Partidos alteram legendas para se reposicionarem nas eleições de 2018

Confirma ESPM
ConfirmaESPM
Published in
1 min readAug 25, 2018

Por Bruna Ribeiro Lima e Gabriela Soares

Com grande parte dos partidos brasileiros tendo seus nomes atrelados a escândalos de corrupção, muitos decidiram mudar suas siglas por slogans. O esgotamento na representação político-partidária também trouxe um movimento de troca de ideologias por marcas. O objetivo da mudança é reposicionar na mente da população, principalmente dos jovens, uma nova imagem e se reinventar diante da mídia.

Distanciar a palavra “partido” da nomenclatura é uma alternativa de reaproximação com os eleitores. Além da mudança na legenda, 14 grupos políticos estão na fila para existir, e pedem para serem registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para que as novas siglas apareçam nas urnas em 2018 é necessário que os pedidos sejam oficializados até outubro.

“A iniciativa surge como uma estratégia voltada para uma comunicação direta com a população e desvinculando a imagem negativa da corrupção”, aponta o cientista político Manoel Guedes. Entretanto, ele enfatiza que a falta de confiança já está colocada de modo certeiro, sendo a mudança de nomenclaturas insuficiente para influenciar votos.

Fique atento nas mudanças:

--

--