Power BI: conheça a ferramenta e descubra seus benefícios

Já parou para pensar que a quantidade de informações de clientes, funcionários e fornecedores que a sua empresa está gerando é cada vez maior? E que a tomada de decisões dentro do ambiente profissional está acontecendo cada vez mais rápido? O mundo da tecnologia está em constante desenvolvimento, e a cada dia surgem ferramentas para melhorar a gestão de um negócio: o Power BI é uma delas.

Passou da hora de pararmos de utilizar planilhas, tabelas e gráficos como ferramentas de trabalho para essas ocasiões, pois são limitadas e insuficientes para esse tipo de processamento de dados. É necessário adotar a utilização de tecnologias de Business Intelligence, que é o caso do Power BI.

Sem o uso de uma ferramenta adequada para o tratamento de dados, a velocidade de processamento, análise e manipulação diminui, já que o número de informações é grande. Então, chegou o tempo de as empresas, de pequeno ou grande porte, adotarem ferramentas mais dinâmicas e com alto poder de processamento. É preciso fazer essa mudança o mais rápido possível, antes que se atinja o estado de travamento e se percam as tomadas de decisão importantes.

O objetivo do nosso post é abordar o Power BI, uma ferramenta de análise de dados. Vamos dizer o que é Power BI, quais são os seus benefícios e por que ele pode ser considerado uma ferramenta complementar para a gestão orçamentária da sua empresa. Então, continue com a gente até o final!

O Power BI

Atualmente, as empresas precisam do maior número possível de informações de dados históricos para as tomadas de decisão, a fim de fazerem o planejamento futuro tendo como base uma análise do passado.

Podemos dizer que, na época em que estamos, não temos espaço para erros. Logo, os gerentes procuram cada vez mais análises de dados para apresentar aos seus superiores, a fim de que as melhores decisões possam ser tomadas, e os consultores buscam cada vez mais informações detalhadas para obterem melhores resultados.

O Power BI é um pacote que inclui um conjunto de ferramentas a serem utilizadas para análise de informações corporativas. Isso permite o desenvolvimento de indicadores de gestão e dashboards com maior praticidade, agilidade e de maneira mais intuitiva.

A sua vantagem bem clara é a permissão de conexão de diferentes tipos de fontes de dados, planilhas de Excel, páginas web e qualquer outro tipo de banco de dados.

O Power BI tem componentes gráficos diferenciados, permitindo ao usuário a criação de dashboards com maior facilidade de entendimento e visual bastante agradável, que ajuda na hora da tomada de decisão.

Power BI

Business Intelligence (BI) e gestão orçamentária

Os gestores não estão interessados em coletar dados e elaborar relatórios gerenciais, mas em analisar esses dados e transformá-los em informação.

Os dados e as informações adquiridos manualmente são mais suscetíveis a erros, então aqui temos uma grande ajuda do Power BI. Ele aumenta a capacidade de análise e, como consequência, temos aumento de produtividade. Também há uma contribuição para que os dados sejam mais confiáveis.

Junto com a equipe financeira de uma empresa, o BI pode gerar indicadores de produtos/serviços que produzem mais lucros, mostrando os que realmente aumentam a rentabilidade e a receita. Com isso, podemos verificar o que está bom e o que está ruim, o que precisa ser revisado. Logo, a ferramenta acaba sendo bastante útil para um controller e essencial para um consultor, pois facilita na identificação de gargalos para novos investimentos, tendo como base os dados em dashboards.

O BI permite, também, a extração do desempenho financeiro de cada setor de uma empresa, de maneira separada, possibilitando uma comparação com o orçamento empresarial geral, garantindo maior controle entre o realizado e o previsto de forma mais fácil e intuitiva.

Os gestores podem comparar os resultados financeiros referentes ao mesmo período de anos diferentes. Assim, poderão apontar se a empresa está crescendo ou não.

Esse trabalho em conjunto com o Power BI é de extrema importância para uma empresa, pois a gestão orçamentária é essencial para o crescimento de uma corporação. As metas podem ser comparadas mais facilmente com os indicadores de desempenho gerados pelo Power BI.

Essa ferramenta transforma grande quantidade de informações e dados adquiridos pelos processos de uma empresa em visualizações gráficas, indicadores e números inspiradores que podem ser analisados e compreendidos em poucos segundos. Eles são dinâmicos e adaptáveis a qualquer tipo de situação, para que facilitem a vida dos funcionários na hora das comparações e tomadas de decisão.

Agora vamos indicar algumas das principais vantagens de utilizar o Power BI dentro da sua empresa.

Bases enormes (SSAS e SSIS)

Por mais que seja uma ferramenta nova, o Power BI tem uma herança gigantesca (SSAS e SSIS). O SQL Server Analysis Services (SSAS) já é bastante conhecido e de muito sucesso em BI. Pertence à mesma equipe que criou o Power Pivot, motor de modelagem de dados, primeiramente extensão do Excel, que faz parte do Power BI agora.

A equipe da SQL Server Integration Services (SSIS) criou o Power Query do zero também, porque era uma ferramenta de ETL (extrai, transforma, carrega) e que hoje faz parte do Power BI.

Performance e taxa de compressão altas

O Power Pivot utiliza uma tecnologia moderna, uma base de dados tubular, comprimindo uma base para que seja carregada completamente na memória, tendo assim alta performance.

Devido a essa tecnologia tubular, as taxas de compressão chegam a ser altíssimas, de 600–1.200%. Assim, uma base de dados de 10 GB chega a ficar com tamanho entre 850 MB e 1,7 GB.

Implementação fácil

Ele pode ser implementado com pouca ou nenhuma intervenção dos profissionais de TI da sua empresa. Uma simples chave API pode solucionar o seu problema e implementar o software em sua empresa. Se já utiliza o Office 365, a integração do Power BI será feita de forma natural.

Utilização na nuvem

Ele utiliza o moderno código HTML5, possibilitando compatibilidade com todos os navegadores e plataformas. Assim como o mundo está se movendo para a nuvem, esse item foi construído para ser utilizado em nuvem.

App para smartphone e tablet

Com o Power BI, você pode acessar os seus relatórios na palma da mão, em tablet ou celular, Android, IOS ou Windows Phone, todas as plataformas com a mesma qualidade.

Alta integração

Tanto com softwares externos quanto com Excel e Power Point, temos vantagens incomparáveis. Além de ser totalmente integrável, o Power BI permite exportar e importar dados de planilhas, apresentações ou até mesmo outros softwares da atualidade, como se fosse nativo, sem perder nenhum detalhe.

Quanto mais rápido aderir ao Power BI e aprender a utilizar a ferramenta, mais se poderá destacar e ter um diferencial no ambiente de trabalho. Ele é uma ferramenta muito poderosa, altamente intuitiva e gratuita na maior parte de suas funcionalidades. Se precisar pagar em alguma funcionalidade, saiba que não é caro, principalmente ao olhar a relação custo-benefício. Então, não perca mais tempo.

Agora, que você entende melhor o Power BI, consegue ver como essa ferramenta pode se encaixar bem e ajudar nos resultados da sua empresa. Para saber mais, basta entrar em contato com a Treasy.


Originally published at Consultores de Gestão.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.