Gabriel Estácio
Construção
Published in
6 min readSep 5, 2021

--

42: DEUS E SUAS VONTADES

É bem capaz que você, assim como eu, já tenha se perguntado até que ponto você controla as suas decisões. Mais do que isso, até que ponto as minhas vontades estão alinhadas com a vontade de Deus? Essa é uma pergunta muito comum com uma resposta um tanto complexa. Vamos discutir mais sobre isso?

Primeiramente, o que é a vontade de Deus? Temos algumas passagens bíblicas que abordam esse assunto:

E esta é a vontade de Deus: que eu não perca um sequer de todos que ele me deu, mas que ressuscite todos no último dia.
Pois é a vontade de meu Pai que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

[João 6:39, 40]

Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês.

[Romanos 12:2]

Entre várias passagens que falam sobre esse tema, destaquei essas. Na primeira, temos Jesus apresentando de forma geral a vontade de Deus e isto é, como nós testemunhamos, a consequência do plano da salvação, correto? Cristo pagou o preço necessário pra que fôssemos dados a Ele, e, por consequência, assim foi feito. Os que foram dados à Ele receberão vida eterna e serão ressuscitados no último dia.

Na segunda, temos Paulo definindo como é a vontade de Deus: ela é boa, perfeita e agradável, ou seja, apesar de toda a dificuldade que Jesus passou e das que nós passamos para nos mantermos na vida de santidade, a consequência da vontade de Deus é plena. Não há nada melhor do que a vontade de Deus.

Além de definir como é a vontade de Deus, Paulo também reafirma as palavras de Jesus trazendo alguns detalhes interessantes:

Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele. Ele nos predestinou para si, para nos adotar como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito de sua vontade. Deus assim o fez para o louvor de sua graça gloriosa, que ele derramou sobre nós em seu Filho amado.

[Efésios 1:4–6]

Veja, Paulo diz que o plano de Deus, por meio de Jesus, era a adoção, a salvação, mesmo antes de criar o mundo. Saber qual é a vontade de Deus é muito importante, porque tudo que nós fazemos é parte de um propósito fim que já está estabelecido. A vontade de Deus já está realizada ainda antes de se manifestar realizada.

Mas o que também há de precioso nessa passagem é o propósito da vontade de Deus. Eu sei, pode parecer confuso, mas vou exemplificar: quando você tem vontade de comer chocolate e come, você come para um propósito, que pode ser matar a vontade, conquistar algum benefício pro seu corpo, ou até mesmo (queira Deus que esse não seja o nosso caso) alimentar um vício.

A vontade de Deus em nos adotar tem como propósito “o louvor de sua graça gloriosa, que Ele derramou sobre nós em seu Filho amado”. Isso pode soar como algo egoísta, como se Deus quisesse tudo para si, mas como pode alguém querer algo que já é seu e ser egoísta? Como pode alguém controlar tudo, querer algo que já é seu e não ter?

Se, como dizemos, toda a honra, glória e louvor são DEle e para Ele, tudo, preste atenção, TUDO que existe, material ou imaterial, dentro do nosso espaço-tempo ou fora dele, TUDO existe para honrar ao seu Criador. Se Deus é criador de todas as coisas, nada mais justo que todas as coisas lhe sejam gratas.

Este propósito apresentado por Paulo nos mostra que tudo converge para Deus, e sim, isso implica que nada do que é feito por Ele é feito pra você. Soa frustrante, né? Talvez até um pouco amargurado… Mas é a verdade. Pode ser que uma ação tenha como consequência te alegrar, te satisfazer, mas essa não é a causa dela, é apenas um efeito.

Quando você vira pai, Deus não permitiu o nascimento dessa criança pra que você fique feliz e realize seu sonho de ser pai. Isso não quer dizer que você não possa ficar feliz. Você deve! Mas o propósito fim desse nascimento é honrar ao Criador. Quando Deus te abençoa e te faz prosperar, não é porque Ele de alguma forma quer te ver rico, mas porque Ele espera que você use esses bens pro único objetivo possível: honrar ao Criador. Caso contrário, vários casos na história provam que Ele não hesitará em tomar de volta o que Ele concebeu.

Se existe algo na nossa vida cujo propósito não seja adorar a Deus, temos aí um imenso problema. Imenso. Mas, guarde isso por um minuto. Já voltaremos aqui.

Bem, cremos em um Deus que é onisciente, certo? Pergunto: como pode um Deus onisciente se sujeitar às suas vontades? Como pode um Deus onisciente, de alguma forma, ser surpreendido por uma escolha que você fez? Ah, Ele queria que você casasse com Fulana e você escolheu Ciclana. Isso é, logicamente, impossível! O Deus onisciente sabe exatamente o que você escolheria antes mesmo de você sequer ter nascido.

Eu sei que o terreno onde eu estou te levando é um pouco lamacento, considerando que é uma discussão teológica milenar, mas não fica meio contraditório acreditar que Deus pode, de alguma forma, se adaptar às nossas vontades? De que, Alguém que desenhou todo o universo, não teria autoridade sobre nossas escolhas?

Se Deus realmente conhece cada fio de cabelo da nossa cabeça, como está escrito no evangelho de Lucas, e se nada que existe está oculto a Ele, como está escrito em Hebreus, e se Ele criou tudo o que existe apenas com o falar, como nos descreve Gênesis, como pode haver algo que esteja fora da vontade de Deus? A resposta é simples: não há. E se alguém disser o contrário, bem, ela claramente ou é mentirosa, ou é ignorante.

Então, lamento informar… Quer dizer, não lamento não. Não existe centro da vontade de Deus, porque não existe periferia da vontade de Deus. Não existe nada que esteja fora do alcance DEle e dos planos DEle. Ele controla absolutamente TUDO. Ou é vontade de Deus, ou é. Não tem outra opção.

“MENTIROSO! Então porque nada dá certo na minha vida, se eu não posso fazer nada que não seja a vontade de Deus?? É vontade de Deus que haja fome?? É vontade de Deus essa degradação moral??”

O mundo jaz no maligno, já dizia João, e o maligno, apesar de estar sob o controle de Deus, não trabalha a favor da vontade de Deus, né… Então faz sentido culpar Deus pelas falhas dos sistemas políticos fundamentados no pecado que nós temos? Faz sentido culpar Deus pelos pecados de homens depravados como nós?

Isso não quer dizer que isso é algo que foge do controle de Deus, mas que nada mais é do que resultado da nossa batalha contra Deus e sua vontade. Somos nós agindo contra a vontade de Deus e tentando contrariá-la. A má notícia é aquilo que temos falando muito nas últimas semanas: todos os inimigos do Senhor serão esmagados sob seus pés. Se nos propusermos à sermos seus inimigos, a nos opormos à sua vontade, a derrota é absolutamente certa.

Deus não pode ser vencido. Deus não perde. Ou você aceita a vontade DEle, ou você está contra Ele… e isso não é nada bom. O Deus que não esquece do pobre e do oprimido não se deixa ser abatido ou até mesmo comandado por alguém.

Que tenhamos sempre muito temor e estejamos sempre ao lado do Deus vencedor. A vontade DEle não é só boa, perfeita e agradável, mas também é a única possível. Que Deus não nos permita sermos oposição ao que Ele quer!

Gabriel Estácio, 05 de setembro de 2021.

Compartilhe o texto com seus amigos para ajudar o nosso trabalho!

--

--