Fechamento da Semana

Links para você não perder a “Razão”

Denis Campoi
Contabilidade & Inovação
6 min readNov 11, 2016

--

[FdS #2] (11/11/2016)

Fechamento da Semana é uma Newsletter com os melhores textos do universo contábil e eventualmente algo fora dele. Links para fechar a conciliação dos dias de trabalho e abrir a conta do final de semana prolongado.

Eu sei que o objetivo é não perder a “razão”, mas esta quinzena está difícil. Apesar do tema inevitável tivemos muito material interessante sobre inovação e tecnologia na contabilidade.

Nesta edição temos:

* A Eleição dos EUA e a Convergência das Normas Contábeis.

* Centro de Inovação — EY Brasil.

* Inteligência Artificial e a Auditoria.

*A Necessidade de Inovação das Demonstrações Financeiras.

A Eleição dos EUA e a Convergência das Normas Contábeis.

Vamos tirar logo o bode laranja no meio da sala:

Quer tentar entender o que aconteceu? Indico iniciar pelos gráficos com o mapeamento dos votos efetuados do Jornal Nexo:

Dentre eles destaco o seguinte:

Falando em gráficos recomendo mais um que passou pela minha timeline e me impressionou:

Para entender melhor quais os motivos e as possíveis consequências? Recomendo um outro artigo do Jornal Nexo:

Destaco o seguinte trecho:

“(…) a economia americana deve protagonizar uma virada protecionista, com consequências para toda a economia mundial.”

Mas o que a eleição de Trump como presidente dos EUA tem relação com a Contabilidade?

O poder de indicar dirigentes da SEC, a comissão de valores mobiliários americana, influenciará diretamente a política de convergência das normas internacionais junto ao FASB e IASB.

A expectativa é que o perfil protecionista do novo presidente coloque um freio ou uma marcha ré no processo de convergência das normas americanas. Confira no link abaixo:

Aproveitando a menção ao IASB destaco também a recente divulgação da agenda para os próximos 5 anos do órgão:

O documento incluí as seguintes informações:

Término para o 1o. Semestre de 2017 da nova estrutura conceitual básica e da norma para contratos de seguros.

O Pipeline de Pesquisas do IASB incluem as implicações na estrutura conceitual básica dos mecanismos de precificação de poluentes para tentar reduzir o risco mudanças climáticas.

Centro de Inovação — EY Brasil

Matéria do Projeto Draft explicando como funciona o recém aberto Centro de Inovação da EY no Brasil:

A matéria conta com informações de Denis Balaguer (Nome Bonito…), diretor da área. Separamos o seguinte trecho:

“(…) Steve Jobs disse que é melhor ser um pirata do que se alistar à Marinha. Toda grande empresa precisa ter um grupo de piratas que busque a inovação com autonomia e tenha seu espaço respeitado”

Inteligência Artificial e a Auditoria.

Texto gringo que aborda mais detalhadamente os possíveis efeitos da Inteligência Artificial nos procedimentos de auditoria:

No texto retirei alguns exemplos de tendências:

Reconhecimento da receita: As análises e julgamentos poderão ser aplicados para uma quantidade muito maior do que a atual.

Valorização de ativos: A capacidade aumentada das máquinas permitirão que os auditores testem os controles de valorização de ativos de uma empresa de forma mais rápida e que contemple todos os ativos. Serão capazes, de forma mais tempestiva, de formarem julgamentos sobre a razoabilidade da valorização praticada e explicar muito melhor as diferenças.

Portfólio de Empréstimos bancários: Através da análise de grandes quantidades de informações estruturais e não estruturadas que compreendem os arquivos de crédito, a tecnologia cognitiva pode ajudar os auditores a ter uma visão mais detalhada e abrangente sobre o risco do crédito e possíveis exceções baseadas no rating de crédito. O que produzirá um melhor entendimento sobre os riscos gerais da cia e seu ambiente de controles.

Outro material recente que discute a utilização de redes sociais para análise de crédito é a seguinte matéria da EXAME:

O uso intensivo da tecnologia e a análise da vida digital dos consumidores têm ganhado peso na avaliação das instituições financeiras na hora da liberação de crédito. O fenômeno está mais avançado no exterior, mas começa a ensaiar os primeiros testes no Brasil, sobretudo nas fintechs, empresas que unem tecnologia a serviços financeiros.

A Necessidade de Inovação das Demonstrações Financeiras

O Próximo artigo sentencia:

As Demonstrações Financeiras e relatórios financeiros estão extremamente defasados perante as novas tecnologias e precisam urgentemente de inovação.

Segue abaixo algumas sugestões apontadas pelo texto:

Substituição de relatórios em duas dimensões em papel (ou PDF) por relatórios multi-dimensionais interativos.

Utilização de links e pop-ups que permitam ao usuário acesso instantâneo a informações relacionadas (incluindo informações que estejam fora do relatório financeiro, como notas à imprensa, estudos relacionados, informações do site da cia) — exatamente onde seus leitores precisam.

Utilização de tags permitindo aos usuários uma navegação entre uma visão superficial e mais aprofundada sobre a informação financeira, bem como permitindo que pontos de vista diferentes de uma mesma informação sejam apresentados. Por exemplo, incorporando tecnologia que possa prover uma visão da receita e da despesa de uma forma funcional, geográfica e por natureza — tudo a partir dos mesmos dados. A tecnologia também pode ser usada para apresentar a informação financeira de forma visual em imagens e outros efeitos (ao invés de apresentar apenas palavras e números).

Uso de arquivos separados, porém linkados para isolar os dados financeiros do período corrente daqueles que são relativamente imutáveis ao longo dos anos. Por exemplo, políticas diferenciadas de contabilidade ou outras informações que — embora importantes para entender a entidade reportada — permaneçam de forma consistente para que os leitores que já estão familiarizados com o relatório possam facilmente identificar as modificações e informações mais recentes. Mudanças de política ou de bases podem ser facilmente marcadas nos arquivos para facilitar sua identificação.

Gostou deste post ? Peço gentilmente um clique no ❤ abaixo :)

Sobre o Autor:

Denis Campoi é o criador da Fan-Page Contabilidade & Inovação. Você pode se conectar com ele através do Twitter e LinkedIn.
Para mais recomendações de links conecte através do Flipboard.

--

--