Contagious Spotlight: América Latina #6

A cada mês, a equipe da Contagious no Brasil escolhe suas campanhas recentes favoritas, destacando globalmente a excelência criativa e estratégica da região

Contagious Brasil | editorial
Contagious Brasil
4 min readJul 14, 2021

--

O canal global aberto da Contagious — News & Views — recebe mensalmente uma seleção de campanhas de marcas e agências da América Latina, selecionadas e analisadas pelos pesquisadores e estrategistas do Brasil. Após a publicação em inglês, os artigos entram também aqui, em português, para conectar ainda mais os criativos da região.

Centauro, O Uniforme Que Nunca Existiu / TracyLocke, Brasil

O esporte é construído de histórias épicas, mas a de Aida dos Santos é especial: mulher negra e pobre, foi a única atleta brasileira a participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964. Aída foi sozinha para o Japão, sem dinheiro, treinador ou um uniforme para competir. Contrariando todas as expectativas, conquistou a quarta posição no salto em altura, se tornando a primeira brasileira finalista em jogos olímpicos da história. A quarta colocação foi a melhor classificação de uma atleta brasileira em Olimpíadas até os Jogos de Atlanta, de 1996.

Trazendo esta história pouco conhecida da maior parte dos brasileiros, mas fundamental para o esporte nacional, a rede de artigos esportivos Centauro convidou a estilista Carol Barreto para criar e produzir peças inéditas do uniforme que deveria ter acompanhado Aída em suas competições. A atleta foi presenteada com os itens, que foram também vendidos em uma coleção de edição limitada pelo e-commerce da marca.

Contagious Insight /

Esporte na Terra do Futebol

O futebol monopoliza as conversas sobre esporte no Brasil. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos, a Centauro resgata e valoriza o legado olímpico brasileiro, jogando luz sobre uma personagem histórica como Aída dos Santos. “O uniforme que nunca existiu” sinaliza para o ecossistema das marcas esportivas e para o público que existem outros esportes além do futebol — e que muito frequentemente eles têm tão pouco financiamento que até hoje colocam atletas em situações como as que Aída viveu.

Tomando a dianteira

A valorização de uma pioneira do esporte nacional pela Centauro se relaciona com o core business da marca e a posiciona como motor de uma mudança na abordagem do esporte no Brasil: a campanha rendeu reportagens dos principais portais de esporte brasileiros. “A herança que a Aida nos deixou precisa ser lembrada para sempre, com mais valor e reconhecimento. Sabemos que não podemos mudar os erros e atitudes do passado, mas devemos promover mudanças agora, daqui em diante. Homenagear Aida é um passo na tentativa de ressignificar um momento marcante, mas também muito triste de sua história e de tantas outras atletas”, disse Gustavo Milo, gerente de Marketing da Centauro.

Locaweb, E-Street / Tech and Soul, Brasil

Vazamento de dados, golpes e fraudes: a cibersegurança é um assunto urgente no Brasil. No início deste ano, dois grandes vazamentos viram manchete: em um deles, foram expostos cerca de 223 milhões de dados sensíveis da população. Para aumentar a conscientização sobre o tema, a Locaweb, uma empresa brasileira de serviços de internet e computação em nuvem, criou a campanha “E-Street’’. No estilo “câmera-escondida”, um carro é deixado desprotegido na rua e atores simulam furtos de objetos que estão dentro do veículo, fazendo uma analogia com situações de vulnerabilidade digital.

Contagious Insight /

Mundo virtual, crimes reais

Simulando uma situação de vulnerabilidade no mundo real, a Locaweb chama atenção para a questão da segurança online de forma relacionável. Como provedora de serviços de segurança digital, a empresa reforça que a vulnerabilidade digital tem consequências reais.

Apelo popular

As “pegadinhas” e “câmeras-escondidas” foram hits da TV brasileira nos anos 80 e 90. Esse tipo de filme faz parte da imaginação midiática de gerações de brasileiros e ainda desperta a atenção do público. Ao optar por esse formato, a Locaweb endereça um tema sensível de forma leve e divertida.

Mercado Livre & Diageo, Spekeasy Market / BrandLab, México

A multinacional de bebidas Diageo e o Mercado Livre se uniram para lançar o Speakeasy Market, um bar escondido na plataforma de e-commerce. Lançando de forma exclusiva no mercado mexicano, o Speakeasy conta com marcas conhecidas da Diageo, como Johnnie Walker, Don Julio, Buchanan’s. Para garantir a exclusividade da loja virtual de bebidas, existem regras, como manter o sigilo do site e compartilhar o link com total discrição com pessoas de confiança. A iniciativa é resultado da parceria entre o Mercado Ads, a divisão de negócios publicitários do Mercado Livre, e a produtora MediaMonks, destinada a criar propostas e soluções criativas dentro do ecossistema da plataforma.

Latam em alta

O Mercado Livre registrou em 2020 22,6 milhões de novos usuários. A digitalização provocada pela pandemia transformou o e-commerce na primeira opção de compra para milhões de pessoas — e ações como “Speakeasy Market” mostram que o Mercado Livre está de olho nessa crescente base de usuários.

Escondido é mais gostoso

O conceito de speakeasy — bares criados durante o período da Lei Seca nos Estados Unidos — remete a uma experiência exclusiva e recheada de mistério. No contexto do e-commerce, o “Speakeasy Market” do Mercado Livre é uma alternativa divertida para engajar pequenas comunidades que ainda não podem se encontrar em bares devido à pandemia, através de uma solução criada e ativada dentro da plataforma.

Para submeter as campanhas e ações de sua agência ou marca à análise do nosso time editorial, escreva para brasil@contagious.com.

--

--

Contagious Brasil | editorial
Contagious Brasil

Perfil do time editorial da Contagious Brasil. Publicando reflexões, análises e referências para excelência criativa e estratégica.