Contagious Spotlight: América Latina #10

A cada mês, a equipe da Contagious no Brasil escolhe suas campanhas recentes favoritas, destacando globalmente a excelência criativa e estratégica da região

Contagious Brasil | editorial
Contagious Brasil
4 min readDec 14, 2021

--

O canal global aberto da Contagious — News & Views — recebe mensalmente uma seleção de campanhas de marcas e agências da América Latina, selecionadas e analisadas pelos pesquisadores e estrategistas do Brasi. Após a publicação em inglês, os artigos entram também aqui, em português, para conectar ainda mais os criativos da região.

Meu Pix, Mercado Pago / GUT, Brasil

Com pouco mais de um ano em funcionamento, o Pix, plataforma de pagamento instantâneo desenvolvida pelo Banco Central, se tornou popular entre lojistas e comerciantes pela comodidade e rapidez que as transferências são realizadas (via número de celular ou mesmo um QR Code. Para estimular empreendedores do comércio de rua da cidade do Rio de Janeiro a usar a ferramenta — e facilitar a divulgação da disponibilidade desta forma de pagamento aos clientes — o Mercado Pago, serviço de pagamentos do Mercado Livre, criou uma coleção de roupas e acessórios que já vem com o QR Code da conta de cada comerciante na plataforma. As 3 mil peças personalizadas ( aventais, bottons, bonés, camisetas, entre outros) foram distribuídas gratuitamente.

Contagious Insight /

Facilitando a vida / “Meu Pix” se insere num comportamento já existente no comércio de rua das cidades brasileiras. Ao investir em itens personalizados, a marca se posiciona como uma parceira que entende as dificuldades que o seu público alvo — os vendedores — enfrentam no dia-a-dia. “A coleção Meu Pix veio então para facilitar a vida desses empreendedores, deixar a venda mais rápida, prática e até mais estilosa”, disseram as diretoras de criação da GUT Juliana Utsch e Sofia Calvit. E a marca do Mercado Pago vai junto, é claro.

Na moda / O Pix é muito mais do que um serviço de pagamento no Brasil, a plataforma é um fenômeno cultural: de tema de música até caminho para os flertes, o Pix está em todo lugar. Longe da imagem de sisudez e burocracia que as instituições financeiras tradicionais (os “bancões”) emanam, o Pix é jovem, moderno e descolado — atributos que combinam com o frescor da fintech Mercado Pago.

El Juego De La Ciudades, Cabify / The Juju, Argentina

O serviço de transporte Cabify em parceria com a agência The Juju lançou o "El Juego de las Ciudades", um jogo de tabuleiro sobre as ruas, a cultura e a história da capital argentina, Buenos Aires. O jogo chegará para o público no verão de 2022.

Contagious Insight /

Tangibilizando a marca / “El Juego de las Ciudades” é a materialização da tagline global da Cabify, “A cidade é sua”. “Achamos a ideia do jogo interessante porque torna a proposta da marca tangível de forma lúdica e nos aproxima dos usuários a partir de uma experiência divertida para compartilhar com a família e amigos’’ disse a Head de Brand Marketing da companhia na Argentina, Florencia Sassone.

Conexão local / Criar vínculo com as comunidades locais é um desafio para marcas globais como a Cabify. Investir em um jogo de tabuleiro é uma boa forma de se conectar com a cultura local, em sintonia com o propósito da marca — um caminho que marcas como a NRMA já usaram com sucesso no passado.

Me Bote Na Conversa, Meta / Indique uma Preta & MOOC, Brasil

Segundo uma pesquisa do British Council, apenas 5% dos brasileiros têm alguma fluência em inglês — mas termos na língua de Shakespeare são extremamente comuns no meio corporativo. A Meta, por meio do seu Creative Shop, trabalhando em parceria com a agência MOOC e a consultoria Indique Uma Preta, criou o “Me Bote na Conversa”, um chatbot para Whatsapp que traduz e explica anglicismos. A ferramenta funciona de forma colaborativa — sua base de dados, com 350 termos, se expande conforme o uso.

Contagious Insight /

D&I na pauta / A barreira linguística é um dos fatores que excluem minorias sociais e grupos minorizados de ascenderem profissionalmente — desde dificuldades práticas até fatores como a insegurança psicológica. “Me Bote na Conversa” é uma das formas da Meta endereçar o tema externamente e dentro de casa: o chatbot também será utilizado como ferramenta de facilitação nos processos de recrutamento da companhia no Brasil.

Tech para o bem / O WhatsApp é parte integrante da vida do brasileiro e “Me Bote na Conversa” é uma forma criativa de usar a plataforma, mas também uma forma de gerar impacto positivo. Aaqui, a Meta usou seus poderes para o bem, de uma forma muito concreta e prática. Como sempre dizemos na Contagious, quando se trata de diversidade e inclusão, já passamos do momento de falar. É hora de agir.

--

--

Contagious Brasil | editorial
Contagious Brasil

Perfil do time editorial da Contagious Brasil. Publicando reflexões, análises e referências para excelência criativa e estratégica.