Most Contagious Campaigns of 2021: parte 4

Todos os anos, a equipe da Contagious analisa milhares de campanhas em busca dos melhores exemplos de criatividade comercial no mundo inteiro. Esta lista representa o que há de melhor entre os melhores — as 25 campanhas mais inovadoras, eficazes e chamativas que encontramos em 2021

Contagious Brasil | editorial
Contagious Brasil
4 min readDec 6, 2021

--

Este artigo foi originalmente publicado em inglês no nosso blog global, onde discutimos os desenvolvimentos mais relevantes em marketing e inovação. A Contagious dedica-se a ajudar marcas e agências a desenvolverem trabalhos criativos brilhantes por meio de serviços de inteligência, pesquisa estratégica e consultoria criativa. Conheça nossa plataforma global que entrega insights e inspiração para alimentar a capacidade criativa e estratégica do seu time com agilidade e profundidade. É de lá que saem estes e outros cases incríveis.

Frida Mom, Fourth Trimester (Mekanism, Nova York) /

A verdade liberta — e, no caso da Frida Mom, também contribui para o lançamento de uma linha de produtos para o cuidado dos seios. O anúncio da marca lembra o manual "dê a real", da Bodyform, mas inova em sua categoria ao se concentrar nas mães e em suas experiências pós-parto — mostrando seios e mulheres amamentando, sem constrangimentos. Cru, real e divertido, o filme se destaca em uma categoria saturada, lembrando que o cuidado e a alegria das mães são de extrema importância.

Um anúncio anterior da Frida foi rejeitado pela premiação do Oscar, em 2020, por ser muito explícito. A estreia da campanha acabou acontecendo no Globo de Ouro, garantindo que a campanha faria barulho. Em entrevista à Contagious, a diretora-executiva de criação da agência Mekanism, Laura Wimer, observou: “Se alguém desse um nome a esse momento da publicidade, provavelmente chamaria de Era 'Cut-The-Shit'. Não queremos ver alguém feliz, brincando no campo, tudo o que queremos é conexão.”

Ikea, The Trash Collection (Try, Oslo) /

Ao receber um briefing para uma campanha de sustentabilidade da Ikea, a agência Try, de Oslo, teve que encarar o elefante na sala. “A Ikea é vista como uma fabricante de móveis descartáveis”, explica Caroline Riis, criativa sênior da agência. Em vez de se esquivar dessa percepção, a agência abordou o assunto de frente com a Ikea Trash Collection: uma campanha que apresenta peças de móveis encontradas em pilhas de lixo espalhadas pela Noruega.

Concebida para mostrar às pessoas que os móveis da marca são duráveis e que vale a pena recuperá-los, a campanha reconhece o papel da Ikea na questão dos resíduos e chama a atenção para seus programas de recompra e conserto. “Muita gente deve ter ficado surpresa com a ousadia da marca em mostrar seus produtos dessa forma”, reflete Riis. “Ainda não vi comentários negativos. Os noruegueses apreciam a verdade, não gostam de anúncios americanos lustrosos e polidos.”

Financial Times, Letters to This New World (The Brooklyn Brothers, Londres) /

O Financial Times é um exemplo perfeito de por que você não deve julgar um livro (ou jornal) pela capa. Em setembro, com a publicação de Letters to This New World, o periódico lançou uma campanha global mostrando a amplitude e o rigor de seu jornalismo. Criada com a agência The Brooklyn Brothers, de Londres, a campanha se baseia numa série de cartas abertas escritas por jornalistas do FT, como Martin Wolf e Pilita Clark. Com um olhar para o passado e para o futuro, os autores abordam as grandes questões com as quais nos deparamos à medida que saímos da pandemia de covid-19.

Essa é a última fase da campanha The New Agenda, lançada há dois anos com um apelo à refundação do capitalismo. “A pandemia fez com que todos parassem para refletir sobre o que é importante na vida e como podemos nos organizar de forma diferente no futuro”, afirma Finola McDonnell, diretora de comunicações e marketing do FT. “Estamos em um ponto de inflexão, e o FT está posicionado para encorajar e liderar o debate sobre o que vem pela frente.”

Dutch Mill, Sponsor of Mom-and-Pop Shops (Wunderman Thompson, Tailândia) /

A marca tailandesa de laticínios Dutch Mill ocupa uma posição de desafiante no mercado, sem o orçamento de publicidade de concorrentes multinacionais como a Nestlé. Por isso, para impulsionar as vendas de suas bebidas lácteas, precisava fazer algo inusitado e de baixo custo. A solução foi convidar lojas de família para criarem suas próprias propagandas das bebidas combinadas com um lanche local para acompanhar. A marca usou segmentação geográfica para promover os anúncios nas proximidades dos estabelecimentos.

A campanha ajudou a impulsionar o comércio local e apoiou essas pequenas empresas na luta para se manterem vivas na pandemia. Segundo a Wunderman Thompson, como resultado da campanha, as médias de vendas dos estabelecimentos cresceram 20%, enquanto as vendas dos produtos da Dutch Mill aumentaram 200%.

The Royal Canadian Legion, The Immortal Poppy (Wunderman Thompson Toronto) /

Ainda não está claro se os NFTs (tokens não fungíveis) são o futuro ou uma moda passageira. No entanto, a Royal Canadian Legion (organização sem fins lucrativos que preta suporte a veteranos militares) encontrou uma aplicação útil para essa tecnologia baseada em blockchain. Para marcar o centenário da Papoula da Lembrança — recordação que homenageia soldados mortos em guerras — em 11 de novembro, a organização apresentou uma obra de arte digital, com a imagem de uma papoula, e um memorial de guerra criptografado com os nomes de todos os 118 mil soldados canadenses mortos na 1ª Guerra Mundial. A obra foi criada por meio de digitalização 3D de papoulas reais, colhidas nos campos belgas que inspiraram o poema In Flanders Fields, de John McCrae.

As papoulas foram vendidas numa edição limitada de 100 NFTs no mercado online OpenSea por 0,11111 ethereum (cerca de 500 dólares, na conversão da criptomoeda). Todos os rendimentos foram destinados à Royal Canadian Legion. Se a papoula digital for revendida, 10% dessa venda também irá para a organização, já que ela é a criadora desses NFTs. Até o dia 5 de novembro, a organização já tinha arrecadado 16 mil dólares.

Tradução: Ricardo Romanoff

--

--

Contagious Brasil | editorial
Contagious Brasil

Perfil do time editorial da Contagious Brasil. Publicando reflexões, análises e referências para excelência criativa e estratégica.