Aplicativo Meu Ônibus Fortaleza no dia a dia dos fortalezenses

José Manuel
Contexto Acadêmico
3 min readOct 8, 2019

Com uma média de 280 mil acessos por semana. A sua funcionalidade de informar ao usuário o tempo previsto para a chegada do ônibus ao ponto de parada.

Crédito: José Manuel

O aplicativo “Meu Ônibus Fortaleza” está no dia a dia de vários fortalezenses desde o ano de 2015. Com uma média de 280 mil acessos por semana e, sendo registrado 772.323 downloads do app.

Sua funcionalidade é informar ao usuário o tempo previsto para a chegada do ônibus ao ponto de parada facilitando assim a locomotividade. Como destaca Neziã Franklin, 25, que utiliza da ferramenta cotidianamente: “Torna a minha rotina mais prática, pois tenho acesso aos horários e nome de todos os ônibus que pegarei diariamente. Para mim é que posso me mover pela cidade com mais rapidez e segurança”.

O aplicativo mostra necessário em meio a correria da cidade e a redução de tempo em espera nas paradas, como pode comentar Natércia Costa, 22: “Extremamente útil, porque é um aplicativo que eu uso diariamente, pra praticamente todo ônibus que eu vou pegar. Eu só saio de casa ou do local onde eu estou depois de olhar no aplicativo se o ônibus está próximo”.

E com suas últimas atualizações que está em desenvolvimento, traz ao usuário à roteirização de viagens, à qual poderá consultar quais as melhores opções para realizar o seu deslocamento e com prévia de tempo de chegada.

Através do aplicativo também é possível receber informações e novidades, funcionando como um canal de comunicação, na qual os responsáveis pela operação do sistema enviam, por exemplo, dados de novas linhas e desvios de rota diretamente para o software.

NINA

Além de outras funcionalidades, como “NINA” que é uma ferramenta, que consiste em um botão de denúncias de assédio sexual, presente na página inicial do app, que pode ser utilizado tanto pela vítima como por alguém que tenha presenciado o assédio em paradas, terminais de ônibus ou dentro dos veículos.

Para fazer a denúncia, é necessário fornecer algumas informações, mas as principais são o número do veículo e o horário do ocorrido. Com isso, as empresas de ônibus serão acionadas para liberar imagens de câmeras no intervalo de 30 minutos antes e depois do assédio. Os denunciantes terão que fazer cadastro, com login e senha, para que os vídeos possam ser encaminhados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) à Polícia Civil no prazo de até 72 horas. Mas, para isso, é preciso que a vítima se dirija à Casa da Mulher Brasileira, para maiores de 18 anos, ou à Delegacia da Criança e do Adolescente para finalizar a denúncia.

Recarga

Para realizar a recarga do seu Bilhete Único, da Carteira de Estudante ou cartão Vale Transporte dentro do app, é preciso fazer o cadastro no aplicativo no campo “Recarga online”. O usuário deve efetuar o login e cadastrar o seu Bilhete Único ou carteira estudantil ou Vale Transporte. A recarga máxima é de R$300 e o pagamento será feito em cartão de crédito e em até cinco minutos o seu cartão Bilhete Único, Carteira de Estudante ou Vale Transporte recebe o crédito eletrônico.

Em complemento, os usuários podem enviar sugestões para a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) por meio do menu “Deixe sua opinião” no app. O usuário pode sugerir alterações, informar problemas na operação e registrar pontos de insatisfação. Os comentários e sugestões dos usuários do aplicativo são acompanhados por uma equipe e servem para incorporar melhorias tanto no aplicativo, como a inclusão de pontos de parada ou de linhas que não estavam apresentadas, quanto em relação ao sistema.

Sobre o aplicativo

A base de dados do “Meu Ônibus Fortaleza” é alimentado pela base de dados da Etufor e pelo sistema de GPS dos veículos e funciona com o uso da rede de dados de operadoras de celular. Trata-se de uma iniciativa do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), capitaneado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em parceria com a Etufor e o Sindiônibus.

--

--

José Manuel
Contexto Acadêmico

Portfolio contendo trabalhos relacionados a edição de vídeo, fotografia e produção textual.