Alex de Freitas se destaca no 1º debate entre os candidatos à Prefeitura de Contagem

Foto: Adelcio Barbosa

Tanto as propostas quanto o preparo de Alex de Freitas (PSDB), o destacaram no 1º debate entre os candidatos a prefeito de Contagem, transmitido na noite da última quinta-feira (25). O debate foi promovido numa parceria entre os jornais Contagem Notícias e Diário de Contagem. Além de Alex, dos dez candidatos a prefeito, apenas quatro compareceram: Eduardo Ferreira, do PRTB; Monique Pacheco, do PSOL; Geraldo Araújo, do PSTU e Kaka Menezes, da Rede Sustentabilidade. O debate aconteceu no auditório da Nova Faculdade.

Em sua primeira participação no debate, Alex foi questionado sobre as ferramentas de transparência das contas públicas de Contagem.

“Uma das principais críticas que faço à atual gestão é a ausência de transparência e informação sobre os gastos públicos. É necessário investir em sistema de informação. Quem esconde informação quer esconder alguma coisa. Os cidadãos não admitem mais certas manobras que se faziam no passado”, destacou Alex.

Destacando que quase 90% da população de Contagem aponta a saúde como um dos principais problemas da cidade, Alex de Freitas apresentou o princípio adotado pela Coligação Contagem Para o Futuro para a gestão da saúde.

“A Secretaria Municipal de Saúde é uma pasta que controla mais de R$ 400 milhões por ano. Ela vai ser comandada por um nome técnico. É inadmissível que ela seja gerida por pretensos candidatos ou ex-tesoureiros de campanha”, alfinetou.

Ainda sobre a saúde, Alex destacou a importância da valorização do servidor. “Não é possível entregar uma saúde melhor para os nossos cidadãos, se não repactuarmos com o servidor da saúde um relacionamento de respeito, seriedade e transparência”.

Questionado sobre o papel da gestão municipal na segurança pública, Alex explicou que o papel da prefeitura para a segurança está no seu investimento em Educação e em programas sociais, para preparar e proteger os jovens para o futuro.

Luciana Therezinha, moradora do bairro Monte Castelo, acompanhou o debate pela internet. “Alex de Freitas foi o que mais chamou minha atenção, pelo conteúdo e firmeza com que ele trata os temas. Senti muita firmeza nas propostas dele”.

Não compareceram ao debate o atual prefeito de Contagem, Carlin Moura (PCdoB) o candidato do PMDB, Jander Filaretti, o candidato do PR, Ademir Lucas, o do PSD, Rodinei Ferreira e do PPL, Domingos de Castro.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Redação 45’s story.