O legado de Samus Aran para as personagens femininas nos videogames

Matheus Monteiro
Consoledando Games
Published in
3 min readSep 13, 2020

Publicado às 19:30

Pode ser que muitos não a conheçam, mas Samus Aran teve um papel importante na inclusão de personagens femininas nos games. Fazendo a sua primeira aparição em 1986, Samus é protagonista da franquia de jogos Metroid da Nintendo.

Após seus pais terem sido mortos por piratas espaciais, Samus foi adotada por alienígenas de uma raça chamada Chozo. Ela passou a viver no planeta Zebes, onde se tornou uma guerreira.

Samus torna-se membro da Polícia Federal ao atingir a idade adulta, eventualmente deixando a instituição para ser uma caçadora de recompensas.

CRIAÇÃO DA PERSONAGEM

Metroid teve grandes influências do filme Alien, que havia acabado de estrear na época. A aparência de Samus foi inspirada na atriz Sigourney Weaver, que interpretou a protagonista do filme. Já o sobrenome Aran veio do nome de Edson Arantes Neto, conhecido como Pelé.

Na época do lançamento do jogo, era comum que protagonistas em videogames não possuíssem uma personalidade própria, pois não havia o desenvolvimento de personagens que existe hoje. Logo, essa regra também acabou se aplicando à Samus.

Entretanto, durante o desenvolvimento do primeiro Metroid, um dos produtores deu a ideia de Samus ser uma mulher, algo que foi bem aceito por toda a equipe.

O gênero de Samus tornou-se um segredo guardado à sete chaves pela Nintendo. Utilizando uma armadura que cobria todo o seu corpo, muitos acreditavam que a protagonista era um homem. Nem mesmo o manual do jogo utilizava pronomes femininos para se referir à ela.

No final de Metroid, se o jogador conseguisse zerá-lo em menos de uma hora, ele teria acesso a uma cena na qual Samus retiraria sua armadura e revelaria sua verdadeira identidade.

RECEPÇÃO GERAL

34 anos depois de sua primeira aparição, Samus se tornou uma das personagens mais conhecidas da Nintendo. Seus jogos ganharam várias sequências e também deu origem a série Metroid Prime, que engloba os títulos em 3D da franquia.

Em 2011, a personagem chegou a sair no Guinness World Records Gamer’s Edition na 14° posição da lista dos “50 melhores personagens de videogames de todos os tempos”.

Na edição do Guiness de 2013, foi apontada como a primeira personagem feminina jogável em um jogo de videogame mainstream. Sendo pioneira em uma indústria predominantemente masculina, Samus Aran abriu caminho para que outras personagens pudessem vir depois dela.

NOVIDADES

Desde 2017, a Nintendo está desenvolvendo o Metroid Prime 4 para o Switch. Embora ainda não haja uma previsão para o lançamento, um teaser foi revelado na E3 2017. Confira:

Em 2019, o desenvolvedor da Nintendo Shinya Takahashi revelou em um update que eles estavam recomeçando a produção do zero, pois decidiram mudar a estrutura do jogo para corresponder as expectativas dos fãs. Por conta disso, o lançamento foi atrasado e fãs permanecem ansiosos.

--

--

Matheus Monteiro
Consoledando Games

Sou um estudante de Jornalismo fascinado pela área do Entretenimento. Editor do blog Consoledando Games, voltado para o público geek.