Os Ciclos de Mercado — da Euforia a Depressão

Arnnor Rocha
Outro dia, Outro dólar

--

Publicado originalmente em Financial Move

Todos os operadores dos mercados de investimentos — seja ele de ações, fundos de investimentos, commodities, criptomoedas — são seres humanos. Lembre-se que até os robôs são programados e adaptados para operar sob certas condições de mercado, e que não existe um sequer que possa fornecer consistentemente resultados positivos no longo prazo. O fator psicológico humano, desempenha função extremamente importante em qualquer mercado financeiro.

Os ciclos de Mercado

Quando um número cada vez maior de pessoas, demonstra-se interessada em determinado ativo, essa passa por um período de alta no preço, em caso contrário vemos um período de preços baixos. Alguns desses movimentos podem ser atribuídos a psicologia de mercado.

Foi exatamente o que aconteceu com o Bitcoin em 2017, um número cada vez maior de pessoas entrara com uma posição comprada, e viu-se um crescimento digno de uma exponencial nos preços. E várias pessoas caíram na ilusão de crescimento sem fim, uma euforia e histeria completa. O Bitcoin superou recordes de valorização, chegando a ter ganhos de +9.389% em um período de 840 dias. Esses resultados fizeram com que os “especialistas” atribuíssem o título de “Santo Graal dos investimentos”, “Lambo” e muitos outros. A moeda digital enfrenta uma trajetória semelhante as da “pontocom”, na década de 90. Onde as empresas de tecnologia tiveram uma alta nos preços das ações e logo em seguida, no auge dos preços, vieram a despencar rapidamente, fazendo com que, muitas empresas entrassem em processo de venda, fusão, redução ou simplesmente quebram e desapareceram. Somente empresas sólidas sobreviveram a este período da história (Cisco, IBM, Dell, etc), e não será diferente com as criptomoedas. Quanto mais rápido for o crescimento, mais rápido também será a queda de acordo com as probabilidades. Portanto, é de se considerar possuir uma carteira diversificada de investimentos.

Quando o preço sobe demais, sem razões para tal valor intrínseco ser tão alto, o cronometro é disparado e o tempo começa a contar. O smartmoney começa a retirar seu capital do ativo, pois o colapso vem a galope.

O público em geral (são os principais operadores da psicologia de massa) fica ansioso por vender quando o preço do ativo cai vertiginosamente. No entanto, é de suma importância avaliar as perspectivas futuras de crescimento do Bitcoin, criptomoedas no geral e da tecnologia Blockchain, que apesar do período de baixa nos preços, em torno de -84% no período de 371 dias para o BTC, o mercado de ativos digitais obtive desenvolvimento tecnológico e atração de grandes players do mercado tradicional de investimento. Isso vem constituindo uma ótima oportunidade de lucro, comprando a preços baixos. O smartmoney está de olho no Bitcoin!

O conteúdo apresentado inclui a opinião pessoal do autor e está sujeito às condições de mercado. Faça sua pesquisa de mercado antes de investir em criptomoedas.
O autor ou a publicação não tem qualquer responsabilidade por sua perda financeira. O mesmo possui Bitcoins e algumas outras criptomoedas no portfólio.

--

--

Arnnor Rocha
Outro dia, Outro dólar

Atua no Mercado de Criptomoedas e Tradicional, Forex, Petróleo e Dólar Futuro.