ter estudado Psicanálise.
Desde os 15 anos, Boulos já vivia na militância. Engajado em movimentos sociais em prol da igualdade de direitos, ele não poupa esforços nem críticas quando se refere ao governo atual.
Boulos filiou-se ao PSOL em 2018 como pré-candidato à presidência da República, o que o torna o mais jovem da história a ocupar essa posição. A vice da chapa, intitulada de ‘copresidenta’, é a líder indígena Sônia Guajajara. O partido fará coligação com o PCB.
No dia 22 de maio, os dois estiveram presentes ao lançamento da plataforma do PSOL e do manifesto em apoio à sua candidatura. No evento, Boulos defendeu a importância de enfrentar as desigualdades para mudar efetivamente o país.
O manifesto começa com quatro palavras que sumarizam as intenções da chapa: “Terra, teto, trabalho e liberdade”. Seguido de discursos sobre distribuição justa de renda, o documento ainda critica os políticos atuais: “Essa ofensiva conservadora é, antes de tudo, um ato de desespero, pois a verdadeira força está do nosso lado”.
O PSOL foi fundado em 2004 e obteve registro na Justiça Eleitoral no ano seguinte. Sua criação teve base em dissidências do Partido dos Trabalhadores (PT), que não concordavam com os rumos do partido.