Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, compra de volta US $ 928 milhões em ações

Move sublinha a dificuldade que o conglomerado de Omaha tem em encontrar ofertas atraentes

Arnnor Rocha
Nov 3, 2018 · 5 min read

A Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, recomprou US $ 928 milhões de suas ações no terceiro trimestre, uma mudança da empresa que ressalta a dificuldade do executivo-chefe de encontrar acordos atraentes que se encaixem em sua filosofia de investimento.

A medida ocorre meses depois de a Berkshire ter dado a Buffett e o vice-presidente da empresa, Charlie Munger, mais margem de manobra em sua capacidade de recomprar ações , já que sua pilha de bilhões de dólares permanece ociosa.

Buffett lamentou um frenesi de aquisições nos últimos dois anos, um frenesi pelo qual a Berkshire ficou de fora.

O conglomerado, que detém os negócios da Geico, da BNSF e da NetJets, conseguiu uma grande aquisição em 2016, quando comprou a fabricante de peças Precision Castparts por US $ 37 bilhões, incluindo dívidas.

Desde então, os investidores ficaram esperando pela próxima grande aquisição. A Berkshire e o grupo de private equity brasileiro 3G Capital, no ano passado, não conseguiram um acordo de US $ 143 bilhões para combinar a gigante de bens de consumo Unilever com a Kraft Heinz. Apenas alguns meses depois, a Berkshire viu sua oferta multibilionária por uma unidade da concessionária de energia do Texas, Energy Future Holdings, rejeitada.

Em sua mais recente carta anual aos acionistas, Buffett disse que os preços razoáveis ​​de compra continuaram sendo a principal barreira para quase todos os negócios que a companhia havia revisado em 2017 e compararam a restrição de negociação da Berkshire a uma seca.

Durante essa seca, os níveis de caixa da empresa subiram para cerca de US $ 104 bilhões. Outra medida do poder de fogo negociador do grupo, os chamados prêmios de seguro de float que a companhia recolheu antes de liquidar os sinistros, subiu US $ 2 bilhões no meio do ano para US $ 118 bilhões no final de setembro.

Os investidores agora vão observar para ver se as recompras de ações se tornam mais frequentes, já que Buffett prometeu manter seus princípios de longa data ao comprar empresas.

“Vamos nos ater à nossa simples diretriz: quanto menos a prudência com que os outros conduzem seus negócios, maior a prudência com a qual devemos conduzir os nossos”, escreveu Buffett em fevereiro.

A Berkshire recomprou pela última vez ações no quarto trimestre de 2012 , quando gastou mais de US $ 1 bilhão para comprar um grande bloco de ações, segundo James Shanahan, analista da Edward Jones. No ano anterior, gastou US $ 67 milhões para comprar suas próprias ações.

“Seis anos se passaram desde a última vez que eles compraram de volta as ações”, disse Shanahan no sábado. “Agora eles demonstraram uma disposição para fazê-lo e isso é ainda mais poderoso, dada a volatilidade do mercado no quarto trimestre”.

Ele acrescentou que espera que as recompras se tornem mais frequentes, o que colocará um “piso mole” sob o preço das ações da Berkshire no futuro. As compras no terceiro trimestre incluíram 225 ações da classe A e mais de 4 milhões de ações da classe B.

Como o terceiro trimestre demonstrou, os principais negócios da Berkshire continuam a se desfazer do caixa. Os lucros e as receitas aumentaram no conglomerado de US $ 509 bilhões, com a BNSF se beneficiando de uma forte economia dos EUA e uma taxa de impostos menor. No geral, os ganhos operacionais da grande variedade de negócios que a Berkshire possui quase dobraram em relação ao ano anterior, para US $ 6,9 bilhões, ou cerca de US $ 4.186 por ação. Os analistas esperavam que a empresa reportasse lucros operacionais de US $ 3.827 por ação.

A Berkshire disse que sofreu perdas catastróficas de US $ 372 milhões no terceiro trimestre, relacionadas ao furacão Florence , que soprou na costa leste dos EUA, e ao tufão Jebi , o mais forte tufão a atingir o Japão em um quarto de século. A companhia disse que um furacão que atingiu o sudeste dos EUA deve causar perdas entre US $ 350 milhões e US $ 550 milhões no quarto trimestre.

No entanto, a divisão de seguros chegou a um lucro líquido de subscrição no período, depois de sofrer mais de US $ 1,4 bilhão em perdas no ano anterior. A Geico continuou a adicionar novos segurados e conseguiu aumentar as taxas dos clientes.

Os lucros líquidos da Berkshire subiram quatro vezes em relação ao ano anterior, para US $ 18,54 bilhões, ou US $ 11.280 por ação classe A, nos três meses até o final de setembro. A Berkshire atribuiu quase US $ 12 bilhões de seus ganhos de lucro líquido no trimestre a movimentos no valor de seu imenso portfólio de investimentos, que inclui participações em empresas como Apple , Coca-Cola , General Motors , American Express , Bank of America e Wells Fargo .

Mudanças nas regras contábeis agora exigem que a Berkshire inclua as flutuações em sua carteira multibilionária de ações, juntamente com seus resultados trimestrais, uma decisão que a empresa criticou.

“O montante de ganhos de investimento [ou] perdas em qualquer trimestre é geralmente insignificante e fornece valores de lucro líquido por ação que podem ser enganosos para os investidores que têm pouco ou nenhum conhecimento das regras contábeis”, disse a empresa.

Esses ganhos do terceiro trimestre podem se mostrar fugazes. O aumento das ações no início deste ano, com o S & P 500 atingindo um recorde histórico no final de setembro, foi seguido por um aumento na volatilidade e uma correção nos preços das ações dos EUA. As ações da Apple, da American Airlines e do Bank of America caíram mais de 10% em relação aos recentes máximos, movimentos não capturados nos resultados do terceiro trimestre apresentados pela Berkshire no sábado.

As ações da classe A da Berkshire subiram 3,6% neste ano e fecharam a US $ 308.411 na sexta-feira. O aumento nas ações da Berkshire superou o ganho mais moderado de 1,9 por cento do S & P 500, o benchmark do mercado de ações dos EUA, este ano.

eric.platt@ft.com

OBSERVAÇÃO: Este artigo não é um aconselhamento de investimentos. Quaisquer referências a movimentos ou níveis históricos de preços são meramente informativas e baseadas em análises externas, e não garantimos que tais movimentos ou níveis provavelmente se repitam no futuro.

Conhecimento Digital

Olá, eu sou o Arnnor! Escrevo e compartilho aqui sobre as principais coisas que gosto e estudo. Fique à vontade para entrar em contato comigo através do e-mail: arnnor.rocha@gmail.com.

Arnnor Rocha

Written by

Atua no Mercado de Criptomoedas e Tradicional, Forex, Petróleo e Dólar Futuro.

Conhecimento Digital

Olá, eu sou o Arnnor! Escrevo e compartilho aqui sobre as principais coisas que gosto e estudo. Fique à vontade para entrar em contato comigo através do e-mail: arnnor.rocha@gmail.com.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade