Quero criar um aplicativo: Por onde começar?

“Como criar um aplicativo? Preciso aprender qual linguagem? Qual plataforma é melhor pra desenvolver? Quais materiais estudar? Ain meu deus! Isso não dá pra mim — Dá sim! Pode confiar

O mercado mobile vem crescendo cada vez mais e quase toda ideia hoje vira um aplicativo que facilita a vida de um nicho de pessoas. A cada ideia que se torna um aplicativo várias pessoas querem saber como criar o seu e poder virar o próximo “mark zuckerberg” de amanhã.

O problema surge quando queremos transformar uma ideia em um aplicativo e quem vai desenvolver? Ou como desenvolver? Grande parte das pessoas acreditam que entrar de cara no mundo do desenvolvimento mobile é extremamente complexo, porém, observando direitinho, percebemos que podemos criar um aplicativo sem saber uma linguagem de programação.

Faz mais ou menos dois anos que comecei a desenvolver aplicativos. Comecei fazendo um curso de Desenvolvimento Mobile para Windows Phone, e depois aprendi a desenvolver em plataformas como App Inventor, App Studio, Ionic e Xamarin. Além do Windows Phone, nunca tive a experiência de desenvolver nativamente em código puro para outras platafomas. Mesmo não sendo muito experiente na área, e me mantendo em constante aprendizado, iniciar desenvolvendo em plataformas como App Inventor me fizeram compreender diversos aspectos do mundo mobile.

O App Inventor é uma plataforma online de desenvolvimento mobile para android desenvolvida pelo MIT. A plataforma tem o potencial de mostrar que qualquer pessoa do UNIVERSO é capaz de desenvolver tendo um notebook/desktop, acesso a internet e vontade de aprender. O App Inventor é fundamental pra ensinar aspectos de experiência de usuário, ferramentas de sharing e outras, banco de dados, fluxo de interação e tudo isso sem saber uma linguagem de programação. Usando apenas LÓGICA!

A linguagem de blocos é extremamente interativa, com estrutura de repetição e decisão e com vários componentes possíveis para você criar um aplicativo bacana, como um que tira fotos, pode fazer alterações nelas como adicionar desenhos (estilo no paint) e compartilhar a foto no seu facebook.

Todo o material para usar o App Inventor está disponível no site deles aqui, mas eu disponibilizo alguns materiais de tutoriais que eu mesmo realizei como este que está disponível no meu slideshare.

A plataforma, por mais abrangente que seja, é limitada para alguns recursos e se você quiser trocar uma ideia se o que você está querendo fazer se enquadra para desenvolver no App Inventor, pode vim falar comigo via e-mail (lhaisrs@gmail.com).

Outra plataforma bacana que age como o App Inventor, porém tem menos recursos que o App Inventor, é o App Studio, uma plataforma de desenvolvimento para windows phone. A grande vantagem do App Studio é que se você quer começar uma ideia de aplicativo e depois aprender mais sobre desenvolvimento mobile e continuar a desenvolver ele, você pode continuar em uma IDE como o Visual Studio, diferente do App Inventor que não permite esse download e uso no Android Studio.

O App Studio possibilita criar um aplicativo informativo, com banco de dados simples exportado ou importado em modelo .cvs, por exemplo, e publicar direto na loja do windows phone ou fazer o download e continuar seu projeto no Visual Studio implementando código puro.

Disponibilizo um tutorial sobre como usar o App Studio aqui no meu slideshare.

Uma observação importante, não sei informar se houve modificações no App Studio devido ao Windows 10, ou se as modificações que tiveram foram bem diferentes das descritas no tutorial, caso seja, me informem nos comentários para eu atualizar o conteúdo — quando eu tiver um tempinho (rs).

Plataformas como essas podem ajudar você a entrar no universo mobile e ir aprendendo aos poucos como melhorar a sua aplicação e você pode virar um(a) dev guy/girl do mundo mobile.

Não perca tempo e espero ter ajudado você com meu conselho de desenvolvedora estagiária! Até a próxima.

--

--