Mas afinal, o que é Startup Weekend?

Você já teve uma ideia de empresa, produto ou negócio que achava genial e não tirou do papel por não conseguir pessoas qualificadas para ajudar?
Você já pensou em como seria um evento onde todas as pessoas estão querendo mudar o mundo tentando criar uma empresa completamente nova?
Você já teve alguma experiência super intensa, daquelas de ficar desnorteado, com um nó na cabeça?

Bem vindo ao Startup Weekend

Este evento ocorre em um final de semana, mais especificamente em 54 horas, e tem como objetivo dar uma base importante para quem quer iniciar uma startup, lhe fornecendo uma ótima oportunidade de sair dele com uma empresa nascente.

Organizado periodicamente em mais de 700 cidades e 150 países em todo o mundo, passaram por ele mais de 193.000 participantes dando origem a mais de 23.000 equipes, que em apenas 54 horas, experimentaram os altos e baixos, a diversão e pressão que compõem a vida em uma startup.

Podem participar do evento 120 pessoas, divididas em 3 categorias. Além dos participantes, outros atores que compõem o evento, são os mentores e organizadores.

Mas e como é o evento?

A inscrição

O primeiro passo para participar do evento é a escolha do seu perfil na inscrição, que pode ser:

  • Desenvolvedor: pessoas com conhecimentos técnicos em programação e construção de sites e aplicações;
  • Designer: pessoas com conhecimentos técnicos em layout/design, quem vai ficar responsável pela identidade visual e as ações que envolvem design gráfico;
  • Business: pessoas que entendem mais de negócios, pessoal que tem mais afinidade com levantamento de mercado, plano de negócio e que comumente leva mais afinidade para encontrar e conversar com clientes.

O Evento

O evento é realizado em um final de semana, três dias que mudam sua vida, sexta-feira, sábado e domingo e tudo que você precisar vai estar lá, até mesmo a comida, isso mesmo, a comida é fornecida pelo evento para que as pessoas usem esse tempo para network, fiquem por lá e troquem experiência.

Então chegamos na parte legal, que é o que ocorre nesses 3 dias.

Sexta-feira, o primeiro dia

O evento inicia na sexta-feira as 18:00, são realizados os credenciamentos, e em seguida a palestra de abertura aonde conhecemos quem vai conduzir a loucura que virá por diante, que é o facilitador, uma pessoa que já tem uma vivência grande com outros Startup Weekends e que explica a metodologia do evento.

Ai vem o primeiro primeiro Pitch (Palavra que você vai ouvir muito no evento, que nada mais é do que uma apresentação sumária com objetivo de despertar o interesse pelo seu negócio). Todos os participantes podem apresentar uma ideia e têm 60 segundos para convencer os demais que sua ideia é legal.

Daí vem a votação, cada um pode escolher 3 ideias que mais gostou e as mais votadas vão ser as ideias trabalhadas no final de semana. Aí as pessoas se juntam formam as equipes e a partir dali é mão na massa.

Sábado, action day

A manhã começa cedo, normalmente às 8:00 aonde são apresentados os Mentores, que são as pessoas que ajudam as equipes no desafio de transformar aquela sua ideia inicial em um negócio viável, para isso, no decorrer da manhã sempre tem uma palestra explicando Modelo de Negócios e Canvas.

Muitas vezes as ideias se mostram falhas, ou pouco viáveis de transformar em negócios e aí surge uma das partes mais difíceis do evento, porém que lhe fornecem um grande aprendizado, Pivotar de ideia, que se resume e trocar de ideia, as vezes só transformar um pouco a sua inicial, outras vezes mudar completamente a área de atuação até conseguir algo escalável e viável de execução.

Após conseguir formular seu negócio você vai precisar validar para entender seu mercado, e isso é um dos principais pontos de avaliação, sair pra rua para saber seu negócio funcionaria, criar formulário e enviar pela internet, perguntar pessoalmente, qualquer coisa que possa lhe fornecer clientes ou interessados pelo negócio. Para isso, muitas vezes, será necessário além da validação um MVP (Mínimo Produto Viável) que durante a tarde de sábado também é explicado, em outra palestra, como construí-lo.

Domingo, a hora da verdade

Inicia no mesmo horário do sábado, e é o dia de por os pingos nos is e trabalhar em seu Pitch aonde são resumidas as 54 horas de evento em 4 minutos de apresentação e mais 5 minutos de perguntas dos jurados. Mas para te preparar para isso, nos início da manhã tem uma palestra explicando como executar esse desafio.

As apresentações de slide devem estar prontas até as 16:00 e antes disso você tem uma pré apresentação para os mentores, como se fosse a final, para trabalhar nos últimos pontos.

Ás 17:00 inicia se cerimônia final aonde conhecemos os jurados e são feitas as apresentações das equipes, depois disso vem a premiação e o CHOPP TIME (que não pode faltar nunca).

Método de Avaliação

  • 5 Jurados
  • 4 Minutos de Pitch
  • 5 Minutos de perguntas dos jurados
  • 3 pontos principais (Validação, modelo de negócio-escalabilidade, Pitch)
  • 3 Ganhadores

Premiação

  • Cada cidade tem sua premiação que depende muito dos patrocinadores e apoiadores do evento, podendo ser consultoria, hospedagem de sites, registro da marca, cursos ou qualquer outro auxílio que os patrocinadores possam oferecer;
  • Network, você vai conhecer diversas pessoas que também querem construir algo desafiador e que saindo de lá podem lhe ajudar a executar seus projetos pessoais;
  • Conhecimento, que pra mim é a premiação mais importante do evento;
  • Motivação, você vai sair de lá com tanta vontade que isso vai mudar sua vida de uma maneira inexplicável;
  • Ideia no papel, se sua ideia elaborada no evento for legal, você sai do evento com algo pronto para pôr em prática e quem sabe essa sua Startup vai ser a nova referência na sua cidade, estado, país ou no mundo todo como já foram outras saídas do SW.

Espero ter resumido bem como funciona o SW. Para mim, o evento é demais, aprendi muito e acredito que todas as pessoas que querem pôr em prática uma Startup, ou mesmo conhecer melhor e se desafiar dentro do mundo empreendedor devem participar.

Se você se interessou pelo evento e quer saber mais do porquê participar, abaixo deixo dois links:

Nos encontramos nas próximas edições e se gostou do artigo curte e compartilha com seus amigos para que cada edição do Startup Weekend seja mais legal e mais pessoas façam parte e estejam envolvida nessa comunidade.