O dia a dia do JP, Dev Back-end aqui na Contabilizei

Contabilizei
contabilizeibr
Published in
4 min readAug 23, 2022

Meu objetivo aqui é contar o que me motivou a trabalhar na Contabilizei e como tem sido meu dia a dia ao longo de mais de 3 anos como Guardião.

Sei que nesse mercado aquecido de tecnologia as pessoas desenvolvedoras levam em conta diversos fatores para decidir em qual empresa trabalhar. Espero ajudar com a minha experiência.

Escolhi trabalhar aqui para entender porque algumas empresas dobram de tamanho a cada ano e outras sofrem tanto para crescer. Qual o segredo? Felizmente obtive a minha resposta. A Contabilizei é construída sobre uma cultura com valores muito claros para todos Guardiões e Guardiãs. Eles são utilizados para contratar pessoas e para orientar todas as nossas decisões no dia-a-dia.

Como diria Peter Drucker, “a cultura come a estratégia no café da manhã”. Nossos valores colocam em foco nosso cliente e a qualidade do nosso trabalho. Sempre valorizando a transparência entre as pessoas.

Então, mesmo com todas as mudanças necessárias pelo crescimento exponencial, nossos valores se mantiveram sólidos. Além disso, a Contabilizei construiu um ambiente de trabalho extremamente propício ao aprendizado. Existe muita gente boa aqui e também existem muitos desafios. Isso aliado a transparência e foco no cliente é o que nos faz sentir que estamos nos desenvolvendo como profissionais e pessoas todos os dias.

Comecei em 2019 como Desenvolvedor Júnior e evolui para Backend Sênior. Contei com líderes excepcionais que me davam feedbacks constantes no dia a dia e em reuniões de 1:1.

Antes da Contabilizei eu conhecia somente o modelo de fábrica de software, no qual os requisitos chegavam com pouca liberdade de mudança. Dessa forma, viver em um ambiente de startup foi muito rico para a minha evolução. Conheci uma realidade onde se espera que pessoas desenvolvedoras contribuam com sugestões para melhorar o produto e a forma de trabalhar.

Nos primeiros dois anos tive desafios com grande processamento de dados em background. Aprendi muito sobre serviços de mensageria, orquestração de microsserviços, Crawlers e RPAs para garantir a escala dos serviços de contabilidade. Tudo de forma transparente pensando no cliente.

Nos anos seguintes mudei completamente meus desafios. Migrei para um time de Produto que trabalhava diretamente com experiência do usuário. Aqui aprendi a coletar feedbacks da aplicação e dos clientes para entender como tornar a experiência melhor.

Além disso, vivencio um ambiente onde desenvolvedores, designers e gestores de produto trabalham juntos para identificar os problemas dos usuários e sugerir a melhor forma de resolvê-los.

E agora meu desafio passou a ser o desenvolvimento de funcionalidades realmente úteis para os nossos clientes buscando a melhor experiência possível.

Existem diferentes tipos de desafios em tecnologia aqui. No fim das contas, todos e todas são super importantes para ajudar o nosso cliente a esquecer as burocracias e colaborar na construção do seu sucesso. A contabilidade no Brasil é extremamente complexa, temos o desafio de automatizar esses processos e, com base nisso, desenvolver funcionalidades que ajudem o nosso cliente na sua jornada de empreender.

E para que tudo dê certo, no dia a dia trabalhamos em squads multidisciplinares com objetivos específicos. Recebemos OKRs e temos autonomia para propor como vamos agir para atingir os nossos objetivos como equipe.

Na maioria dos times utilizamos Kotlin como a principal linguagem de back-end e Vue JS como framework Javascript no front-end. Procuramos organizar nossa arquitetura em microsserviços delimitados pelo domínio de negócio, tomando como norte os conceitos de Domain Driven Design (DDD).

Possuímos pipelines de deploy automatizados no BitBucket, portanto, entregamos código em produção rápido mantendo a qualidade e aprendemos com o cliente rapidamente, como mandam os princípios do manifesto ágil.

Todos os nossos sistemas estão hospedados na cloud, mais especificamente no Google Cloud Platform (GCP). Procuramos usar todas as ferramentas do Google que nos ajudarão a entregar valor de forma rápida e com qualidade para o nosso cliente. É muito comum que os times usem Pub/Subs, BigQuery, Firestore, CloudSQL, Storage, Appengine, Cloud Scheduler e outras ferramentas do GCP conforme necessário.

Temos sprints bem definidas e procuramos reservar tempo antes do desenvolvimento para refinamentos técnicos. Nos refinamentos, discutimos tecnicamente sobre os problemas que serão resolvidos durante a sprint para encontrar as melhores soluções possíveis.

Todas as entregas passam por revisão de Pull Request. Procuramos ser criteriosos nas avaliações para garantir a facilidade de manutenção do código.

A equipe procura manter um backlog de débitos técnicos e refactorings necessários no sistema sob orientação da pessoa Tech Leader. Procuramos priorizar demandas técnicas que vão melhorar nossa capacidade de desenvolvimento junto com as entregas para o cliente.

Frequentemente temos chapters, reuniões periódicas, de diferentes assuntos com o objetivo de aprender e discutir sobre ferramentas, tecnologias e formas de resolver problemas.

Isso tudo é só um pouco do meu dia a dia, espero ter te ajudado na missão de mostrar um pouco mais do universo de quem trabalha com desenvolvimento Back-End na Contabilizei.

Até a próxima =)

--

--

Contabilizei
contabilizeibr

Desburocratizamos a contabilidade por meio da tecnologia para simplificar a vida de quem empreende e move a economia. Transforme o futuro com a gente!