O matrimônio tríplice: PM, PO e Designer.

Miguel Antonio Tuiran
contabilizei-design
4 min readAug 19, 2020

--

Product Managers, Product Owners… nos últimos anos estes personagens tem ganhado muita força no mercado pelo seu importante papel no desenvolvimento de produtos digitais, na procura de fazer isso de forma ágil e assertiva.

Neste texto não busco explicar o que cada um faz, como faz e por que faz, mas sim de forma bem resumida como eles dois e nós Designers podemos ter um relacionamento lindo e duradouro.

De qualquer forma para quem está começando na área ou para quem não interagiu ainda com as duas figuras ao mesmo tempo, estes artigos podem te ajudar a entender melhor: Product Manager e Product Owner

Vou contar um pouco sobre este tema usando a minha própria experiência, fazendo ênfases sobretudo no que tenho colocado em prática na Contabilizei.

Desde que comecei na área de produto tenho ouvido diferentes opiniões sobre como é o feeling de trabalhar junto a um PM/PO, opiniões bonitas e outras não tanto, e consegui concluir que muito disso depende de uma coisa: o cenário.

Com isto me refiro a maturidade do produto em si na companhia, o momento em que se encontra o time como um todo, o caráter deste PM/PO…e claro, a atitude do Designer de fazer o trabalho em conjunto (pois nem todos somos umas pombinhas da paz).

Criando o vínculo.

Pode parecer clichê mas como todo bom relacionamento, este, entre nós e eles, deve começar com transparência e honestidade… deixar claro desde o primeiro dia (e por que não, desde a primeira entrevista) quais são as expectativas, o que ele/ela espera e o que você espera dele é um bom começo.

Sustentar este relacionamento ao longo da jornada é também super importante. Para isso, criar uma rotina de 1:1, compartilhar ideias, sentimentos e até mesmo puxar para uma conversa que não seja necessariamente para falar do negócio mas sim para descontrair, é muito válido também. Isso vai ajudar a criar vínculos que consequentemente se transformam em resultados melhores na execução do trabalho.

Aprendizado.

Nós como Product Designers, estamos aprendendo constantemente, e eles também.

Teoricamente o designer já vem com uma bagagem de experiências em Pesquisas, Métricas, Desenvolvimento de Interfaces, etc.. mas nem sempre essa pessoa vem com uma parte fundamental no papel de um Product Designer: Visão Estratégica/Negócio.

E nessa parte o PM e o PO se tornam os seus melhores aliados.

Nunca é fácil entender e desenvolver essa habilidade com certeza vai depender de produto para produto. No meu caso já trabalhei em uma Startup que oferece um SaaS e agora estou em umaStartup de Contabilidade, mundos totalmente diferentes.

Por isso é fundamental entender a estratégia e o modelo de negócio e grudar do seu PM/PO para entender o contexto, entender o usuário para o qual está criando soluções.

Seja curioso, veja a documentação e faça perguntas.Com certeza ele irão adorar que você como designer, demonstre interesse e queira ajudar a pensar em novas estratégias.

Com essa parceria, eles também irão aprender com você o melhor jeito de transformar esta estratégia em solução através da Experiência de Usuário. É uma troca de benefícios para ambas partes.

Colaboração e muito importante: O DISCOVERY.

Sabemos que dentro de um time de Design que colaboração é vida. E isso não é muito diferente na interação com os PM e PO. Compartilhar conhecimentos, insights, feedbacks é sempre mais do que bem-vindo.

Como falei no item anterior é um constante aprendizado entre ambas partes. Por isso, chama seu PM para participar de um teste de usabilidade, testa com ele, envolve eles em algumas partes do processo de design (exemplo: pedir feedback sobre interfaces), comenta com eles as iniciativas que está acontecendo no time de design, participa da criação do Roadmap, envia um artigo que acha interessante.

Isto é bom porque além de validar e aprender juntos, pode evitar em questões de expectativas, possíveis fricções na entrega final de um projeto.

É natural o Designer ter uma visão de como algo pode ser feito e o PM/PO ter outra. Mas se não for tratado com a maturidade e devida importância pode acabar em desentendimentos, desmotivações e rompimentos de vínculos por alguma das partes.

Uma atividade desta relação que gosto muito e acho essencial é o Discovery.

Nós (PM, PO e Designer) cada semana nos reunimos uma hora para falar sobre as iniciativas que estamos tocando e as que podem ser levantadas como soluções futuras.

É uma discussão bem legal e interativa na qual sempre aparecem bons insights e jeitos interessantes de validar ideias. Nessa conversa garantimos também que todos estamos na mesma página e caminhando de mãos dadas para um objetivo comum.

Combinar tudo isto, vindo de cabeças que pensam diferente mas que tem o mesmo propósito, cria aquela receita gostosa para estruturar e fazer crescer um time de Produto de sucesso! :)

--

--