Contagious Spotlight: América Latina #8

A cada mês, a equipe da Contagious no Brasil escolhe suas campanhas recentes favoritas, destacando globalmente a excelência criativa e estratégica da região

Contagious Brasil | editorial
Contagious Brasil
4 min readOct 14, 2021

--

O canal global aberto da Contagious — News & Views — recebe mensalmente uma seleção de campanhas de marcas e agências da América Latina, selecionadas e analisadas pelos pesquisadores e estrategistas do Brasil. Após a publicação em inglês, os artigos entram também aqui, em português, para conectar ainda mais os criativos da região.

Wine of Duty, Anfibio Vinería / The Juju, Argentina

A presença de uma garrafa de vinho Malbec em dos mapas do game “Call of Duty: Modern Warfare” foi um detalhe que não passou despercebido por jogadores e fãs do game na Argentina: a semelhança com os vinhos produzidos na província de Mendoza, conhecida pela sua tradição vinícola, chamou a atenção do público local.

Em parceria com a Anfíbio Vinería, a agência argentina The Juju decidiu dar vida (no mundo físico) ao Malbec genérico do Call Of Duty, com a criação de “Wine of Duty”, um vinho real inspirado na garrafa presente no game.

Contagious Insight /

Efeito Matrix

“Wine Of Duty” inverte a lógica tradicional: o vinho nasceu como parte integrante de um game e se tornou um produto no mundo real. Com o hype envolvendo o lançamento de Matrix 4, é um bom momento para as marcas explorarem as barreiras entre a realidade e a ficção.

Relevância cultural

“Call of Duty: Modern Warfare” é um dos jogos mais famosos de uma das franquias mais populares do mundo — mas a garrafa de Malbec passou despercebida pela maioria dos fãs do game. A identificação de um grupo específico de usuários com um produto tradicional de sua região revela o poder da conexão cultural mesmo em uma plataforma globalizada — e a Anfibio Vinería soube capitalizar esse sentimento de pertencimento.

#ConteúdoSensível, CVV, Brasil

Segundo dados do Ibope, uma pessoa comete súicidio no Brasil a cada 46 minutos. Para ajudar a dar visibilidade e abrir o debate em torno do tema, o CVV (Centro de Valorização da Vida), uma organização soclal que trabalha com prevenção ao suicídio e um coletivo de publicitários brasileiros criaram a campanha “Conteúdo Sensível”.

Usando o Instagram, a campanha simulou uma postagem com conteúdo violento ou sexualmente sugestivo na plataforma (uma foto borrada com a mensagem “Conteúdo sensível:este vídeo pode apresentar conteúdo explícito ou de violência”) , mas com uma legenda ressaltando a importância da escuta ativa na prevenção do suícidio. Celebridades brasileiras como Lázaro Ramos, a apresentadora Ana Maria Braga e a cantora Ivete Sangalo participaram da campanha, fazendo a postagem com “Conteúdo Sensível” na plataforma.

Contagious Insight /

Despertando a curiosidade

A campanha utilizou um recurso não usual — ninguém espera uma postagem explícita no perfil do seu ator preferido — para chamar atenção do público. De acordo com um dos idealizadores da campanha, Eduardo Cabral, da WMcCann, as mensagens “vazadas” podem causar mais impacto do que as tradicionais campanhas institucionais. “Hackeamos a rede para conseguir um recurso raro: a atenção das pessoas. Quando um vídeo sensível parte de uma celebridade, gera curiosidade. Usamos esse gancho de atenção para difundir nossa mensagem sobre saúde mental”, disse.

Marketing para o bem

“Conteúdo Sensível” marca o terceiro ano que um coletivo de profissionais do mercado publicitário brasileiro realiza campanhas para o CVV. Contrariando a perspectiva negativa que a opinião pública tem sobre o mercado publicitário, “Conteúdo Sensível” mostra que o marketing pode ser instrumentalizado para falar sobre assuntos sérios e causas sociais.

McBites for Bits, Arcos Dorados / DDB México, México

O México é um mercado estratégico para a indústria dos games: 72.3 milhões de mexicanos se declaram “gamers” e por volta de 11.1 milhões consomem conteúdos relacionados a torneios de eSports.

No Dia Internacional do Gamer (celebrado em 28 de agosto), o McDonald’s, em parceria com a DDB México, realizou a campanha “McBites for Bits”. Voltada para os streamers da Twitch, a iniciativa ofereceu recompensas em “Bits”, a moeda oficial da plataforma, para cada mordida (as “bites”) que os streamers dessem em seus lanches.

Contagious Insight /

Fazendo parte da comunidade

Como em “Most Valuable Promo”, “McBites for Bits” se infiltrou na comunidade gamer — um grupo avesso a propagandas — utilizando sua própria linguagem: a marca se inseriu na conversa sem parecer uma intrusa, ao encontrar um caminho criativo que faz sentido no contexto e para as pessoas envolvidas. Para o público, a ação foi uma transmissão ao vivo um pouco diferente, mas ainda feita por seus streamers favoritos e totalmente conectada à lógica da plataforma.

Comendo com os olhos

Uma mistura de degustação com ação promocional, “McBites for Bites” se utilizou do recurso visual para criar interesse na comunidade, aproveitando o fato que o público sabe bem qual é o sabor de um lanche do McDonald’s: é possível sentir só de olhar. Foi uma maneira criativa de alimentar o desejo pelos hambúrgueres e manter a marca relevante nas conversas da geração Z.

--

--

Contagious Brasil | editorial
Contagious Brasil

Perfil do time editorial da Contagious Brasil. Publicando reflexões, análises e referências para excelência criativa e estratégica.