Alana Katrine
Contexto Acadêmico
2 min readOct 9, 2019

--

Conheça o Bicicletar, o sistema de bicicletas em Fortaleza

O Bicicletar, sistema de bicicletas compartilhadas em Fortaleza, existe desde 2014, com vários objetivos. Entre eles, está o combate ao sedentarismo, reduzir o engarrafamento, incentivar também a prática de hábitos saudáveis, usar a bicicleta como transporte não poluente, entre tantos outros.

Desde então, esse projeto vem ajudando várias pessoas que querem melhorar seus hábitos e, mais, ajuda também quem não possui condições financeiras de comprar por definitivo uma bicicleta, já que, através do Bilhete Único, o uso das bicicletas é gratuito em toda a capital cearense.

Junto com todos esses benefícios, podemos citar também a melhoria na mobilidade urbana, que é prejudicada com o grande aumento de veículos, ou seja, causando a insatisfação dos cidadãos no tráfego pela cidade.

Foto: Thiago Gaspar

Hoje eu faço o trajeto da minha casa para a faculdade de bicicleta. É bem mais rápido e prático. Faz bem até para minha mente, já que eu não fico estressada com a lotação e espera dos ônibus”, conta Ednara Abreu, 21, estudante de administração pública.

O programa conta com 80 estações espalhadas pela cidade facilitando o deslocamento de todos. A retirada da bicicleta é feita através do Bicicletar, aplicativo gratuito nos smartphones, ligação para a central de atendimento e, ainda, através do cadastro do bilhete único no site oficial do projeto.

Em questão de minutos eu finalizei o cadastro do bilhete único no site, e comecei a usar no mesmo dia. Pensei que ia demorar, porque essas coisas gratuitas nem sempre funcionam bem”, completa Ednara.

Em contrapartida, a estudante de administração também fala do desrespeito dos motoristas com os ciclistas no trânsito: “Mesmo pedalando nas ciclovias e ciclofaixas, muitas das vezes os motoristas parecem que não aceitam a existência de pessoas que optam pelas bikes. Felizmente o número de ciclovias está aumentando por toda parte, é bom ver isso acontecendo”.

Segundo o prefeito da cidade, Roberto Cláudio, em uma entrevista coletiva dada em março deste ano para o site oficial da prefeitura, o plano é aumentar ainda mais a quantidade de estações. O número que é de 80 estações, passaria então a ser 210. Um aumento significativo na cidade.

Além de aumentar o número de estações, outras novidades também estão nos planos do gestor para a melhoria do programa. Aumento de 12 vagas de bicicletas para 20, câmeras para monitoramento e alarme sonoros. Além, claro, de mais quilômetros de ciclovias em toda a capital para atender melhor os ciclistas.

--

--