Most Contagious Campaigns of 2021: parte 2

Todos os anos, a equipe da Contagious analisa milhares de campanhas em busca dos melhores exemplos de criatividade comercial no mundo inteiro. Esta lista representa o que há de melhor entre os melhores — as 25 campanhas mais inovadoras, eficazes e chamativas que encontramos em 2021

Contagious Brasil | editorial
Contagious Brasil
5 min readNov 29, 2021

--

Este artigo foi originalmente publicado em inglês no nosso blog global, onde discutimos os desenvolvimentos mais relevantes em marketing e inovação. A Contagious dedica-se a ajudar marcas e agências a desenvolverem trabalhos criativos brilhantes por meio de serviços de inteligência, pesquisa estratégica e consultoria criativa. Conheça nossa plataforma global que entrega insights e inspiração para alimentar a capacidade criativa e estratégica do seu time com agilidade e profundidade. É de lá que saem estes e outros cases incríveis.

House of Lapland, Save Salla (Africa, São Paulo) /

No início de 2021, por três semanas consecutivas, Salla, na Finlândia, foi a cidade mais mencionada no Twitter. O local de maravilhas invernais a 20 graus negativos chamou a atenção por sua polêmica candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de 2032. O que as pessoas não sabiam é que se tratava de uma jogada para aumentar a conscientização sobre os graves efeitos das mudanças climáticas, já observáveis no Círculo Polar Ártico.

Embora a candidatura parecesse uma loucura, muita gente ficou confusa, porque o Conselho de Turismo House of Lapland cumpriu todas as regras do Comitê Olímpico Internacional para uma inscrição legítima — foram criados uniformes, mascote, logo e inclusive um livro com 220 páginas de propostas. Somente após uma entrevista coletiva com o prefeito da cidade, esclareceu-se o que estava acontecendo, transformando a campanha Salla 2032 em Salve Salla e aumentando as conversas sobre mudanças climáticas nas redes sociais em 879%. Se houvesse uma medalha concedida a ações de conscientização climática, Save Salla levaria o ouro.

Balenciaga, Os Simpsons /

A Paris Fashion Week é repleta de brilho e glamour, mas a Balenciaga conseguiu capturar toda a atenção do evento com um episódio surpresa de 10 minutos de Os Simpsons, que culmina com vários personagens de Springfield entrando na passarela.

O curta poderia facilmente ter se mostrado algo bobo — faz muito tempo desde o auge dos Simpsons –, mas funcionou por ser uma mistura afetuosa de luxo e bom humor. O lançamento também indica o apelo universal da marca. Com um ano de produção, o filme foi lançado sem alarde nas redes sociais da Balenciaga no mesmo dia em que estreou em Paris.

Engraçado, autodepreciativo e surpreendente o suficiente para que se tornasse o grande assunto do evento, a campanha se mostrou uma mistura exemplar da abordagem lúdica da Balenciaga em relação ao luxo — e, quando chegou a hora de escolhermos as melhores campanhas do ano, venceu a colaboração da marca com a Fornite para o posto.

Conselho de Turismo de Viena, Vienna Laid Bare /

A decisão do Conselho de Turismo de Viena de criar uma conta OnlyFans para exibir obras de arte picantes foi um golpe genial de marketing disfarçado de provocação.

O conselho começou a postar imagens de pinturas com figuras nuas como protesto contra a censura excessiva que deixou museus e galerias vienenses impossibilitados de compartilhar algumas de suas maiores obras em redes sociais convencionais, como Facebook e TikTok.

Foi o casamento perfeito entre meio e mensagem. Um pouco antes da campanha, a plataforma OnlyFans estava em todos os noticiários por ameaçar banir conteúdo explícito — o que praticamente garantiu que a campanha de Viena se pagaria com mídia orgânica (earned media). Não que devesse custar um tostão ao Conselho de Turismo. Inclusive, algumas obras mais "rubenescas" poderiam ganhar umas gorjetas dos fãs.

Fundação Kiyan Prince, Long Live the Prince (Engine Creative, Londres) /

Poucas campanhas rompem a bolha da indústria de publicidade como Long Live the Prince, uma iniciativa pro bono da agência londrina Engine Creative para a Fundação Kiyan Prince. A entidade leva o nome de um garoto que jogou na equipe de futebol juvenil do Queens Park Rangers e foi morto em 2006, aos 15 anos, esfaqueado. O pai, Mark Prince, condecorado com a Ordem do Mérito Britânico, criou a fundação com o objetivo de incutir uma mentalidade positiva em crianças e adolescentes, afastando-os da violência e ajudando-os a alcançarem seu potencial.

E é isso que esta campanha faz. No 15º aniversário da morte de Kiyan, em maio de 2021, a EA Sports FIFA apresentou um Kiyan de 30 anos (a idade que o garoto teria hoje) como jogador de futebol no game, usando um software de simulação de envelhecimento. Liderada pelo jovem virtual e apoiada por influenciadores e grandes jogadores de futebol, a campanha nas ruas e redes sociais atingiu mais de 3,2 bilhões de pessoas, levando a história a uma nova geração.

Chevrolet, Lost Roads (Commonwealth/McCann, Colômbia) /

Mesmo quando tentam vender liberdade, muitos anúncios de carros parecem aprisionados pela ideia chamativa da estrada — normalmente, em um deserto. Mas a Chevrolet abriu um buraco do tamanho de uma SUV no clichê e, ao longo do percurso, contou uma história poderosa. O terreno que a marca ousou negociar era realmente pedregoso: o conflito civil envolvendo as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (as FARC) e sua história de violência na região de Caquetá, que se tornou uma área dificilmente visitada. O documentário Lost Roads desvendou hábitos naturais exuberantes e pouco conhecidos do local e explorou histórias de ex-guerrilheiros — treinados, como parte do projeto, para se tornarem guias. A parceria com o Discovery Channel garantiu as credenciais para transmitir o filme em abril de 2021 para 14 países latino-americanos, alcançando 23 milhões de pessoas.

Algumas destas campanhas estarão no Most Contagious, nosso evento anual que reúne o melhor do marketing e da criatividade no ano que passou, entregando a visão de 12 meses em cinco dias. Por lá, passam pessoas de marketing, publicidade e negócios, contando os bastidores de alguns dos melhores cases do ano — ao lado de estrategistas da Contagious, que apresentarão os movimentos emergentes mais relevantes e que devem moldar a atuação das marcas em 2022. Saiba mais aqui e se inscreva (com pagamento local e valores em Reais) falando com a gente em brasil@contagious.com.

Tradução: Ricardo Romanoff

--

--

Contagious Brasil | editorial
Contagious Brasil

Perfil do time editorial da Contagious Brasil. Publicando reflexões, análises e referências para excelência criativa e estratégica.