Contagious Spotlight: América Latina #12

A cada mês, a equipe da Contagious no Brasil escolhe suas campanhas recentes favoritas, destacando globalmente a excelência criativa e estratégica da região

Contagious Brasil | editorial
Contagious Brasil
4 min readFeb 15, 2022

--

O canal global aberto da Contagious — News & Views — recebe mensalmente uma seleção de campanhas de marcas e agências da América Latina, selecionadas e analisadas pelos pesquisadores e estrategistas do Brasi. Após a publicação em inglês, os artigos entram também aqui, em português, para conectar ainda mais os criativos da região.

#NetflixLiberaOCaze, Netflix Brasil

De reações a montagem de lancheiras até transmissões esportivas, o streamer Casimiro Miguel é um dos maiores fenômenos da internet brasileira. Com mais de 1 milhão de seguidores na Twitch, o repórter esportivo ganhou notoriedade com suas lives e “reacts”, que ganharam força durante o período de isolamento causado pela pandemia. Em janeiro, o streamer começou de forma espontânea uma campanha no Twitter para que pudesse exibir — e reagir — ao 1º episódio de “Caos Perfeito”, série documental produzida pela Netflix sobre a vida de Neymar, no seu canal. A hashtag #NetflixLiberaOCaze ganhou força e foi apoiada pelo próprio jogador. A Netflix atendeu o pedido e, de forma inédita, o streamer foi responsável pela pré-estreia global da série.

Contagious Insight /

Alta velocidade / A Netflix soube tirar proveito de uma demanda espontânea surgida nas redes sociais e respondeu esse pedido no timing certo, com ótimos resultados: Casimiro se tornou o líder global em subscrições na Twitch durante a première, que contou com mais de 500 mil usuários simultâneos na live. A ação foi planejada e realizada em tempo recorde pela marca, evidenciando a importância de aproveitar esse tipo de janela de oportunidade.

Expandindo a paleta / Não é a primeira vez que a Netflix se aventura pela Twitch: recentemente, analisamos a pré-estréia do filme Blood Red Sky. Com comunidades apaixonadas e uma dinâmica que permite interações diferentes das redes sociais mais consolidadas, a Twitch permite que as marcas saiam do trivial e explorem um universo que ainda não está saturado pelo marketing.

Menos açúcar e menos marketing, FYS / AlmapBBDO, Brasil /

Para apresentar sua nova fórmula, com 50% menos açúcar que a média da concorrência, o refrigerante brasileiro FYS, do Grupo Heineken, trabalhando em parceria com a agência AlmapBBDO, reduziu também os clichês na sua propaganda. A campanha “Menos açúcar, menos marketing” tem uma abordagem irreverente sobre os chavões da categoria. Com um tom de making of, a peça explora de maneira divertida lugares comuns da publicidade brasileira quando o assunto é refrigerante: mascotes em 3D, coreografias nas redes sociais e até uma menção à disputa entre o astro Cristiano Ronaldo e a Coca Cola.

Contagious Insight /

Apostando na zebra / A FYS soube se posicionar de maneira divertida e irreverente como uma marca challenger, fazendo uma sátira dos clichês da categoria de um mercado repleto de marcas tradicionais e com um market share consolidado. Como uma estreante, FYS não tem nada a perder — e muito a ganhar — com essa estratégia.

Menos é mais / Apresentar uma nova fórmula também é uma oportunidade para se reintroduzir para o público, e a FYS capitalizou essa chance com maestria: focando menos na redução de açúcar e mais na desconstrução de códigos repetidos com exaustão na categoria, a marca apostou na força da criatividade para chamar a atenção de novos clientes.

WOM al Paredón, WOM Colombia / Findasense, Colômbia /

Para responder às principais demandas e reclamações de seus clientes, a empresa de telecomunicações colombiana WOM, em parceria com a agência Findasense, lançou o programa “Wom al Paredón”. Dividida em quatro episódios, a atração é comandada por comediantes do canal Comedy Central Latin America, que confrontam o diretor de marketing da WOM com perguntas ácidas sobre os serviços da companhia.

Contagious Insight /

Rir é o melhor remédio / “WOM al Paredón” é um bom exemplo de como as empresas podem endereçar queixas de seus cliente de uma maneira não convencional: um programa no YouTube não é exatamente o que você espera de uma companhia de telecomunicações. Com apenas nove meses de atuação no mercado colombiano, o programa é o cartão de visitas da marca para o público.

Rota para o entretenimento / Investindo num modelo que faz referência a “Mean Tweets, a WOM conseguiu transformar o que poderia ser interpretado como apenas uma ação de marca com comediantes num programa divertido e com uma boa audiência no YouTube, mostrando que o entretenimento pode ser mais do que uma ação de marca bem-humorada.

--

--

Contagious Brasil | editorial
Contagious Brasil

Perfil do time editorial da Contagious Brasil. Publicando reflexões, análises e referências para excelência criativa e estratégica.