Alex de Freitas apresenta propostas para a educação no Darci Ribeiro

Redação 45
Contagem de Cara Nova
3 min readSep 29, 2016

O candidato que mais cresce nas pesquisas, Alex de Freitas (PSDB), visitou na última sexta-feira (23) o bairro Darcy Ribeiro, na região de Nova Contagem. Marcando forte presença pelas ruas, a comunidade acompanhou o candidato em caminhadas e logo em seguida ouviram atentamente as propostas para a área de educação.

Alex de Freitas após ouvir as demandas da comunidade, enfatizou a importância da educação na vida de crianças e adolescentes. “Eu agradeço muito aos meus professores por terem ajudado a formar o meu caráter. Vou trabalhar para melhorar o rendimento escolar, garantindo a infraestrutura das escolas, que é o mínimo de educação para as nossas crianças”, relatou o candidato.

A técnica de enfermagem Juliana Ribeiro, mãe do pequeno Matheus César, (de sete anos) falou das dificuldades enfrentadas por eles. “Aqui no bairro tinha um projeto social chamado Crescer, que funcionava no prédio da Funec, que está fechado há tempos. O atual governo tirou as crianças desse local e mandou para o bairro Morro Redondo. Eu tive que tirar o meu filho do projeto porque eu tenho que trabalhar”, falou

Programa Nova Educação

Contagem encontra-se em situação preocupante nos mais diversos aspectos que envolvem a educação. Tendo por objetivo melhorar os índices educacionais o Plano de Governo contempla as seguintes ações

Programa Escola em Tempo Integral: Pretende melhorar o desempenho acadêmico e a formação humanística de todos os alunos participantes, além de elaborar o plano de ação da escola integral em parceria com alunos, funcionários, professores e pais. O programa vai garantir educação de qualidade para os alunos e tranqüilidade para os pais que trabalham fora de casa o dia todo.

Educação Profissionalizante: Reestruturar a FUNEC, oferecendo educação profissional para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, bem como aperfeiçoar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecendo educação profissional.

Valorização de professores e educadores: Elaborar um novo Plano de Carreira, que incentive e valorize a qualificação pedagógica dos profissionais da educação. Criar o Portal de Formação Permanente para a qualificação de professores e educadores.

Programa Todos na Escola: Universalizar o atendimento escolar de crianças de 4 a 5 anos e ampliar a oferta de atendimento às crianças de 0 a 3 anos.

Promoção da Educação Inclusiva: Propor a criação de um Centro de Referência de Atendimento Pedagógico às pessoas com deficiência, voltado para a orientação de educadores da rede municipal de Educação. Apresentar fóruns de discussão regionalizados com educadores, famílias e entidades da sociedade civil para troca de experiências, estudo de casos e o aprimoramento do atendimento escolar às pessoas com deficiência, garantindo melhor acessibilidade nas escolas.

Em complemento das propostas está o aperfeiçoamento da estrutura da educação, que visa à reforma e readequação dos prédios escolares, garantindo um ambiente seguro, saudável e com acessibilidade para alunos e professores. A informatização dos dados sobre as escolas e os estudantes vai dar condições de um acompanhamento e disponibilização de informações para o cidadão e o educando.

--

--