Segurança Pública se faz com inteligência e tecnologia, explica Alex de Freitas

Foto: Adelcio Barbosa

Contagem ocupa hoje o 3º lugar no ranking das cidades mais violentas de Minas Gerais

Alex de Freitas (PSDB) candidato a prefeito de Contagem, anunciou que a ênfase do seu plano de governo para a segurança pública é na integração dos trabalhos de várias Secretarias no combate à violência.

“Segurança pública não é só um problema de polícia. Educação de qualidade é investir em segurança. Uma rede de desenvolvimento social, que ofereça aos jovens acesso à cultura e ao lazer, é investir em segurança; qualificação profissional e oportunidade de emprego para as pessoas da cidade também é investir na segurança. Existe um conjunto de ações a serem adotadas pela prefeitura que são estratégicas no combate ao crime”, destacou Alex.

Alex de Freitas explicou que faz parte da estratégia básica de segurança pública a manutenção e otimização do sistema de iluminação pública.

“Contagem ainda engatinha naquilo que muitas cidades já avançaram significativamente. Vamos criar um programa para a aceleração da instalação das lâmpadas de LED no parque elétrico da cidade. Elas [as lâmpadas de LED] iluminam 60% mais que as lâmpadas fluorescentes e de vapor de sódio utilizadas nas ruas de Contagem, e o melhor: consumindo menos energia”, garantiu Alex.

Ele explicitou ainda que em espaços de grande concentração de pessoas, como o entorno de escolas, ruas e avenidas, pontos e estações de ônibus têm que ser iluminados com lâmpadas de LED. “Assim os cidadãos conseguem reconhecer as pessoas e as suas intenções a uma distância segura”, disse. 
Alex também chamou a atenção para as falsas promessas da atual gestão. “Só propaganda não faz segurança. No mês de maio do ano passado, o atual prefeito deu grande publicidade à assinatura do decreto que autorizou o porte de arma de fogo para a Guarda Municipal. À época, a previsão era de que em 90 dias parte do efetivo da Guarda estaria com o armamento nas ruas. Nunca mais se tocou no assunto, e a Guarda Municipal, todos podem conferir, continua sem armamento”, lembrou.

Contagem ocupa hoje o 3º lugar no ranking das cidades mais violentas de Minas Gerais, ficando atrás somente de Belo Horizonte e Betim.

O ranking foi apresentado em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Contagem, realizada com a presença de representantes da Polícia Militar, da Secretaria Municipal de Defesa Social, da Polícia Civil e da sociedade civil organizada que atuam no campo da segurança pública.

Na Audiência, um ponto chamou a atenção: o alto índice de reincidência criminal. Somente nos registro do 18º Batalhão da Polícia Militar, 24 autores reincidentes totalizam 170 registros de Boletim de Ocorrências — uma média de sete delitos por autor.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.