O que é letramento racial e como utilizá-lo para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo

Contabilizei
contabilizeibr
Published in
5 min readNov 18, 2022

O letramento racial é um conjunto de ações e ensinamentos que visam identificar e responder ao racismo, além de estabelecer ideais contrários a essa prática em locais onde atos discriminatórios são banalizados.

Aqui na Contabilizei, estamos conscientizando nossos Guardiões(ãs) com iniciativas de diversidade e inclusão. Acreditamos que o respeito a pessoas diversas em identidade de gênero, cor e etnia, orientação sexual, origem, pessoas com deficiência (PcD) e todas as interseccionalidades possíveis, é uma responsabilidade de todos e todas nós.

Temos uma cultura pautada no respeito e na boa relação entre as nossas pessoas. Por isso, no Práticas da Diversidade, momento no qual construímos conteúdos em conjunto para a conscientização sobre temas que envolvem diversidade e inclusão, nossos Guardiões e Guardiãs criaram esse material trazendo à tona o conceito de letramento racial e como ele ajuda a tornar o nosso ambiente um melhor lugar para se trabalhar. Vamos lá!

O que é letramento racial

De acordo com a tese de doutorado “Entre o ‘encardido’, o ‘branco’ e o ‘branquíssimo: Raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana”, de Lia Vainer Schucman, o Letramento Racial é utilizado para cobrir todo e qualquer tipo de aprendizado com o objetivo de disseminar ideias contrárias ao racismo, envolvendo conhecimentos e ações relacionadas à:

  • Reconhecimento do valor simbólico e material da branquitude;
  • Definição do racismo como um problema social atual, em vez de um legado histórico;
  • Entendimento de que as identidades raciais são aprendidas e um resultado de práticas sociais;
  • Posse de gramática e um vocabulário racial que facilita a discussão de raça, racismo e antirracismo;
  • Capacidade de traduzir e interpretar os códigos e práticas racializadas da nossa sociedade;
  • Análise das formas que o racismo é mediado por desigualdades de classe, hierarquias de gênero e heteronormatividade.

Para se ter uma ideia da importância de entender o conceito de letramento racial, seja em contextos sociais ou profissionais, podemos trazer alguns números. Olhando para a educação, por exemplo, dados do IBGE mostram que a proporção de jovens de 15 a 29 anos que não concluíram o ensino médio e não estudavam em 2019 era maior entre pessoas pretas e pardas (55,4%) do que entre brancas (43,4%). O estudo mostrou ainda que pessoas pretas e pardas tinham, em média, menos anos de estudo em comparação às brancas.

Quando falamos em mercado de trabalho, um levantamento do IBGE de 2021 mostrou que pessoas brancas recebiam, em média, 74% a mais por hora de trabalho em relação às pretas e 68% a mais que as pardas. Já a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais concluiu que a população negra era maioria em setores com remuneração mais baixa como agropecuária, construção civil e serviços domésticos.

Esses são apenas alguns exemplos de como o racismo ainda é um problema social praticado nos dias atuais e que mostram a importância de falarmos e debatermos sobre suas consequências para que possamos enfrentá-lo e criar um ambiente onde todas as pessoas sejam incluídas e respeitadas.

Como tornar o mundo à nossa volta um lugar melhor

Além de desenvolver a própria consciência racial é preciso entender como esse público se sente. Nesse sentido, o letramento racial é um ponto de partida que proporciona um mergulho revelador no “racismo estrutural e institucionalizado”, e permite entender a existência das hierarquias raciais que são culturalmente aceitas, além de como o racismo permeia todas as áreas da vida, e se reproduz nas atitudes mais cotidianas.

Veja abaixo algumas das ações que precisamos fazer para combater o racismo:

  • Estudar a fundo o letramento racial e continuar em contato com o tema;
  • Praticar empatia e se colocar no lugar da outra pessoa: praticando a escuta ativa e entendendo o que a outra pessoa está sentindo. Não comparando a história que está ouvindo com algo que você já viveu ou que já viu em outra situação;
  • Reeducar-se: assistindo a vídeos, lives e palestras sobre o tema. O livro “Pequeno Manual Antirracista” da Djamilla Ribeiro é um ótimo primeiro passo;
  • Incluir o viver negro no cotidiano das crianças, mostrando como a sociedade e as relações raciais funcionam, explicando que vai enfrentar algumas situações e como agir, mas sobretudo que ele ou ela é incrível como é e com as características que tem;
  • Educar as crianças para não ofender qualquer colega na escola, rua ou qualquer lugar. Seja qual for o ambiente, somos plurais, diferentes e todas as pessoas merecem respeito;
  • Debater o tema com pessoas mais próximas. As relações raciais no Brasil são complicadas, então é importante gerar um ambiente de acolhimento e aprendizado.

Uma dica extra é abandonar as expressões racistas e fazer substituições se necessário. Dá só uma olhada:

“A coisa tá preta” pode virar um “A coisa está difícil”

“Você está na lista negra” pode virar um “Você está no meu caderninho”

“Pega o lápis cor de pele” pode virar um “Pega o lápis bege”

“Ovelha negra da família” pode virar um “Divergente da família”

“Mercado negro” pode virar um “Mercado ilegal”

Reflita sobre sua identidade racial: como você se identifica? Quais traços e fenótipos você carrega? Como tratam você na sociedade?

“Uma mulher negra diz que ela é uma mulher negra.

Uma mulher branca diz que ela é uma mulher.

Um homem branco diz que é uma pessoa.”

Grada Kilomba

É sempre uma longa jornada descobrir onde você se encaixa e de que forma você está ligado(a) ao racismo. Avalie se você sofre ou já sofreu com isso ou se o ajuda a perpetuar, e lembre-se que é importante respeitar a autoidentificação, não cabe a nós dizer a cor/raça de outras pessoas.

Na Contabilizei, nós promovemos a diversidade racial e buscamos refletir em nossas equipes cada vez mais a diversidade presente na sociedade. Agimos para ter e manter um ambiente seguro para pessoas negras, pardas e indígenas. Para isso contamos com ações, projetos e pessoas aliadas. E cada Guardião e Guardiã tem um papel super importante nesse compromisso. Afinal, construímos juntos e juntas um lugar cada vez melhor para se trabalhar! 💙

Se você se identifica com a gente, candidate-se às nossas oportunidades clicando aqui.

Equipe Contabilizei

--

--

Contabilizei
contabilizeibr

Desburocratizamos a contabilidade por meio da tecnologia para simplificar a vida de quem empreende e move a economia. Transforme o futuro com a gente!