Most Contagious Campaigns of 2021: parte 5

Todos os anos, a equipe da Contagious analisa milhares de campanhas em busca dos melhores exemplos de criatividade comercial no mundo inteiro. Esta lista representa o que há de melhor entre os melhores — as 25 campanhas mais inovadoras, eficazes e chamativas que encontramos em 2021

Contagious Brasil | editorial
Contagious Brasil
4 min readDec 15, 2021

--

Este artigo foi originalmente publicado em inglês no nosso blog global, onde discutimos os desenvolvimentos mais relevantes em marketing e inovação. A Contagious dedica-se a ajudar marcas e agências a desenvolverem trabalhos criativos brilhantes por meio de serviços de inteligência, pesquisa estratégica e consultoria criativa. Conheça nossa plataforma global que entrega insights e inspiração para alimentar a capacidade criativa e estratégica do seu time com agilidade e profundidade. É de lá que saem estes e outros cases incríveis.

Distance, Outlaw Runners (BETC, Paris) /

Há uma certa ideia romântica associada a um bom marketing de guerrilha e um certo sentimento de pureza quando se pensa em cartazes publicitários. A campanha Outlaw Runners, da Distance, uma loja de materiais esportivos especializada em corrida, ganhou lugar na nossa lista Most Contagious porque combina as virtudes de ambos.

Depois de Paris introduzir um limite geral de velocidade de 30km/h em agosto, a Distance recrutou atletas profissionais para usarem suas peças e acessórios enquanto passavam por radares de trânsito em velocidade alta o suficiente para acionar o flash das câmeras.

A campanha, que foi criada pela BETC Paris, pegou carona na polêmica em torno das novas leis de velocidade da cidade para garantir mais de 100 peças de cobertura na imprensa, além de ter produzido imagens capazes de reter tanta atenção quanto um bom anúncio.

Ah, e a menos que você consiga correr 100m em cerca de 12 segundos, a resposta é não, você não é rápido o suficiente para disparar os radares de Paris.

Mercado Livre, Novos Beijos Icônicos (Gut, São Paulo) /

“Ser corajoso” é um dos mandamentos do Contagious para se alcançar excelência criativa na publicidade. O Mercado Livre expressou esse princípio fundamental com sensibilidade, fazendo uma releitura de beijos icônicos da história e da cultura pop com casais LGBTQIA+.

Demonstrações públicas de afeto ainda representam um risco para membros da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, onde são alvos frequentes de assédio e agressões. Como maior varejista de e-commerce do país, o Mercado Livre tinha muito a perder ao defender essa causa.

Ainda assim, a marca foi além de seu patrocínio anual à Parada do Orgulho LGBT de São Paulo para entregar um anúncio inspirador no horário nobre da televisão e em mídia externa, celebrando o progresso e a liberdade. De acordo com a agência por trás da campanha, a Gut, a campanha “Novos Beijos Icônicos” alcançou mais de 300 milhões de pessoas em apenas duas semanas, com milhares de casais replicando os beijos icônicos de forma orgânica nas redes sociais. Vale a pena ser corajoso.

Degree, Degree Inclusive (Wunderman Thompson Argentina, Buenos Aires)

Um em cada quatro adultos nos Estados Unidos é portador de algum tipo de deficiência, mas não havia nenhum desodorante no mercado desenvolvido para esse público — até a Degree (conhecida como Sure ou Rexona em outros mercados) lançar o seu mais recente produto: um desodorante criado exclusivamente para pessoas com deficiência visual e deficiência motora de membros superiores.

A marca se juntou a 200 terapeutas ocupacionais, engenheiros, consultores e pessoas com deficiência de todo o mundo para desenvolver o desodorante, que possui um design em formato de gancho para facilitar o uso com uma mão, fechos magnéticos e embalagem ergonômica. O produto não apenas se alinha com o propósito da marca de estimular todos a se moverem com confiança, como também levou um Grand Prix na categoria Innovation no Cannes Lions deste ano. o Degree Inclusive será lançado em 2022 nos EUA.

Heinz, Draw Ketchup (Rethink, Toronto) /

Apenas um pequeno punhado de produtos são universalmente reconhecíveis a ponto de qualquer pessoa conseguir desenhar sua embalagem recorrendo apenas à memória — o frasco de vidro de ketchup da Heinz é um deles. Mas e se a marca pedisse a pessoas aleatórias de cinco continentes para simplesmente desenhar “ketchup”? As pessoas desenhariam o inconfundível 57 no gargalo da garrafa Heinz, o caule de videira verde no rótulo e incluiriam até mesmo o nome da marca?

A resposta, como a Heinz descobriu, é sim, sim e sim. Cerca de 97% dos participantes que fizeram parte do experimento desenharam uma garrafa de Heinz, e Mike Dubrick, managing partner e ECD da Rethink, disse à Contagious que essas acrobacias para aumentar saliência são necessárias para que o Heinz Ketchup permaneça inconfundível: “Com certeza existe um perigo para qualquer marca icônica de acabar desaparecendo sob uma imagem de nostalgia e estamos tentando encontrar maneiras de nos mantermos relevantes.”

Mastercard, Roadside Markets (McCann Bucharest, Romênia) /

De acordo com a Organização Global do Trabalho, dois bilhões de pessoas trabalham na economia informal, ganhando dinheiro através de empregos que não são tributados nem regulamentados. A Mastercard queria fazer uma investida com esses chefes de família invisíveis na Romênia, fornecendo aos proprietários de pequenos negócios informais acesso a terminais de pagamento cashless — um grande negócio em um país onde 70% dos pagamentos são feitos com moeda física, uma das taxas mais altas do mundo.

A Mastercard fez uma parceria com o popular aplicativo de navegação por GPS Waze para criar um pin digital permanente em seu mapa com a localização desses vendedores de beira de estrada, permitindo que turistas e moradores locais possam encontrar facilmente essas lojas pouco conhecidas. Isso não apenas ajuda a Mastercard a desbloquear o acesso a novos clientes, mas também desenvolve o seu propósito de marca de buscar a inclusão financeira para todos. Isso sim, não tem preço.

--

--

Contagious Brasil | editorial
Contagious Brasil

Perfil do time editorial da Contagious Brasil. Publicando reflexões, análises e referências para excelência criativa e estratégica.