João Amoêdo (Novo)

Confirma ESPM
ConfirmaESPM
Published in
2 min readAug 22, 2018

Com 55 anos, nasceu no Rio de Janeiro onde trabalhou como engenheiro e administrador em empresas como Citibank, Unibanco e BBA-Itaú, onde chegou a ser membro do conselho administrativo. Ele rejeita, contudo, o rótulo de “candidato do mercado financeiro” e, durante a convenção do partido que ratificou sua candidatura, disse que deseja ser um “servidor da população”. Sua primeira atuação política foi como fundador do Partido Novo. Deixou a liderança do partido em junho de 2017 para lançar a candidatura à Presidência da República.

Posiciona-se a favor do porte de armas, defende a privatização de serviços públicos no país, diminuição das cargas tributárias e diminuição dos gastos do governo. E é contra a legalização do aborto e a descriminalização das drogas.

O cantidato tem viajado o país para fazer palestras na tentativa de tornar-se mais popular. Conta com o apoio de profissionais liberais, de economistas que ocuparam cargos importantes no governo de FHC, como Gustavo Franco, e do ex-treinador de vôlei Bernardinho. O candidato a vice na chapa será o professor universitário Christian Lohbauer, também do Partido Novo.

O Partido Novo foi criado em 2011 por 181 pessoas sem carreira política. Teve seu registro aceito no TSE em 2015, sendo o 33° partido em atuação autorizado a ter filiados. Uma característica é que não usa recursos públicos para se manter, pois se estabelece através dos filiados e doações, sem intenção de usar o fundo partidário em suas campanhas.

Um modo de atrair o dinheiro é via palestras de filiados e simpatizantes, nas quais a entrada é paga. O processo de aceitação de novos filiados e de possíveis candidatos para disputar eleições acontece de maneira semelhante ao modelo de recrutamento de trainees. Alinha suas ideias majoritariamente ao liberalismo econômico.

--

--